quinta-feira, 9 de março de 2017

'FOME DE PODER': UMA DAS MAIORES PUXADAS DE TAPETE DE TODOS OS TEMPOS GANHA CARISMA COM MAIS UMA FANTÁSTICA INTERPRETAÇÃO DE MICHAEL KEATON


SINOPSE:

História real do visionário Ray Kroc (Michael Keaton), um vendedor do estado de Illinois, nos Estados Unidos, que conhece Mac e Dick McDonald e fica impressionado com a velocidade com que os irmãos operam uma hamburgueria no Sul da Califórnia, nos anos 1950.

Kroc vê potencial para a criação de uma franquia e adquire uma participação nos negócios.

Pouco a pouco ele assume a rede e vai deixando os irmãos fundadores pra traz, transformando a marca McDonald's em uma das mais expressivas do império alimentício de todos os tempos.

CRÍTICA:

A trajetória do McDonald’s como empresa e símbolo cultural poderia ser contada por diversas perspectivas: pelo olhar dos funcionários, dos consumidores, pelas transformações no ramo alimentício, pela inovação de marketing etc.

'Fome de Poder', em cartaz em 113 salas em todo o Brasil, opta pelo caminho histórico, acompanhando os passos de uma pessoa muito particular: o grande vencedor deste processo, o homem que ganhou mais dinheiro, que mais expandiu a empresa, o mais arrojado em termos empresariais, que terminaria com as maiores conquistas jurídicas e a mulher mais interessante ao seu lado.

Fome de Poder : Foto
Michael Keaton, sensacional como Ray Kroc - fotos dessa postagem; Divulgação/Diamond Films
E ele não é nenhum dos irmãos McDonald’s, reais criadores da marca, e sim Raymond Kroc (Michael Keaton), empreendedor que seu uniu à dupla e acabou tomando, por vias inescrupulosas, o controle da empresa.

O filme o mostra como uma pessoa determinada, visionária, tão focada no sucesso que não hesita em abrir mão de sua ética profissional e familiar quando necessário.

Ray é um messias do capitalismo, uma prova amarga dos valores ultra liberais da “meritocracia” e do “self made man”, um empresário que tem uma situação financeira estável, mas não se contenta em pertencer à classe média e quer ser maior, mais poderoso, melhor que os outros.

Chega a afirmar que, se visse um concorrente se afogando, colocaria uma mangueira na sua boca.

Fome de Poder : Foto John Carroll Lynch, Nick Offerman
John Carroll Lynch e Nick Offerman interpretam os irmãos Mac e Dick McDonald
É curioso que o diretor John Lee Hancock transforme a biografia de Kroc em fábula, com cores quentes e saturadas que lembram um ambiente agradável e com a trilha sonora fazendo com que cada conquista do protagonista seja uma aventura.

O roteiro de Robert D. Siegel limita-se a criar dificuldades para oferecer soluções e assim, 1uando o protagonista não tem mais oportunidades profissionais, encontra o McDonald’s; quando não tem lucros suficientes, encontra uma alternativa imobiliária para aumentar os lucros; quando a refrigeração das lojas lhe custa caro demais, descobre a possibilidade de eliminar os congeladores e quando sua mulher (Laura Dern, muito ruim no papel) agora parece pouco interessante, encontra outra.

As atitudes do protagonista são vistas como pequenos compromissos com a legalidade, uma divertida malandragem na qual o fim justifica os meios.

A direção não consegue deixar de admirar o empreendedor voraz por sua persistência, seu senso dos negócios e o preço a pagar para ser um capitalista de sucesso do mundo do dinheiro fast food.

Michael Keaton, sempre sensacional, carrega o filme nas costas, tornando Ray um cara carismático, dotado de uma retórica afiada e um sorriso permanente nos lábios.

Sua contribuição é a do puro cinismo, tornando as conquistas do herdeiro ilegítimo da empresa uma prova de seu sucesso como indivíduo.

Fome de Poder : Foto
O começo do império
Talvez esse seja o maior problema do filme: ele fornece um discurso cínico, mas nunca crítico e não consegue se colocar no lugar dos irmãos McDonald’s, dos funcionários, das esposas, das pessoas no ramo alimentício ou imobiliário que Ray foi passando para trás.

Pouco importa se a comida é boa, se o modelo de negócios empregado foi humano ou correto.

O roteiro até consegue fazer uma demonstração potente da marca McDonald’s como símbolo de estabelecimento familiar, de uma nova Igreja: os restaurantes são filmados como locais de culto e objetos de encantamento.

Sim, Ray é um canalha, mas um canalha agradável e bem-sucedido.

E para o filme e para o espectador que assiste a tudo encantado, isso basta.

Vale uma ida ao cinema.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'FOME DE PODER'
Título Original:
THE FOUNDER
Gênero:
Biografia
Direção:
John Lee Hancock
Roteiro:
Robert D. Siegel
Elenco:
B.J. Novak, Carla Shinall, Devon Ogden, Griff Furst, John Carroll Lynch, Kimberly Battista, Laura Dern, Linda Cardellini, Michael Keaton, Mike Pniewski, Nick Offerman, Patrick Wilson, Steve Coulter, Wilbur Fitzgerald
Produção:
Aaron Ryder, Jeremy Renner
Fotografia:
John Schwartzman
Montador:
Ronna Kress
Trilha Sonora:
Carter Burwell
Duração:
115 min.
Ano:
2016
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
09/03/2017 (Brasil)
Distribuidora:
Diamond Films
Estúdio:
FilmNation Entertainment
Classificação:
10 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário