quarta-feira, 8 de março de 2017

DIA DA MULHER: IMDb LANÇA CATEGORIA F-RATING PARA VALORIZAR PAPÉIS FEMININOS DE DESTAQUE NOS CINEMAS

<>
Até agora, 21.800 filmes foram marcados com a classificação - incluindo 'Frozen - Uma Aventura Congelante', 'Docinho da América' e 'O Bebê de Bridget Jones'
<>

O mais completo site sobre cinema e séries do mundo, o IMDb (Internet Movie Database) adotou a classificação F-Rated, para ressaltar filmes que são escritos e/ou dirigidos por mulheres e que tem personagens femininas de destaque.

Criado em 2014 pela diretora executiva do festival de cinema de Bath, Holly Tarquini, o F-Rating foi inspirado no Teste de Bechdel, desenvolvido para determinar se uma obra de ficção mostra pelo menos duas mulheres falando entre si sobre algo que não seja um homem.


"A F-Rating é uma ótima maneira de destacar as mulheres na frente e atrás das câmeras", disse a fundadora e CEO do IMDb, Cola Needham.

Até agora, 21.800 filmes foram marcados com uma classificação F.

Produções que correspondem aos três critérios (roteirizados, dirigidos e estrelados por mulheres em um papel de destaque) recebem "classificação tripla", como 'Frozen - Uma Aventura Congelante', 'Docinho da América e O Bebê de Bridget Jones'.

Outros filmes F-Rated incluem 'Kung Fu Panda 2', 'A Garota No Trem', 'Sexta-Feira Muito Louca', 'A Revolução dos Bichos' e 'Os Homens Preferem as Loiras'.


Tarquini espera que a classificação um dia já não seja necessária, quando a igualdade de gênero for atingida por completo no cinema.

"A F-Rating destina-se a fazer as pessoas falarem sobre a representação das mulheres dentro e fora da tela", disse a criadora.

"É emocionante quando novas organizações decidem se juntar a nós e mostrar o trabalho brilhante que as mulheres estão fazendo em filmes e em quão distante a indústria do cinema está atrasada em relação a maioria das indústrias, quando se trata de fornecer igualdade de oportunidades às mulheres", continuou Tarquini.

Ela, então, deu uma perspectiva para o futuro:

"Mas nosso verdadeiro objetivo é chegar ao momento em que o F-Rating for redundante, porque 50% das histórias que vemos na tela são contadas por e são sobre a metade injustamente sub-representada da população – as mulheres".


Aos poucos, a representatividade feminina nos cinemas tem progredido.

Os inéditos 'Tomb Raider' e 'Guardiões da Galáxia Vol. 2', por exemplo, passarão no Teste de Bechdel quando forem lançados, enquanto 'Rogue One - Uma História Star Wars' passou no teste ainda em seus trailers promocionais.

Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário