quinta-feira, 22 de maio de 2014

'X-MEN: DIAS DE UM FUTURO ESQUECIDO': VIAGEM NO TEMPO E PERSONAGENS EM VERSÕES JOVENS E VELHAS NO MELHOR FILME DE AÇÃO DO ANO


Em um futuro opressor, os mutantes são caçados impiedosamente pelos Sentinelas, gigantescos robôs criados por Bolívar Trask (Peter Dinklage).

Os poucos sobreviventes precisam viver escondidos - caso contrário também serão mortos - e entre eles estão o professor Charles Xavier (Patrick Stewart), Magneto (Sir Ian McKellen), Tempestade (Halle Berry), Kitty Pryde (Ellen Page) e Wolverine (Hugh Jackman), que buscam um meio de evitar que os mutantes sejam aniquilados.

O meio encontrado é enviar a consciência de Wolverine em uma viagem no tempo, rumo aos anos 1970, onde lá, ela ocupa o corpo do Wolverine da época, que procura os ainda jovens Xavier (James McAvoy) e Magneto (Michael Fassbender) para que, juntos, impeçam que este futuro trágico para os mutantes se torne realidade.

É com essa sinopse simples que 'X-Men: Dias de um Futuro Esquecido' chega a 622 salas em todo o Brasil hoje, para unir a equipe da trilogia original e do último longa, 'Primeira Classe'.

James McAvoy e Patrick Stewart - as duas faces do Professor Charles Xavier - Fotos dessa postagem: Divulgação/ 20th Century Fox Film Corporation

Livremente adaptado a partir de uma das melhores histórias já publicadas pela Marvel Comics e sem vergonha de utilizar viagem no tempo para corrigir vários furos na cronologia da franquia, o diretor Bryan Singer conseguiu aqui,mais uma vez, criar uma obra envolvente, repleta de boas cenas de ação, que não precisam destruir a cidade toda para impressionar.

Aliás, a HQ, criada por Chris Claremont e John Byrne em 1981, é tão boa que não só inspirou James Cameron a realizar 'O Exterminador Do Futuro', como ajuda a manter este longa nos trilhos.

Singer nunca escondeu a intenção de resolver os problemas da franquia com 'Dias de um Futuro Esquecido': aqui, diversas cenas foram criadas apenas para estabelecer novas verdades para a série e amarrar pontas soltas, mesmo que certos diálogos e passagens fiquem forçados.

E a trama é ótima: num futuro dominado pelas Sentinelas - máquinas criadas para caçar mutantes - a raça humana está à beira da extinção e quem sobrou vive em campos de prisioneiros, como fugitivo ou colaborador de robôs.

Sem esperança de vitória, Charles Xavier (Patrick Stewart) e Magneto (Sir Ian Mckellen) criam um plano para transferir a consciência de um deles para sua versão do passado a fim de impedir um assassinato que selou o destino da humanidade.

Rapidamente, os dois chegam à conclusão de que só Wolverine (Hugh Jackman) é capaz de suportar o estresse físico da viagem e, assim, Logan logo diz que sim, topa voltar aos anos 70.

Hugh Jackman repete mais uma vez Wolverine com méritos

A chegada do herói com garras de adamantium ao passado é ótima, com direito a Hugh Jackman nu - o ator já disse que na filmagem da cena as garras do personagem quase deceparam seu pênis - muito humor e uma luta com capangas mafiosos que combinam perfeitamente com o estilo do mutante canadense.

A partir daí, boa parte da narrativa se passa em meio à turbulenta década de 70 e seus eventos políticos são usados de pano de fundo, como as repercussões do assassinato de Kennedy, no final dos anos 60, e a Guerra do Vietnã - tudo com uma direção de arte e figurinos primorosos, de encher os olhos do espectador.

O longa também está repleto de elementos de viagem do tempo incomuns no cinema devido à complexidade para serem bem trabalhados., mas nada disso intimida Bryan Singer, capaz de lidar com diversos aspectos simultâneos sem deixar o público confuso.

Mesmo os furos de roteiro e momentos de exposição dos acontecimentos - especialmente quando somos lembrados diversas vezes da necessidade de mudar a história para salvar o futuro - cansam, pois as situações se amarram de forma coesa.

