quinta-feira, 29 de maio de 2014

'NO LIMITE DO AMANHÃ': FICÇÃO CIENTÍFICA SURPREENDENTE E TOM CRUISE EM UM DE SEUS MELHORES PAPÉIS RECENTES


Bill Cage (Tom Cruise) é um soldado que cuida das relações públicas do exército e nunca esteve em um campo de batalha.

Quando tem que enfrentar sua primeira missão - uma invasão alienígena que pretende definir o destino da humanidade, ele percebe que não terá chance e morre nos primeiros minutos da batalha.

Só que algo misterioso acontece e ele terá que enfrentar a mesma batalha várias vezes, morrendo e retornando ao início até aprender a lidar com sua nova habilidade.

Essa é um resumo da trama de 'No Limite do Amanhã', aventura dirigida por Doug Liman e que estreia hoje em 289 salas em todo o Brasil.

O longa é uma surpreendente ficção cientifica e marca uma das melhores atuações de Tom Cruise nos últimos anos pois, com personagem mais complexo do que em seus papeis recentes, o astro mostra que ainda pode repetir o desempenho de filmes que o tornaram uma lenda em Hollywood.

Na trama - baseada no mangá 'All You Need is Kill' - a Terra é invadida por alienígenas, chamados Mimics.

Cage (Cruise) é um soldado que nunca entrou em combate - trabalha na área de relações públicas do exército - mas quando a grande batalha se aproxima, é escalado para a linha de frente para cobrir a possível vitória.

Após ser morto, ele acorda novamente no dia anterior e, aos poucos, percebe estar preso em um loop temporal.

Tom Cruise como Bill Cage, em cena do longa - Fotos dessa postagem: Divulgação/Warner Bros.

Com a ajuda de Rita Vrataski (Emily Blunt, fantástica), melhor guerreira da Unidade Americana de Defesa, tenta descobrir o segredo de sua habilidade e percebe que tem nas mãos uma arma poderosa.

Se a narrativa pode parecer confusa, a trama é tratada de forma direta, a edição mantém o ritmo interessante e mesmo com inúmeras repetições de cada situação, percebe-se a passagem do tempo em detalhes como a exaustão apresentada pelo personagem.

Além disso, o cineasta entende que o protagonista não é um robô que pode lutar e morrer todos os dias sem se abater e justamente por isso, ele enfrenta crises existenciais, momentos de cansaço e frustração, aproveitados por Cruise para mostrar um desempenho muito acima da média, assim como Emily Blunt, que mostra absoluto controle no papel da energética e nada sentimental Vrataski.

Emily Blunt, como Rita Vrataski

O inteligente roteiro, que teve versão final  de Christopher McQuarrie ('Os Suspeitos') cria uma atmosfera semelhante ao de 'Tropas Estelares', de Paul Verhoeven, mas faz melhor uso da tecnologia futurista para deixar o combate ainda mais divertido e mesmo um exoesqueleto, similar ao visto recentemente em 'Elysium', garante cenas perfeitas, comuns atualmente apenas em jogos e animes.

Os Mimics são outro elemento interessante: criaturas metálicas altamente tecnológicas, cuja origem são um mistério, tem visual impressionante, assim como sua movimentação em combate.

O filme só peca no exagero de clichês: vemos montes de situações óbvias que poderiam ser evitadas, como boa parte da narrativa faz tão bem - Hollywood precisa da presença de certos elementos para deixar seus produtores felizes e o filme sofre com isso.

Muitos desses momentos estão relacionados ao desenvolvimento da trama, mas basta dizer que 'Oblivion', também estrelado por Tom Cruise, sofre com questões similares.

Um dos Mimics do longa

Apesar de tudo isso, temos aqui um bom exemplo de blockbuster que diverte sem subestimar a inteligência do espectador e ainda se destaca pelo humor na medida certa e suspense criado em volta de problemas complexos que podem, ou não, ser resolvidos por meio da repetição.

Questões humanas também são importantes e exploram até que ponto a mente aguenta ser levada ao limite e essa combinação de fatores faz dessa ficção científica uma boa surpresa.

Confira o trailer estendido do longa:


*****
'NO LIMITE DO AMANHÃ'
Título Original:
THE EDGE OF TOMORROW
Gênero:
Ação
Direção:
Doug Liman
Roteiro:
Alex Kurtzman, Christopher McQuarrie, Joby Harold, Roberto Orci
Elenco:
Bill Paxton, Brendan Gleeson, Charlotte Riley, Dragomir Mrsic, Emily Blunt, Franz Drameh, Jeremy Piven, Jonas Armstrong, Kick Gurry, Madeleine Mantock, Tom Cruise, Tony Way
Produção:
Erwin Stoff, Gregory Jacobs, Jason Hoffs, Joby Harold
Fotografia:
Dion Beebe
Montador:
James Herbert
Trilha Sonora:
Christophe Beck
Duração:
113 min.
Ano:
2014
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
29/05/2014
Distribuidora:
Warner Bros.
Estúdio:
3 Arts Entertainment / Village Roadshow Pictures
Classificação:
14 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário