"Rio" é mais uma animação acima da média do diretor brasileiro Carlos Saldanha, conhecido mundialmente pela saga "A Era do Gelo".
A animação, que finalmente chegou hoje às telonas brasileiras, pega carona na atenção mundial que a cidade maravilhosa está tendo nesse momento - por ser, nos próximos anos, sede da Copa do Mundo de Futebol e das Olimpíadas de Verão - para fazer um discurso ecológico, contar uma história de amor entre duas ararinhas azuis ,e ser um cartão postal atualizado do Rio de Janeiro com apelo mundial.
A Fox Film do Brasil anunciou que a animação será o maior lançamento da história do país - serão distribuídas cerca de mil cópias do longa por todo o Brasil - o filme que detinha o recorde de maior número de cópias era "A Saga Crepúsculo: Eclipse", que contabilizou um total de 692.
Tendo a pretensão de agradar crianças e adultos, o filme conta com um elenco de dubladores da primeira linha: como protagonistas, traz a atual "namoradinha de Hollywood" Anne Hathaway e Jesse Eisenberg, indicado ao Oscar por seu papel em "A Rede Social" - também estão no filme Rodrigo Santoro, Jamie Foxx, Leslie Mann, além de Sérgio Mendes, Carlinhos Brown e Will.i.am, do Black Eyed Peas, que fizeram a muito boa trilha sonora.
Visualmente, a animação é impressionante: as recriações em 3D da paisagem carioca são de tirar o fôlego, assim como as cenas de Carnaval na Sapucaí, tudo com uma riqueza de detalhes e bom gosto inéditos para o gênero - e o fato incomum de retratarem uma cidade brasileira, da qual a maioria dos brasileiros gostam, causam uma estranheza muito boa de se sentir.
Saldanha lida com os clichês de brasilidade - samba, Carnaval, sensualidade etc -, presentes na medida do bom humor, e, felizmente, não há nada no filme que nos lembre da avalanche de clichês dos filmes "Alô Amigos" (1942) - com Zé Carioca - e "Os Três Cavaleiros" (1944) da Disney, e só isso já é uma grande qualidade.
Impressionante também é o realismo da movimentação dos animais e suas texturas, de penas, pelos, pele e até baba, e quem já viu uma arara de perto, sabe que elas tem mesmo aquele andar sacolejante - um detalhe importante, já que o protagonista Blu passa metade do filme no chão, sem saber voar.
As ararinhas Blu - Eisenberg - e Jade - Hathaway - esbanjam carisma, mesmo que as situações entre os dois sejam previsíveis.
O paralelo entre o romance dos dois e o envolvimento entre Túlio - Santoro - e Linda - Mann -, os protagonistas humanos do filme, é muito forçado, e fica fácil saber o que a história - sem reviravoltas ou mudanças de rumo reais - mostrará.
A trilha sonora talvez seja o quesito do filme em que os clichês de brasilidade mais pesaram, exceto à canção do vilão, Nigel - Jemaine Clement, que nos traz um clima de cabaré decadente - mas o resultado na telona fica muito bom.
A Fox vem gastando uma bela grana na divulgação: Blu foi destaque no último carnaval - desfilou em duas escolas de samba e entregou as chaves da cidade ao rei Momo - e os atores/dubladores estiveram presentes por vários dias na cidade para a premiére mundial.
Jesse Eisenberg, Bebel Gilberto, Jamie Foxx, Rodrigo Santoro, Carlinhos Brown, Anne Hathaway, Sérgio Mendes,Taio Cruz, Will.i.am e o diretor Carlos Saldanha
Se "Rio" é um belo cartão postal animado da Cidade Maravilhosa,cabe agora às suas autoridades e aos seus habitantes usarem toda essa mídia favorável que o filme trará, para fazerem Olimpíada e Copa do Mundo inesquecíveis - mesmo com o trágico acontecimento de ontem na cidade, que abalou toda a nação, dos mais humildes à presidenta.
Confira um clipe musical do filme:
*****
Título original: Rio
Diretor: Carlos Saldanha
Produção e Distribuição: Fox Film
Vozes:
Anne Hathaway
Jesse Eisenberg
Jemaine Clement
Hal Holbrook
Leslie Mann
Tracy Morgan
Will.I.Am
George Lopez
Rodrigo Santoro
Jamie Foxx
Gênero: Animação, Aventura, Comédia
Duração: Inacreditáveis 96 min.
Ano: 2011
Data da Estreia: 08/04/2011
Cor: Colorido
Classificação: Livre para todos os públicos
País: EUA
Nenhum comentário:
Postar um comentário