quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

'GRANDES OLHOS': AMY ADAMS SOBERBA, CHRISTOPH WALTZ PÉSSIMO E TIM BURTON DESCENDO A LADEIRA


SINOPSE:

O drama apresenta a história real da pintora Margaret Keane (Amy Adams), uma das artistas mais comercialmente rentáveis dos anos 1950/1960, graças aos seus retratos de crianças com olhos grandes e assustadores.

Defensora das causas feministas, ela teve que lutar contra o próprio marido no tribunal, já que o também pintor Walter Keane (Christoph Waltz), um trapaceiro, afirmava ser o verdadeiro autor de suas obras.

CRÍTICA:

Para quem não conhece a  conhece, Margaret Keane é criadora de obras de crianças caracterizadas pelos olhos grandes e desproporcionais, o que a transformou em sucesso nos EUA dos anos 60.

Provavelmente você já viu alguma imagem criada por ela - afinal, a artista foi uma das primeiras a vender sua arte em massa com sucesso.

Só que a sua história é muito mais sombria do que a de uma mulher tentando achar seu espaço em meio à sociedade machista dos anos 1950.

É justamente esse o principal ponto negativo da cinebiografia da artista norte-americana dirigida por Tim Burton.

Grandes Olhos : Foto Amy Adams, Christoph Waltz
Christoph Waltz e Amy Adams como o casal Keane, protagonista do longa - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Paris Filmes
'Grandes Olhos' - que estreia hoje em 56 salas em todo o Brasil - não tenta ser realista e talvez Burton nem consiga mais fazer isso, já que o roteiro toma diversas liberdades e se afasta dos fatos para contar a bizarra história de como Walter Keane (Christoph Waltz), marido da artista (aqui Amy Adams, bem no papel), a transformou em escrava e assumiu a autoria por seu trabalho - numa época na qual mulheres artistas eram vistas com desconfiança.

O tom artificial e cômico funciona bem por boa parte do longa, mas cria problemas sérios mais perto do final, quando o lado dramático toma conta.

Como esperado, o roteiro possui forte tom feminista, mas logo fica claro que esse aspecto é secundário, pois o texto foca mais no relacionamento conturbado do casal de protagonistas - esse mesmo relacionamento é mal explorado e pouco se sabe dos dois além do básico que uma pesquisa no Wikipédia poderia revelar.

Grandes Olhos : Foto Amy Adams, Christoph Waltz
Mulher talentosa, marido trapaceiro
Burton, basicamente, cria uma história para entendermos claramente quem é a mocinha e quem é o bandido, sem mostrar nuances ou desenvolver os personagens além desses estereótipos.

A pacífica Margaret é interpretada de forma soberba por Amy Adams, uma das injustiçadas do Oscar 2015 ao ficar de fora da premiação.

Capaz de dar profundidade a uma personagem com pouco espaço para ir além do raso roteiro, a atriz consegue capturar toda a tristeza e decepção da pintora com facilidade, embora seu papel seja, por padrão, introspectivo e a beleza de sua atuação está naquilo que não é dito.

Já o exagerado e charmoso Walter é vivido por Christoph Waltz, que interpreta um personagem patético e difícil de levar a sério, mas que funciona para o tom inicial da obra.

Conforme a trama avança, o filme decide explorar aspectos mais sombrios da história e se perde.

O tom cômico e irreal da trama causa sensação de constrangimento quando a narrativa tenta abordar de forma mais séria a questão psicológica da relação disfuncional do casal.

O confronto entre Margaret e Walter perto do fim não funciona, graças ao seu tom exageradamente melodramático e Waltz, em péssimo momento, se torna nada mais do que um vilão de conto de fadas, ainda mais raso do que se mostrou até então.

Tecnicamente bem feito, o longa até que foge da estética exagerada do diretor e embora chegue a abordar o lugar das mulheres e dos artistas no mundo, não explora esses aspectos como deveria.

Grandes Olhos : Foto Christoph Waltz, Terence Stamp
A lenda Terence Stamp, em participação especial
Com narrativa irregular, o longa se perde ao não saber se pretende ser uma comédia ou drama, e a presença de personagens como o "dono da galeria rival" ou o "crítico de cinema carrancudo" são estereótipos que funcionam bem apenas com o lado mais engraçadinho da trama, mas que ficam deslocados quando esta fica séria.

O filme funciona melhor quando explora a noção da arte produzida em massa, especialmente quando Burton usa o filme como reflexo de sua própria carreira.

Seria um grande filme se Tim Burton estivesse em dias melhores - o longa foi rodado justamente nos dias que antecederam o divórcio do diretor com a atriz Helena Bonham-Carter e talvez isso explique o porquê de sua direção burocrática e nada inspirada.

Um filme menor da cinebiografia de Tim Burton que jamais chegará aos pés de 'Beetlejuice' (1988), 'Alice no País das Maravilhas' (2010) 'Batman Returns' (1992), 'Edward Mãos de Tesoura (1991) e tantas outras obras primas da sua inspirada cinematografia.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'GRANDES OLHOS'
Título Original:
BIG EYES
Gênero:
Drama
Direção:
Tim Burton
Roteiro:
Larry Karaszewski, Scott Alexander
Elenco:
Aaron Craven, Adam Reeser, Alan MacFarlane, Alex Anstey, Amy Adams, Amy Esterle, Andrea Bucko, Andrew Airlie, Ariel Hart, Barclay Hope, Bomber Hurley-Smith, Bulat Nasibullin, Casey T. Evans, Christina Myers, Christine Reade, Christoph Waltz, Connie Jo Sechrist, Danny Huston, David Edward, David L. Schormann, David Milchard, Delaney Raye, Desiree Zurowski, Dwight Taylor, Dyendis Davis-Jones, Dylan Kingwell, Elisabetta Fantone, Eliza Norbury, Emily Bruhn, Emily Fonda, Farryn VanHumbeck, Fiona Vroom, Guido Furlani, Heather Doerksen, Ian Paterson, Jaden Alexander, James Saito, Jason Schwartzman, Jill Morrison, Jock Armour, Joe Bravo, Jon Polito, Julie Johnson, Kari-Ann Wood, Krysten Ritter, Kurt Cotton, Laryssa Troniak, Lear Howard, Leela Savasta, Madeleine Arthur, Matthew Hoglie, Matthew Kevin Anderson, Michael A. Lilly, Norman Krüsmann, Oliver Drawson, Peter Dwerryhouse, Peter Kelamis, Pomaika'i Brown, Raj K. Bose, Ran Wei, Rick Mischke, Robert Gagne, Ryan Else, Sandy Ritz, Scotty Wood, Stephanie Bennett, Steven Wiig, Terence Stamp, Thomas Potter, Tony Alcantar, Tony Grat, Traci Toguchi, Travis Michael Myers, Vanessa Ross
Produção:
Larry Karaszewski, Lynette Howell, Scott Alexander, Tim Burton
Fotografia:
Bruno Delbonnel
Montador:
JC Bond
Trilha Sonora:
Danny Elfman
Duração:
106 min.
Ano:
2014
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
29/01/2015
Distribuidora:
Paris Filmes
Estúdio:
Electric City Entertainment / Silverwood Films / Tim Burton Productions / The Weinstein Company
Classificação:
14 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário