sexta-feira, 16 de novembro de 2012

'A SAGA CREPÚSCULO - AMANHECER PARTE 2': DECEPCIONANTE FINAL DA SAGA, EMBALADA POR EFEITOS RUINS


Sou de um tempo em que filmes de vampiro tinham "pegada": o chupador de sangue caia matando com tudo em cima da mocinha e o "créu" acontecia logo na primeira cena.

É por isso que eu nunca entendi essa vampirada e outros seres da noite politicamente corretos da Saga Crepúsculo, onde todos são muito bunitinhos, mas sem sal nenhum e sem pegada nenhuma.

Imagens dessa postagem: Divulgação - Paris Filmes
Edward e Bella: casal mais sem sal de todos os tempos

É um blá-blá-blá, uma encheção de linguiça em absolutamente todos os filmes da saga, apesar das bilheterias estrondosas e da transformação dos protagonistas, Kristen Stewart - a Bella, Robert Pattinson - o vampiro Edward - e o lobisomen Jacob - Taylor Lautner, em astros de Hollywood.

Pior: as moçoilas arrastaram seus namorados e maridos para assistirem a toda a saga, e eles, bonzinhos, vão - o que, em vez de um ingresso vendido, resulta em dois - daí a bilheteria enorme.

Finalmente, essa bobagem - uma das maiores do cinema moderno,  chega ao fim e quem não viu os demais filmes da saga "Crepúsculo"  já entra boiando em "Amanhecer - Parte 2", com Bella, finalmente transformada em vampira e com um bebê no colo - sua filha com Edward.

Bella, Renesmee, Edward e Jacob, em cena do filme: trio sem sal agora virou quarteto sem sal

Essa criança muito estranha, chamada Renesmee - primeiro um ser feito por computação gráfica e depois interpretado pela atriz mirim Mackenzie Foy, ruim de dar dó - é o que move a trama do último capítulo da saga.

Inimigos da tchurma de Bella e Edward, os Volturi acreditam que Renesmee é uma ameaça à existência deles, e partem para uma batalha final com os vampiros e lobisomens do bem - e nada, absolutamente nada além disso acontece na história.

Mais um desfecho que se pretendia apoteótico do que uma continuação da trama, o último episódio da saga deve agradar somente aos fãs, com cenas de Bella assumindo as forças e poderes dos vampiros e sua primeira transa pra valer com Edward - a melhor cena do filme.

Agora vampira, Bella levanta pedras enormes, caça um leopardo com os próprios dentes e descobre o dom de proteger quem está à sua volta com uma espécie de campo de força - chupado evidentemente dos poderes da Mulher Invisível do Quarteto Fantástico.

Bella como vampira: poderes copiados da Mulher Invisível do Quarteto Fantástico

Depois de bons efeitos especiais que vimos nos filmes já exibidos em 2012, aqui eles continuam absolutamente toscos, com lobisomens mais falsos que notas de R$3 e que destoam do resto dos personagens.

Por falarmos em lobisomens, Jacob se apaixona pela criança, o que torna tudo ainda mais falso - já que não dá mais pra pegar a mãe, agora vai a filha mesmo.

Também rolam muitas cabeças na batalha final - a decapitação aqui é o único meio de matar um vampiro - o resultado visual fica muito aquém da fúria dos seres mutantes e essa falta de atrevimento narrativo só ratifica a saga Crepúsculo como uma das mais caretas de todos os tempos.

O diretor Bill Condon dirige tudo e todos absolutamente no automático, sem criatividade nenhuma - e se não fosse por Kristen Stewart, teríamos de falar também que ninguém do elenco interpreta realmente.

Se a saga começou reproduzindo bem a série de livros melados de Stephenie Meyer - que em pleno século 21 conseguiu tornar-se sucesso de vendas bebendo da fonte do Romantismo, movimento literário de surgiu na Europa da pós-Revolução Francesa - aqui, a receita desandou de vez.

Só vá ver se sua mina te arrastar para o cinema.

Confira o trailer do filme:

*****
'A SAGA CREPÚSCULO: AMANHECER - PARTE 2'
Título Original:
The Twilight Saga: Breaking Dawn - Part 2
Diretor:
Bill Condon
Elenco:
Kristen Stewart, Dakota Fanning, Robert Pattinson, Taylor Lautner, Anna Kendrick, Michael Sheen, Ashley Greene, Maggie Grace, Nikki Reed, Kellan Lutz, Jackson Rathbone, Cameron Bright
Produção:
Wyck Godfrey, Stephenie Meyer, Karen Rosenfelt
Roteiro:
Melissa Rosenberg
Fotografia:
Guillermo Navarro
Trilha Sonora:
Carter Burwell
Duração:
117 min.
Ano:
2012
País:
EUA
Gênero:
Drama de Ação
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Paris Filmes
Estúdio:
Summit Entertainment
Classificação:
14 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário