sexta-feira, 29 de abril de 2011

EM "ÁGUA PARA ELEFANTES", REESE WHITERSPOON E ROBERT PATTINSON PERDEM FEIO PARA O -ENORME- TALENTO DE ROSIE, A ELEFANTA

Baseado no best-seller homônimo de Sara Gruen,com roteiro escrito por Richard LaGravenese e dirigido por Francis Lawrence - de "Eu Sou a Lenda", "Constantine" e vídeos de Jennifer Lopez e Britney Spears - "Água para Elefantes" tem a vontade de ser um cinemão à moda antiga.
Aqui, tudo é arrumadinho demais: as imagens, a narrativa - onde não se vê um pentelho fora do lugar - com personagens mais rasos que um pires, tentando contar uma história de amor previsível e sonolenta.

Justamente por isso, sobra para uma elefanta gigantesca, Rosie, brilhar em cena, engolindo fácil os protagonistas Robert Pattinson e Reese Whiterspoon, um casal sem química nenhuma.

A trama é narrada por Jacob - Pattinson -, décadas após ter largado a escola de medicina veterinária depois da morte dos pais, entrando em um trem e logo descobrindo que ele transporta um circo.

Nessas cenas, Jacob é interpretado pelo veterano Hal Holbrook, mas nos flashbacks, ou seja, na maior parte do filme, Jacob é Pattinson, ator sofrível, tentando livrar-se do estigma do vampiro de "Crepúsculo", num desempenho digno das famosas "aulas de interpretação" de Alberto Roberto, ator canastrão interpretado magistralmente por Chico Anysio - toda vez que eu vejo um ator péssimo assim, lembro imediatamente do Alberto Roberto.

Divulgação/Fox FilmO verdadeiro casal de protagonistas do filme é Pattinson e Rosie

No circo, Jacob ganha a confiança do dono, August - Christopher Waltz, de "Bastardos Inglórios", o vilão da vez de Hollywood - , e se apaixona pela mulher dele, Marlena - Whiterspoon -, a grande estrela da companhia, amazona cujo maior talento é montar seu cavalo sem sela.

A amizade entre Jacob e Rosie é mais forte e mais interessante do que o romance, especialmente porque Pattinson tem mais química com a elefanta do que com a atriz, que interpreta no piloto automático, sem muitas nuances.

O diretor nem se dá conta disso, e conduz a narrativa entre o trabalho no circo e a morna paixão dos protagonistas, e nem Waltz, ator acima da média, é capaz de transpor as limitações da sua personagem ou da direção.

Centrada na época da Grande Depressão, a trama garante uma direção de arte muito boa - do veterano Jack Fisk - que foi capaz de criar um circo, cujo colorido e brilho nem sempre escondem a melancolia dos tempos de dificuldade financeira, mas nada disso consegue compensar os acontecimentos mal explicados do filme, como seu clímax envolvendo uma fuga em massa.

Divulgação/Fox FilmRobert Pattinson e Reese Witherspoon: casal sem química

A narração soporífera na voz de Pattinson para contar a história como merece transformam "Água para Elefantes" num passatempo sem charme ou interesse, e
Lawrence podia ter transformado Rosie no centro da trama - aproveitando assim o carisma do animal.

Mesmo assim, a elefanta dá de dez a zero no casal de protagonistas, e é a melhor coisa do filme, que deve fazer sucesso com a criançada.

Confira o trailer do filme:


*****
"ÁGUA PARA ELEFANTES"
Diretor:
Francis Lawrence
Elenco:
Robert Pattinson
Reese Witherspoon
Christoph Waltz
Mark Povinelli
Stephen Taylor
E.E. Bell
Produção: Gil Netter, Erwin Stoff, Andrew R. Tennenbaum
Roteiro: Richard LaGravenese , baseado na obra de Sara Gruen
Fotografia: Rodrigo Prieto
Trilha Sonora: James Newton Howard
Duração: 121 min, muito bons para dormir
Ano: 2011
País: EUA
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Fox Film
Estúdio: Fox 2000 Pictures/Flashpoint Entertainment
Classificação: 14 anos
COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário