sábado, 10 de junho de 2017

R.I.P. - ADAM WEST, THE BEST BATMAN

<>
O maior ídolo da minha vida morreu ontem, aos 88 anos
<>

Foi aguardando uma alegria - a estreia de Maju Coutinho na bancada do 'Jornal Hoje' neste sábado - que recebi a notícia da morte de Mr. West.

Era assim que eu o chamava comentando suas divertidas postagens no seu perfil do Facebook - que aliás, ele sempre respondia.

Difícil vermos outra lenda, outro ícone maior da cultura pop, tratar tão bem os seus fãs.

E West não tinha só fãs quase sessentões como eu, que acompanharam a batssérie quando crianças.

Não.

Meu sobrinho tem 14 e é fanzaço.

Crianças pequenas ficam encantadas com o Batman colorido e lúdico que West encarnou em 120 episódios da série que durou três temporadas, de 1966 a 1968 e foi responsável pela primeira 'Bat Mania' mundial.

Cartaz do longa para o cinema, de 1966 - Fox
Recentemente,  em entrevista ao ComicBook.com, a lenda, disse que sua meta era conseguir o papel de Thomas Wayne, pai de Bruce (Ben Affleck) no novo longa solo do morcego, 'The Batman'.

Teve um único papel de protagonista, mas nunca parou de trabalhar - e queria continuar trabalhando, quase nonagenário, não fosse a leucemia, que o matou, depois de uma longa batalha, nessa sexta (9) -  escreveram seus familiares no seu perfil do Facebook.


"Nosso amado AW faleceu ontem à noite. Ele era o melhor. Vamos sentir sua falta loucamente, sabemos que vocês também":

Nascido William West Anderson em Walla Walla, pequena cidade ao lado de Seattle, no dia 19 de setembro de 1928, o ator e dublador norte-americano estreou na carreira artística em 1957, no filme 'Voodoo Island'.

Participou de inúmeros seriados - como 'Bat Masterson' e Gunsmoke' - e de filmes - 'Robinson Crusoé em Marte' e outro, com os três Patetas.

Resultado de imagem para adam west robinson crusoe mars
Em cena de 'Robincon Crusoé em Marte' 1961 - Divulgação
Com a primeira mulher, viajou por todo o mundo, até que parou no Havaí para estrelar um programa infantil chamado 'The Kini Popo Show in Hawaii', onde  também contracenava com um macaco.

Se a primeira mulher o deixou, ele logo se casou com a segunda e começou a fazer comerciais, insistindo na carreira de ator e já com 37 anos.

Enquanto isso, em Hollywood, um produtor da Fox, chamado William Dozier, sonhou por anos fazer uma nova série do Batman - o personagem já tinha tido duas, pelo extinto estúdio Republic em 1942 e pela Columbia, em 1949.

Quando o estúdio topou, ele se cercou de gente competente, como o roteirista Lorenzo Semple Jr e começou a falar sobre o projeto com astros e estrelas de Hollywood, que apareceriam como os 'vilões especialmente convidados' da série.

Mas para o protagonista, Dozier queria alguém que não fosse famoso - e até já tinha escolhido Lyle Waggoner para ser Bruce/Batman.

Até que topou com um comercial da Nestlé, onde Adam West interpretava James Bond.

Veja:

Waggoner foi dispensado e só seria sucesso em séries como o Steve Trevor de 'Mulher-Maravilha', dez anos depois.

E West, um ator  sofrível mas com um carisma gigante, ganhou o papel e virou uma das maiores lendas do pop de todos os tempos.

Confira as chamadas:

Em um especial da TV americana, Dozier, West e Burt Ward, o Robin, falaram sobre a série.

O vídeo mostra também os 'screen tests' da dupla:

A série foi ao ar pela ABC de 1966 a 1968 e foi um estrondoso sucesso - primeiro nos EUA, depois mundo afora, apresentada pelo longa para o cinema 'Batman' (1966), aquele em que quatro dos melhores vilões se unem.

No Brasil, a série chegou logo depois, pela TV Paulista, canal 5 - atual Globo SP.

Eu, que na época tinha seis anos, fiquei absolutamente encantado, como mais encantado fiquei quando o longa chegou aos cinemas.

A TV brasileira ainda era em preto & branco e o longa, coloridíssimo, arrebatou-nos aos milhões.

Já maiorzinho, com 11, 12 anos, vivia rondando lojas de móveis só para ver as reprises da batssérie nas enormes e então inéditas televisões coloridas.

O Omelete TV fez em fevereiro de 2016 um especial, quando a batssérie completou 50 anos:

Toda uma geração aguardou ansiosamente que a batssérie fosse lançada e home vídeo, mas uma briga idiota entre a Fox - que a produziu - e a Warner - que detém os direitos dos personagens - deixava esse sonho distante.

O longa para o cinema, que era só da Fox, foi lançado, mas ainda era pouco.

O trailer do longa:

West, já idoso, reclamava em seguidas entrevistas que gostaria de ver a série em home vídeo enquanto estivesse vivo.

Finalmente, os estúdios se entenderam e a batssérie foi lançada em DVD/blu-ray, no começo de 2014.

Na Comic Con de San Diego daquele ano, West, ao lado de Burt Ward (o Robin) e de Julie Newmar (a Mulher-Gato) apareceu esfuziante e sorridente para o lançamento oficial, relembrando os bastidores da série.

Na ocasião, sempre brincalhão, disse que suas pernas teriam sido o segredo para o sucesso do programa.

Depois, em um momento mais sério, complementou dizendo que "tínhamos a moralidade, o tom de aventura, o POW, o SOC e o elemento satírico que divertia as pessoas à época".

Sobre o início do seriado, o ator lembrou que o uniforme do Homem-Morcego quase foi preenchido por outra pessoa, pois os produtores achavam que ele era cômico demais para o papel.

"Nosso programa era uma comédia para os adultos e aventuresco para as crianças. Nunca fomos para o grotesco", completou.

West também contou que a série era uma grande aposta, pois era a mais cara daquela época, por ser colorida, com muitos efeitos especiais e com dois episódios semanais.

"Tínhamos 14 horas de trabalho por dia", relembra.

"Nós sabíamos desde o começo que estávamos fazendo algo muito especial. A primeira vez que me dei conta que tudo estava indo bem foi quando saí da minha casa em Malibu para comprar comida e cerveja e a mulher do restaurante ficava acelerando: daqui a pouco vai começar o programa do Batman na TV", disse.

Relembre o painel da Comic Con:

West também trabalhou como dublador, incluindo papéis nas animações 'Padrinhos Mágicos' e o mais famoso deles - em  'Uma Família da Pesada' (Family Guy), onde vivia o prefeito de Quahog, que não por acaso, se chama... Adam West!

Confira os melhores momentos do prefeito:

Também fez participações em 'Os Simpsons' e 'Robot Chicken' e em 1994 lançou uma autobiografia, chamada 'De Volta à Bat-Caverna', mesmo nome de um especial para a TV onde ele, Burt Ward, Julie Newmar e Frank Goshin, o Charada, relembravam os bastidores das filmagens da batssérie.

Confira o especial na íntegra:

No ano passado, West fez uma inspirada e divertida aparição em 'The Big Bang Theory', a comédia de maior audiência da atual TV americana.

O episódio 19 da décima temporada foi também o de número 200 da série, que contou com muitas participações especiais - entre elas, West.

O Batman da cult série participou de cenas hilárias - a maioria, claro, envolvendo sua posição no ranking dos 'melhores intérpretes de Batman de todos os tempos".

E ele foi show.

Confira:

Teve também o elenco comemorando o episódio e cenas de bastidores.

Assista:

O elenco da comédia, atualmente o mais bem pago da TV americana, tietou a lenda e publicou várias fotos com West nas redes sociais.

Veja:




No ano passado, West retornou ao Universo Batman - novamente interpretando Bruce Wayne - na animação 'Batman: O Retorno da Dupla Dinâmica' e que traz, além dele, as vozes do Robin Burt Ward e da Mulher-Gato Julie Newmar.

O DVD da animação - Warner Animation
O resultado da recriação animada da batssérie foi tão bom que a Warner Animation já produzia outras animações na sequência - a próxima,  que West já tinha colocado a voz e será lançada ainda esse ano, terá outra lenda das séries sessentistas, William Shatner, o Capitão Kirk de 'Jornada nas Estrelas', fazendo a voz do vilão Duas-Caras.

West continuou esse tempo todo participando de convenções com fãs por todo os EUA e Canadá - as últimas fotos que ele postou nos seus perfis do Face e Twitter, em 28 de abril último, o mostravam como ele sempre gostava de aparecer, ao lado de um entusiasmado e feliz fã seu.


"Com o Woz no San Jose Comic Con no fim de semana passado. Grande participação. Gostei de conhecer todos!" - ele escreveu.

Adam West nunca ganhou uma mísera homenagem nos filmes do Batman.

Nunca foi chamado para uma aparição, uma ponta sequer.

E ele se sentia magoado com isso.

Ficou triste ao não ser lembrado nos longas do herói feitos por Tim Burton, por exemplo.

Imagino que tenha acontecido o mesmo nas produções mais recentes.

A única vez em que foi lembrado, e com reverência, foi no recente 'Lego Batman', onde há até uma cena tirada do seriado dos anos 60 - a famosa batusi, a bat dança sem noção que ele já cometeu logo no primeiro episódio da série.

Confira a cena na íntegra:

Seja como for, Adam é e sempre será 'O Batman' para um monte de gente.

Ainda bem que ele sempre soube que representou um marco na cultura pop mundial, um sujeito que definiu para muita gente o que era se aventurar no mundo dos super-heróis e que desencadeou boa parte do boom dos personagens de quadrinhos em que vivemos hoje.

E ainda bem que com as vendas dos home-vídeos da batssérie, da animação e dos novos bonecos e brinquedos que eles geraram, ele finalmente pode ganhar um bom dinheiro com o personagem que imortalizou.

West na Comic Con de 2014, feliz da vida ao finalmente poder lançar o home vídeo da batssérie - THR

Um salve para Mr. West.

Adam era casado com Marcelle desde 1972.

O ator deixa seis filhos, quatro netos e dois bisnetos.


Hoje, o anúncio da morte de Adam West fez com que muitos usassem as redes sociais para manifestar seu amor pelo eterno Batman da série de TV.

Neil Gaiman: 
"Descanse em paz Adam West. Nós nos encontramos uma vez em 1987 e eu estava muito envergonhado e era muito tolamente "cool" para dizer o que você significou para a minha infância"

Edgar Wright: 
"Adeus, Adam West. Você era o MEU Batman. Era um ator tão engraçado, legal e carismático. Amava a série quando era pequeno, ainda amo a série agora. POW!"

Kevin Smith:
 "(...) o homem cujo retrato da justiça mascarada me fez querer ser uma boa pessoa quando era garoto. O Batman de Adam West foi meu primeiro Batman aos 4 anos. Sua atuação era considerada exagerada por muitos, mas para mim é assim que os verdadeiros heróis falam. Um amor eterno pelo personagem começou com a interpretação do Sr. West do ele chamou, 'Cavaleiro Iluminado', ao invés de 'Cavaleiro dos Trevas'. (...) Ele era feito de puro amor e alegria. Ele permaneceu sendo meu herói mesmo na vida adulta, sendo também um modelo de como interagir com os fãs. Adam amava seus fãs (...)"

Mark Hamill: 
"Adam West era um ator maravilhoso e muito gentil. Tenho muita sorte de ter trabalhado com ele e ter dito o que ele siginificava para mim e milhões de fãs"

Robin Lord Taylor (o Pinguim de Gotham): 
"A cidade de Gotham perdeu uma lenda. Adam West era tão gracioso e amável em pessoa como você esperaria"

James Gunn: 
"Apesar de não falar muito sobre isso, antes que eu pudesse ler, VOCÊ era o motivo pelo qual me apaixonei por super-heróis e por narrativas de super-heróis. Obrigado"

Seth MacFarlane:
 "Family Guy perdeu seu prefeito e eu perdi um amigo. Era uma alegria trabalhar com Adam West, o tipo de cara que você sempre quer estar perto. A sua positividade, bondade e senso de diversão eram inegáveis e era sempre uma sacudida do melhor tipo de energia quando ele entrava para gravar o programa. Ele conhecia comédia e conhecia a humanidade. Tive muito mais do que sorte ao ter o privilégio de travalhar com ele e sentiremos profundamente a sua falta. Obrigado do fundo do meu coração por tudo o que você deu, Sr. Prefeito. Você é insubstituível"


Ben Affleck, o mais recente ator a vestir o uniforme do Batman nos cinemas, prestou sua homenagem:
“Adam West exemplificava o heroísmo. Gentil, engraçado e um grande cara em geral. Obrigado por mostrar a todos nós como se faz”, escreveu o ator em seu Twitter.

Outro Batman do cinema, Val Kilmer escreveu:
"Ah, querido Adam West. Ele sempre foi tão gentil quando nos encontramos. Um verdadeiro gentleman. Uma vez, quando eu era criança, nos encontramos em frente ao Batmóvel. Eu entrei”.

A estrela de 'The Big Bang Theory', Kaley Cuoco, escreveu:
“Tão triste ao ouvir sobre o falecimento de Adam West. Ainda não posso acreditar que ele trabalho conosco em nosso episódio de número 200. Ele era tão legal como eu imaginei que fosse…”

O produtor das séries da DC no canal The CW, Greg Berlanti escreveu:
“Senhor West, obrigado por todas as tardes que você ajudou a mim e a outras garotos dos anos 70 a sonhar com a diversão de ser um herói. RIP, bom senhor.”

Finalmente, agora à noite, Burt Ward, que estrelou a batssérie ao lado de Adam West como Dick Grayson/Robin, falou sobre a morte do amigo em um comunicado:
"Estou devastado pela morte de um dos meus amigos mais queridos. Adam e eu tivemos uma amizade especial por mais de 50 anos. Compartilhamos alguns dos momentos mais divertidos das nossas vidas. Nossas famílias têm profundo amor e respeito uma pela outra. Essa é uma perda terrível e inesperada do meu amigo de longa data. Sentirei sua falta para sempre. Há diversos ótimos atores que interpretaram Batman em filmes. Aos meus olhos só existe um verdadeiro Batman e esse sempre será Adam West. Ele era mesmo o Cavaleiro Iluminado".

Por fim, Julie Newmar, a primeira Mulher-Gato da série de TV, e uma das únicas do elenco original ainda viva, também se manifestou:
"Exemplar, um rei até o fim. Ele era brilhante, espirituoso e divertido para trabalhar. Vou sentir sua falta no mundo físico e saboreá-lo sempre no mundo da imaginação e da criatividade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário