sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

'THE STRAIN': SÉRIE DE GUILLERMO DEL TORO MOSTRA VAMPIRO REALISTA E ZUMBIS EM TERROR EXCEPCIONAL


SINOPSE:

Um boeing 777 chega no aeroporto JFK, em Nova York, e enquanto está a meio caminho de pousar, de repente para completamente - todas as persianas são baixadas e as luzes desligadas.

Os canais de comunicação ficaram mudos, mas um alerta foi enviado ao Centro de Controle de Doenças (CDC), onde o Dr. Ephraim "Eph" Goodweather (Corey Stoll) recebe a chamada e começa a investigar o interior do avião.

O que ele encontra faz seu sangue gelar: apenas alguns das centenas de passageiros a bordo permanecem vivos e nesse meio tempo, sabemos que um vampiro - que estava no porão de carga da aeronave abrigado em um caixão com terra - foi o responsável pelas mortes e pelos muitos mortos vivos que agora tomaram conta do necrotério da cidade.

CRÍTICA:

Outra série do FX, que estreou no já distante 13 de julho de 2014 nos EUA, finalmente chegou ao Brasil também na ultima terça (20).

Mas a espera valeu a pena, já que fãs de séries raramente tem a oportunidade de se deliciar com um episódio piloto que estabeleça bem a sua história, apresente com calma seus personagens e inicie o desenvolvimento da trama de forma eficiente.

'The Strain' abre sua primeira temporada desta forma, fazendo com que esta série já seja a melhor surpresa da TV neste começo de 2015.

Baseada no livro homônimo de Chuck Hogan e Guillermo Del Toro, com co-produção de Carlton Cuse ('LOST') e piloto co-roteirizado e dirigido por Guillermo Del Toro ('Pacific Rim'),a trama tem início quando um avião vindo de Berlim, Alemanha, pousa no modo 'piloto automático' no aeroporto JFK de Nova York, após uma estranha manifestação ter aparentemente matado todos os passageiros a bordo.

Foto Corey Stoll
Corey Stoll, em cena como o Dr. Ephraim Goodweather - Fotos dessa Postagem/Divulgação: FX
A partir daí, a investigação liderada pelo Dr. Ephraim Goodweather (Corey Stoll, de 'House of Cards'), do Centro de Controle de Doenças (CDC),  pouco a pouco vai mergulhando o telespectador num universo bizarro - que mistura elementos de 'Fringe', 'The Walking Dead' e 'American Horror Story' - quando descobrimos que o evento foi causado por uma criatura que move-se como um vulto, contamina pessoas com uma espécie de verme e transforma-os em “zumbis” portadores de vampirismo.

Foto Natalie Brown
Natalie Brown interpreta a assistente do Dr. Goodweather 
Em pouco menos de uma hora, somos apresentados a vários personagens que, distintos e isolados a princípio, tomam parte numa narrativa intrincada, ramificada e maravilhosamente orquestrada, que jamais soa desconexa ou entediante.

Este primeiro episódio se passa no decorrer de uma madrugada e a tensão é elevada à medida em que acompanhamos os esforços de uma misteriosa empresa em retirar a criatura e seu caixão recheado de terra a salvo do JFK.

Foto David Bradley
David Bradley interpreta um judeu que conhece a história da criatura
Esqueça os vampiros arrumadinhos dos filmes, como 'Drácula' e da 'Saga Crepúsculo', ou de 'The Vampire Diaries': a criatura que vemos aqui é horrenda, vestida com um manto medieval, marrom e com capuz, que suga o sangue das suas vítimas com uma nojenta tromba direto na jugular e suas poucas aparições neste piloto já fizeram o telespectador gelar no sofá.

Sem medo de explorar o gore absoluto, o oculto e a atmosfera de filmes de horror B em cenas chocantes – que demonstram um cuidado especial com maquiagem e efeitos visuais - a série ainda traz ainda planos que já nascem memoráveis como aquele que acompanha a criatura desaparecendo no armazém ou os eficientes travellings que acentuam momentos de pavor, sem desviar o foco dos momentos mais horripilantes.

Foto Jack Kesy
Jack Kesi interpreta um astro do rock que estava a bordo do avião
O melhor de tudo, ao meu ver, é que a série não oculta nada e, assim, é com surpresa que vemos logo de cara as criaturas que certamente proliferarão, com direito a vários e intrigantes twists narrativos.

Foto Richard Sammel
Richard  Sammel interpreta um membro da organização que trouxe o vampiro para NY
Na mão de realizadores menos competentes, tudo seria caricato ou infantil, pois a história do livro poderia facilmente transcrever para a telinha como mais uma tolice.

Só que a direção criativa, firme e inspiradíssima de Del Toro e a seriedade que o roteiro trata as situações absurdas acabam trazendo uma maturidade única a esta produção.

Foto Corey Stoll
Dr. Ephraim Goodweather na vistoria ao avião
No elenco ainda estão os ótimos David Bradley ('Doctor Who'), Sean Astin ('Senhor dos Anéis'), Francis Capra ('Veronica Mars') e Kevin Durand ('LOST')

Um dos pilotos mais legais que eu vi.

Seriadaço!

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'THE STRAIN'
Primeira temporada: 
13 episódios de 42 minutos casa
Criado por:
Guillermo del Toro, Chuck Hogan
Diretor:
Guillermo del Toro
Roteiro:
Guillermo del Toro, Chuck Hogan
Produção:
FX Productions
Produtores Executivos:
Guillermo del Toro, Chuck Hogan, Gary Ungar, Carlton Cuse
Elenco:
Corey Stoll (Dr Ephraim Goodweather), David Bradley (Abraham Setrakian), Mia Maestro (Dra Nora Martinez), Kevin Durand (Vasiliy Fet),
País:
EUA, 2014
Gênero:
Terror, Suspense

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário