Depois de um domingo com sol e calor, esta segunda (19) em Cannes foi de céu encoberto, frio e vento forte.
A mudança drástica no tempo parecia o prenúncio do que veríamos na telona, pois, logo cedo, a primeira exibição do concorrente a Palma de Ouro ‘Foxcatcher‘, de Bennet Miller ('Capote') trouxe uma surpresa muito boa.
Conhecido por papeis cômicos - como em 'O Virgem de 40 anos' e 'Pequena Miss Sunshine', o ator Steve Carell deixou todo mundo boquiaberto com sua atuação sublime no drama de Miller.
Baseado em um fato real, o filme conta a história de John Du Pont (Carell, com prótese no nariz, irreconhecível), milionário herdeiro da indústria química Du Pont que decide montar um centro de treinamento para lutadores.
Ele convida Mark Schultz (Channing Tatum), campeão olímpico de luta livre, para participar do projeto e os dois estabelecem uma relação bastante próxima, até que o irmão do lutador, Dave (Mark Ruffalo), que também é atleta, aceita entrar no projeto e torna a relação dos três tensa e complicada.
Para quem não conhecia a história, o desfecho é um choque - mas, ainda que todo mundo saiba o trágico final, o longa se sustenta, graças a construção lenta e forte de Miller e a atuação memorável de Steve Carell, que assim é o primeiro favorito de fato e de direito ao prêmio de melhor ator em Cannes – com chances de dar aqui a largada rumo ao Oscar 2015.
Vale ressaltar que Mark Ruffalo também está muito bem e Channing Tatum não compromete.
Muito mais do que um drama real, Bennet Miller traça um paralelo entre fama e fracasso, e como o mundo lida com isso.
Além de fazer um ótimo filme, o diretor proporcionou a Steve Carell a melhor performance dramática de sua carreira, e que pode ser um divisor de águas para o ator, também conhecido pelo seriado de humor 'The Office'.
Confira o trailer de ‘Foxcatcher‘:
*****
Texto: Renato Marafon - CinePop
Nenhum comentário:
Postar um comentário