quinta-feira, 23 de março de 2017

'FRAGMENTADO': M. NIGHT SHYAMALAN FAZ UM DOS SEUS MELHORES LONGAS APROVENTANDO TODO O TALENTO DE JAMES McAVOY


SINOPSE:

Kevin (James McAvoy) possui 23 personalidades distintas e consegue alterná-las quimicamente em seu organismo apenas com a força do pensamento.

Um dia, ele sequestra três adolescentes que encontra em um estacionamento.

Vivendo em cativeiro, elas passam a conhecer as diferentes facetas de Kevin e precisam encontrar algum meio de escapar.

CRÍTICA:

Já fazia um bom tempo que o inspirado e criativo diretor e roteirista M. Night Shyamalan devia um bom filme aos seus fãs - eu incluso.

Após decepcionar com 'Depois Da Terra' e 'Fim Dos Tempos', Shyamalan voltou à sua melhor forma em 'Fragmentado', um thriller psicológico em exibição em 446 salas em todo o Brasil, com boas doses de suspense e elementos surpreendentes.

O trama nos apresenta um multifacetado James McAvoy se revezando entre 24 diferentes personalidades - dentre elas, o metódico Dennis, um garoto de 9 anos chamado Hedwig e uma mulher que atende pelo nome de Patrícia.

Fragmentado : Foto James McAvoy
James McAvoy é o protagonista - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Universal Pictures do Brasil
A Dra. Karen Fletcher (Betty Buckley), que analisa o Transtorno de Identidade de Kevin (McAvoy), conseguiu detectar 23 personalidades em seu paciente, mas uma delas permanece em mistério e parece ser a mais perigosa.

Isso se torna ainda mais evidente depois que Kevin sequestra três garotas e as mantém em cativeiro.

Com o avançar das horas, elas ficam mais perto de conhecer a 24ª personalidade.

Resultado de imagem para betty buckley split
Betty Buckley interpreta a Dra. Karen Fletcher

Essa não é a primeira vez que o Transtorno Dissociativo de Identidade (ou Transtorno de personalidade Múltipla) é abordado nos cinemas.

Filmes como 'A Janela Secreta', 'As Duas Faces De Um Crime', 'Psicose', 'Clube Da Luta' e os clássicos 'O Médico E O Monstro'  e 'O Professor Aloprado' usaram essa temática de forma bem-sucedida.

Mesmo assim, a forma como os fatos se desdobram faz com que o espectador se esqueça do que viu antes, aguardando atento os próximos passos do protagonista.

Desde as primeiras cenas, o filme mantém o tom de suspense e o comportamento imprevisível do protagonista só adiciona mais tempero às expectativas.

Mesmo com o perigo de entregar mais do mesmo, Shyamalan consegue manter a trama original, já que todas as personalidades de Kevin possuem um pano de fundo, uma explicação pautada em seu passado.

O cineasta não simplifica o personagem como um criminoso qualquer e a presença da médica que o acompanha ajuda a lembrar de que, apesar de tudo, Kevin continua sendo alguém cuja saúde mental precisa ser acompanhada e vigiada, uma grande crítica à invisibilidade que essas pessoas sofrem na sociedade.

Fragmentado : Foto Anya Taylor-Joy, James McAvoy
Kevin e as três adolescentes que ele sequestrou
Quanto à atuação de McAvoy: se ele já nos tinha entregue papéis memoráveis, aqui ele se superou e fez o seu melhor papel no cinema, disparado.

Camaleônico, ele incorpora de forma única cada uma de suas "personas", desde o olhar, os gestos das mãos, a forma de andar, a voz, tudo é executado de forma minuciosa, mostrando a total dedicação ao papel.

O novo filme mostra que Shyamalan continua tendo o poder de deixar a todos exaustos de tensão ao fim da sessão - e a surpresa no final despertará muita euforia naqueles que conhecem seu trabalho.

É a volta por cima desse grande diretor e roteirista, que ainda deu a James McAvoy o seu papel definitivo.

Filmaço.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'FRAGMENTADO'
Título Original:
SPLIT
Gênero:
Terror
Direção e Roteiro: 
M. Night Shyamalan
Elenco:
Anya Taylor-Joy, Betty Buckley, Brad William Henke, Haley Lu Richardson, Jalina Mercado, James McAvoy, Jessica Sula, Kim Director, Lyne Renee, Maria Breyman, Neal Huff, Sebastian Arcelus, Steven Dennis
Produção:
Jason Blum, M. Night Shyamalan, Marc Bienstock
Fotografia:
Mike Gioulakis
Montador:
Luke Franco Ciarrocchi
Trilha Sonora:
West Dylan Thordson
Duração:
117 min.
Ano:
2016
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
23/03/2017 (Brasil)
Distribuidora: 
Universal Pictures do Brasil
Estúdio:
Blinding Edge Pictures / Blumhouse Productions
Classificação:
14 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário