quinta-feira, 2 de março de 2017

'UM LIMITE ENTRE NÓS': TEATRO FILMADO E CANSATIVO, COM GRANDES DESEMPENHOS DE DENZEL WASHINGTON E VIOLA DAVIS

SINOPSE:

Anos 1950.

Troy Maxson (Denzel Washington) tem 53 anos e mora com a esposa, Rose (Viola Davis), e o filho mais novo, Cory (Jovan Adepo).

Ele trabalha recolhendo lixo das ruas e batalha na empresa para que consiga migrar para o posto de motorista do caminhão de lixo.

Troy sente um profundo rancor por não ter conseguido se tornar jogador profissional de baseball, devido à cor de sua pele, e por causa disto não quer que o filho siga como esportista.

Isto faz com que o jovem bata de frente com o pai, já que um recrutador está prestes a ser enviado para observá-lo em jogos de futebol americano.

CRÍTICA:

'Fences', de autoria de de August Wilson, é uma peça de teatro sensacional - tanto, que foi ganhadora do Pulitzer.

Sua trama fala sobre um homem negro enfrentando as dificuldades de viver nos EUA dos anos 50 e que ao mesmo tempo, precisa lidar com as consequências de decisões relacionadas à sua família, enquanto tenta mostrar seu valor a todos ao seu redor, sem nunca deixar o orgulho de lado.

'Fences' virou filme por conta da persistência de Denzel Washington, que viveu o protagonista Troy Maxson na peça da Broadway e que aqui, além de também protagonizar, atuou como diretor e produtor.

Melhor: conseguiu que o autor da peça, August Wilson, adaptasse seu texto em roteiro cinematográfico - que concorreu ao Oscar, por sinal.

Um Limite Entre Nós : Foto Denzel Washington
Denzel Whashington protagoniza, produz e dirige o longa - fotos dessa postagem: Divulgação: Paramount Pictures do Brasil
Assim, 'Um Limite Entre Nós', em exibição em 52 salas em todo o Brasil, é um filme repleto de poderosos diálogos e monólogos, basicamente uma peça filmada, que não aproveita as ferramentas que o cinema disponibiliza para proporcionar uma visão maior da história e acaba presa ao formato teatral.

Se é uma boa forma de levar o texto a mais pessoas do que no teatro, é impossível não sentir que o material poderia render ainda mais e assim, sua estrutura se mostra desinteressante.

Essa falta de variedade de cenários e situações e a necessidade de manter o formato original da peça faz o filme ser frustrante para o espectador de cinema, especialmente quando Troy Maxson começa um novo monólogo no mesmo quintal onde já fez outros monólogos, sempre com a câmera fixa.

Um Limite Entre Nós : Foto Viola Davis
Viola Davis rouba a cena como Rose
Se o texto é incrível, nem sempre é suficiente para manter os espectadores de cinema interessados.

Só que quem conseguir relaxar e se desvencilhar desse estranhamento inicial verá que as atuações compensam.

Washington é intimidador como Troy, um homem duro e egoísta que fez algumas escolhas erradas na vida e não valoriza sua família como deveria, além de se levar a sério demais.

O ator está excepcional e faz de tudo para seus longos monólogos parecerem credíveis.

Um Limite Entre Nós : Foto Jovan Adepo
Cory (Jovan Adepo) é o filho mais novo do casal
Só que o filme ainda tem Viola Davis, que rouba a cena como esposa de Troy, Rose, como a personagem mais balanceada da obra, capaz de se impor diante do protagonista, sem perder a doçura, mas capaz de lutar pela sua própria liberdade diante do marido opressor, mesmo nos momentos de maior desespero ou tristeza.

Viola está incrível no papel e mereceu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante - apesar de merecer ter sido indicada a Atriz principal.

Apesar das grandes atuações, existem momentos no filme que não funcionam tão bem quanto no teatro e a necessidade de se manter fiel à peça faz do filme uma produção limitada e formal demais.

O longa é uma ótima maneira de conhecer um texto magnífico com ótimos atores, mas é um filme que nunca atinge seu verdadeiro potencial na telona.

Mas vale uma ida ao cinema.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'UM LIMITE ENTRE NÓS'
Título Original:
FENCES
Gênero:
Drama
Direção:
Denzel Washington
Roteiro:
August Wilson
Elenco:
Benjamin Donlow, Cara Clark, Cecily Lewis, Chris McCail, Christopher Mele, Denzel Washington, Dontez James, Joe Fishel, John W. Iwanonkiw, Joshua Tronoski, Jovan Adepo, Kristie Galloway, Mark Falvo, Mykelti Williamson, Russell Hornsby, Saniyya Sidney, Stephen Henderson, Toussaint Raphael Abessolo, Tra'Waan Coles, Viola Davis
Produção:
Denzel Washington, Scott Rudin, Todd Black
Fotografia:
Charlotte Bruus Christensen
Montador:
Hughes Winborne
Duração:
139 min.
Ano:
2016
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
02/03/2017 (Brasil)
Distribuidora:
Paramount Pictures
Estúdio:
MACRO / Scott Rudin Productions
Classificação:
14 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário