quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

'FOXCATCHER - UMA HISTÓRIA QUE CHOCOU O MUNDO': ATUAÇÕES SOBERBAS DO TRIO DE PROTAGONISTAS NUM DOS MELHORES FILMES DO ANO


SINOPSE:

Baseada em uma história real, a trama acompanha o campeão olímpico de luta greco-romana, Mark Schultz (Channing Tatum), que sempre treinou com seu irmão mais velho, David (Mark Ruffalo), que é também uma lenda no esporte.

Um dia, Mark  recebe um convite para visitar o milionário John du Pont (Steve Carell) em sua mansão.

Apaixonado pelo esporte, du Pont oferece a Mark que entre em sua própria equipe, a Foxcatcher, onde teria todas as condições necessárias para se aprimorar.

Atraído pelo salário e as condições de vida oferecidas, Mark aceita a proposta e, assim, se muda para uma casa na propriedade do milionário.

Aos poucos eles se tornam amigos, mas a difícil personalidade de du Pont faz com que Mark acabe seguindo uma trilha perigosa para um atleta.

CURIOSIDADES:

1.
Para ficar parecido com o verdadeiro John du Pont, Steve Carell chegava duas horas antes que todos no set, para se submeter a uma transformação que incluiu um nariz protético, a raspagem da frente do cabelo para parecer mais calvo, uma espécie de placa dentária para 'encher' sua boca, sobrancelhas finas, lentes de contato e muito pó para empalidecer sua face saudável.

Tudo trabalho de Bill Corso - Oscar de Maquiagem por 'Desventuras em Série' (2005) e indicado novamente este ano por 'Foxcatcher' - com a ajuda de Dennis Liddiard.

2.
Prêmios já ganhos:
* Festival de Cannes
Melhor Diretor (Bennet Miller)

Indicações pendentes na temporada:
*Oscar 2015
Indicado nas categorias:
Melhor Ator - Steve Carell
Melhor Ator Coadjuvante - Mark Ruffalo
Melhor Diretor - Bennett Miller
Melhor Maquiagem - Bill Corso e Dennis Liddiard
Melhor Roteiro Original - E. Max Frye e Dan Futterman

*BAFTA 2015
Indicado a:
Melhor Ator - Steve Carell
Melhor Ator Coadjuvante - Mark Ruffalo

*Screen Actors Guild Awards 2015
Indicado nas categorias:
Melhor Ator Principal - Steve Carell
Melhor Ator Coadjuvante - Mark Ruffalo

CRÍTICA:

A trama de 'Foxcatcher - Uma História Que Chocou O Mundo' - que estreia hoje em 32 salas em todo o Brasil - se é baseada numa história real que termina num crime que abalou os EUA nos anos 1980, felizmente não se limita a recriar a sequência de fatos que levaram um milionário norte-americano a cometer o crime brutal e aparentemente inexplicável.

Mérito não só do ótimo roteiro - de Dan Futterman e E. Max Frye - mas principalmente pela ótima direção que Bennet Miller ('Capote' e 'O Homem Que Mudou O Jogo'), que torna esse drama psicológico um retrato muito maior, resultando num dos filmes mais excepcionais desta temporada.

Centrado na atuação de seu trio de protagonistas, o longa desvenda a relação conflituosa entre campeões olímpicos de luta greco-romana Mark (Channing Tatum) e Dave Schultz (Mark Ruffalo) e o excêntrico John Eleuthère du Pont (Steve Carell).

Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo : Foto Steve Carell
Steve Carell, irreconhecível como John du Pont - fotos dessa postagem - Divulgação/Sony Pictures
Acionista majoritário da Du Pont , John ficou conhecido como o inventor do Teflon, substância antiaderente que ele desenvolveu para que o nariz dos ônibus espaciais americanos tivessem o menor atrito possível quando reentrassem na atmosfera terrestre.

Depois, ele aproveitou sua invenção e começou a fazer panelas e toda sorte de utensílios domésticos - são aquelas antiaderentes - o que o tornou multimilionário, um dos homens mais ricos do mundo no seu tempo.

Só que John du Pont tem também uma obssessão quase doentia por criar campeões - tanto que não mede esforços nem dinheiro para criar o seu próprio centro de treinamento, o Foxcatcher e para que a missão seja completa, logo trata de convidar o campeão olímpico de luta greco-romana Mark (Channing Tatum) para ser a estrela do lugar - seu irmão e até então técnico, Dave Schultz (Mark Ruffalo), vai junto.

Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo : Foto Mark Ruffalo, Steve Carell
Trio de protagonista dá show
Mas há algo de não dito sobre esses personagens, como se estivessem sempre envoltos em um mistério que nos impede de os conhecermos na sua plenitude.

Essa eterna dúvida, construída como um jogo de revelar e esconder, é resultado de um roteiro preciso, que não foge de seus objetivos, não faz concessões ao espectador e não duvida de nossa capacidade de entender o que não é explícito.

Mas são nas soberbas atuações do trio de protagonistas que o longa brilha, com destaque absoluto para Steve Carell, merecidamente indicado ao Oscar de melhor ator.

Conhecido por sua atuação como comediante, Carell entrega aqui seu melhor trabalho no cinema disparado, com suas expressões, o ar confuso por vezes coberto de súplica e seus trejeitos, que ajudam na construção psicológica de um personagem tão complexo.

Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo : Foto Steve Carell
Steve Carell:  atuação brilhante
Channing Tatum, absolutamente preciso e real, mostra que não é só um lindo homem, mas que tem talento suficiente para ir além das comédias e longas românticos que fez até aqui.

Uma pena que sua atuação brilhante não tenha sido indicada a nenhum prêmio na temporada.

Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo : Foto Channing Tatum
Channing Tatum como Mark Schultz
Mark Ruffalo é outro achado: seu Dave sente a todo momento a perda do poder que exerce junto ao irmão, agora completamente envolvido com Du Pont, e vai alternando toda a fragilidade, ira e desespero com a situação.

Também em seu melhor papel nas telonas, Ruffalo mereceu com folga sua indicação ao Oscar de Coadjuvante  e outros prêmios da temporada.

Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo : Foto Mark Ruffalo
Mark Ruffalo, como Dave Schultz
O diretor Miller tem essa mão boa para dirigir atores: assim como fez com Phillip Seymour-Hoffman em 'Capote', sua direção precisa é o que o trio de protagonistas precisam para entregar ao espectador o que possuem de melhor.

O filme ainda tem um trabalho marcante da direção de fotografia - de Greig Fraser: em meio a paisagens solitárias e imagens carregadas de simbologia, Fraser aprofundou o retrato das personalidades de cada um dos protagonistas, o que torna maravilhoso perceber como a essência emocional é construída cena a cena.

Temos aqui não só um filme sobre um crime, mas também sobre todo um estilo de vida, com um subtexto que permite tantas interpretações em seu jogo psicanálitico e tão encantador que, mesmo se aproximando de tantos temas, nunca parece raso.

Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo : Foto Channing Tatum, Mark Ruffalo
Mark e Dave Schultz, em cena do longa
Seu tom distante, a visão deprimente da natureza desses personagens e a sutileza extraída da tragédia mostram mais um excelente trabalho de um diretor que mostra sua competência a cada novo filme.

Filmaço - o melhor da temporada até agora.

Pena que nos EUA e onde já estreou, o público não tenha prestigiado - o longa é um dos grandes fracassos de bilheteria da temporada.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'FOXCATCHER - UMA HISTÓRIA QUE CHOCOU O MUNDO'
Título Original:
FOXCATCHER
Gênero:
Drama
Direção:
Bennett Miller
Roteiro:
Dan Futterman, E. Max Frye
Elenco:
Anthony Michael Hall, Brett Rice, Channing Tatum, Corey Jantzen, Guy Boyd, Lee Perkins, Mark Ruffalo, Roger Callard, Sienna Miller, Stephanie Garvin, Steve Carell, Tara Subkoff, Vanessa Redgrave, Yoshi Nakamura
Produção:
Anthony Bregman, Bennett Miller, Jon Kilik, Megan Ellison
Fotografia:
Greig Fraser
Montador:
Conor O'Neill, Jay Cassidy, Stuart Levy
Trilha Sonora:
Mychael Danna, Rob Simonsen
Duração:
130 min.
Ano:
2014
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
22/01/2015
Distribuidora:
Sony Pictures
Estúdio:
Annapurna Pictures / Likely Story / Media Rights Capital

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário