Um artista de estilo próprio que fala sobre o mundo.
É assim que a crítica se refere a José Leonilson (1957-1993), que ganha a maior exposição dedicada à sua obra, no Itaú Cultural.
Na mostra "Sob o Peso dos Meus Amores" - título que faz referência a um de seus trabalhos - o público poderá conferir mais de 300 peças criadas durante seu curto período de vida - ele morreu aos 36 anos, vítima da Aids.
"Leonilson era discípulo de um ideal romântico malogrado", descreve a crítica de arte Lisette Lagnado no livro "São Tantas as Verdades", referência sobre o cearense.
Rômulo Fualdini - Divulgação
"Os Pensamentos do Coração", obra que está na mostra
Esse romantismo é retratado em desenhos, pinturas, bordados, esculturas e instalações que expressam os dramas e as angústias do homem contemporâneo, reunidos pelos curadores Ricardo Resende e Bitu Cassundé.
"Leonilson tem uma importância singular ao trazer novas questões para a arte naquele momento 'anos 1980'", afirmam os curadores.
"Entre elas, a autorreferência, a fatura artesanal, uma pintura tosca, que não se preocupa com formalidades, mas tem muita emoção no gesto de pintar", dizem eles.
*****
Onde: Itaú Cultural
Endereço: Av.Paulista, 149
Tel: 2168.1777
Dias e Horários: terça a sexta, das 9 às 20h. - sábados e domingos, das 11 às 20h.
Acesso para deficientes: sim
Ar Condicionado: sim
Quanto: Grátis
Classificação: Livre
Até: 29 de maio
O KLAU FOI E GOSTOU!
Nenhum comentário:
Postar um comentário