Nicholas Hoult (Fera),Hugh Jackman (Wolverine) e James McAvoy (Xavier, na cadeira), em cena do longa

A melhor surpresa do filme é Mercúrio - motivo de desconfiança infundada de fãs e mídia especializada desde o anúncio de sua presença - pois o personagem é muito divertido e seus poderes ficam ótimos na telona.

Tudo, graças à grande atuação de Evan Peters, capaz de roubar cada cena em que aparece - o que nos diz que Aaron Taylor-Johnson terá problemas para superá-lo ao viver o mesmo papel em 'Os Vingadores 2: A Era De Ultron', que  Disney  atualmente roda.

Evan Peters como Mercúrio

Visualmente, o longa não deixa nada a desejar em relação a outros do gênero super-herói, com ótimas cenas em CGI e lutas bem coreografadas.

Blink (Bingbing Fan) acrescenta novo elemento ao usar portais nas batalhas, arremessando aliados e vilões de um lado para outro com total sincronia e a fotografia funciona como importante ferramenta narrativa para separar o futuro, sombrio e escuro, e o passado, bem iluminado e com ar realista.

Com todos os méritos, temos aqui o filme mais ambicioso dos mutantes.

Sem vilões claros, a própria jornada dos personagens se torna o problema a ser resolvido - como acontece em 'De Volta Para O Futuro' - e isso não impede Peter Dinklage de agradar no papel do antagonista Bolívar Trask.

Mas o fato dele não ser 'o inimigo da vez' é um dos aspectos mais interessante da produção.

Coeso e cinemão de ação do começo ao fim, este longa é a prova de que boas histórias e personagens sólidos dispensam destruição exacerbada ou inimigos cada vez mais megalomaníacos.

Mesmo assim, não fica claro se a própria franquia aprendeu a lição pois a (ótima) cena pós-créditos revela o personagem que é sinônimo exatamente desses mesmos elementos exagerados e deve aterrorizar o mundo na nova continuação - agendada para 2016.

A ganhadora do Oscar Jennifer Lawrence como Mística

A grande diferença dos longas do X-Men para os outros de super-heróis - mesmo outros com personagens da Marvel - enfim, é que todo o elenco, dos protagonistas ao coadjuvante que só aparece por segundos, é composto por atores e atrizes muito acima da média.

E ver, juntos, Sir Ian McKellen, Patrick Stewart, Halle Berry, Ellen Page, Hugh Jackman, James McAvoy, Michael Fassbender e Jeniffer Lawrence entre outros, é  uma catarse coletiva absolutamente prazerosa  e inesquecível.

Filmaço.

Confira o trailer do longa:

*****
'X-MEN: DIAS DE UM FUTURO ESQUECIDO'
Título Original:
X-MEN: DAYS OF FUTURE PAST
Gênero:
Ação
Direção:
Bryan Singer
Roteiro:
Matthew Vaughn, Simon Kinberg
Elenco:
Adan Canto, Alexander Felici, Andreas Apergis, Anna Paquin, Bingbing Fan, Booboo Stewart, Daniel Cudmore, Ellen Page, Evan Jonigkeit, Evan Peters, Gregg Lowe, Halle Berry, Hugh Jackman, Ian McKellen, Jaa Smith-Johnson, James McAvoy, Jan Gerste, Jennifer Lawrence, Josh Helman, Lee Villeneuve, Lucas Till, Mark Camacho, Massimo Cannistraro, Michael Fassbender, Nicholas Hoult, Omar Sy, Patrick Stewart, Peter Dinklage, Robert Montcalm, Shawn Ashmore
Produção:
Bryan Singer, Lauren Shuler-Donner, Richard Donner, Simon Kinberg
Fotografia:
Newton Thomas Sigel
Montador:
John Ottman
Duração:
132 min.
Ano:
2014
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
22/05/2014
Distribuidora:
Fox Film do Brasil
Estúdio:
Bad Hat Harry Productions / Donners' Company / Twentieth Century Fox Film Corporation
Classificação:
12 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário