quarta-feira, 22 de março de 2017

NO BRASIL, SHYAMALAN CONFIRMA SEQUÊNCIA DE 'FRAGMENTADO' E DIZ QUE "MUNDO SE TORNOU SOMBRIO"

<>
Depois de vários deslizes, finalmente diretor de 'O Sexto Sentido ' emplacou outro sucesso de público e crítica
<>

É impossível falar de thrillers psicológicos e suspenses sem citar M. Night Shyamalan, cabeça pensante por trás de filmes como 'O Sexto Sentido', 'Sinais' e 'Corpo Fechado'.

O cineasta, que bebe da fonte de nomes como David Lynch e Stanley Kubrick, sabe muito bem como criar um clima de tensão que prende o espectador do começo ao fim.

Apesar da filmografia consagrada, Shyamalan acabou dando algumas "pisadas" na bola recentes com o insosso 'Depois Da Terra' e o fraco 'Fim Dos Tempos'.

Entretanto, seu mais novo trabalho surge como uma forma de redenção e entrega ao espectador aquilo que sempre esperamos de um diretor de seu calibre.

Na tarde desta terça (21), Shyamalan se reuniu com os jornalistas brasileiros para promover 'Fragmentado', thriller psicológico estrelado por James McAvoy e que deu o que falar nos EUA, ficando a liderança da bilheteria por algumas semanas.

Relembre o trailer:


A Ideia

O cineasta começa explicado o que o levou a fazer um filme sobre o Transtorno Dissociativo de Identidade:

"Eu sempre fui fascinado por essa desordem. Então, quando decidi fazer o filme, acompanhei a minha esposa em algumas de suas aulas de psicologia, além de conversar com alguns profissionais da área. Eu nunca revelei que a minha intenção era o filme, mas eu fazia algumas perguntas como 'e se tal coisa acontecer com alguém que sofre desse transtorno, como ele reagiria?'. As coisas mostradas no filme são reais. A forma como o corpo reage em conjunto com a mente, fazendo o indivíduo sentir os efeitos daquilo que ele acredita ser ou ter. É o mesmo que ocorre com o efeito Placebo. Pode parecer ficção, mas não é. Diria que 90% do que é mostrado no filme é verídico".

À princípio, 'Fragmentado' parece um filme de terror, mas no decorrer dos acontecimentos, o filme envolve e flerta com o suspense e outros gêneros.

Shyamalan conta que isso é intencional:

"O filme começa de uma forma, mas depois muda para um thriller psicológico. No final, ainda ganha outro sentido. Com esse desfecho eu queria mostrar do que a mente humana é capaz. Queríamos que o gênero do filme ficasse em segredo até o final".

O cineasta relembra que o longa foi exibido completo pela primeira vez em um festival em Austin, no Texas.

Até então, ninguém tinha visto a cena final.

Shyamalan conta que essa foi uma verdadeira prova de fogo, afinal se o material não tivesse agradado o público presente, as críticas poderiam ter derrubado o filme antes mesmo de sua estreia.

Mas para sua felicidade, as reações foram boas:

"As pessoas ficaram empolgadas. Na sala ouvíamos gritos, gente comemorando, dizendo 'meu Deus!'. E eu disse a eles: 'se vocês contarem algo, vão morrer'", brincou.

"Eles cooperaram e o final ficou em segredo. Queríamos que todos tivessem a oportunidade de ter a mesma experiência".

O diretor M. Night Shyamalan na coletiva desta terça em SP - Cineclick

Encontro de gerações

Os maiores sucessos de Shyamalan são da década passada, por isso o diretor temia ter perdido o "contato" com as novas gerações, mas aparentemente isso não aconteceu:

"Existem dois públicos de Fragmentado. Um vai de 14 a 22 anos e o outro é mais velho. Por isso, muitos jovens após o término do filme ficaram confusos por não entenderem a referência".

Além disso, ele acredita que o momento atual se encaixa perfeitamente com o conteúdo do filme:

"O mundo se tornou um lugar muito sombrio. Você percebe que até os heróis como Jack Sparrow ou Tony Stark possuem algum 'desajuste' como ser alcoólatra ou mulherengo. Acho que o tom da história fala com as pessoas. Me sinto mais conectado com as massas. Pode ser que isso mude no futuro, mas atualmente é assim que me sinto. Quando fiz corpo fechado, senti que o filme era obscuro demais para a época. Hoje a juventude está mais disposta a discutir o que Fragmentado propõe".

Atuação

Um dos fatores que faz de 'Fragmentado' um grande filme é a atuação de James McAvoy, que consegue definir trejeitos e expressões para cada personalidade:

"Ele é corajoso e desinibido. Um verdadeiro entertainer. Quem mais poderia trazer empatia para cada um desses personagens. Eu estava em busca de um ator de teatro, com experiência visceral. James se comprometeu muito com o papel pois ele sempre quis fazer um longa sobre esse tema. Ele é um ator maravilhoso, não sei se mereço os créditos por isso seu desempenho".

Mesmo sem saber como o filme se sairá no restante do mundo, Shyamalan já garantiu que haverá uma sequência:

"Eu já estou escrevendo. Talvez fique pronto até o ano que vem ou mais".

Entrevista e texto de Iara Vasconcelos - site Cineclick

Nenhum comentário:

Postar um comentário