quinta-feira, 8 de maio de 2014

'EU, MAMÃE E OS MENINOS': PREMIADA DRAMÉDIA FRANCESA DESVENDA HOMOSSEXUALIDADE COM INTELIGÊNCIA


A comédia francesa 'Les Garçons Et Guillaume, à Table', depois de uma bem sucedida carreira na Europa, onde inclusive faturou no último César Prix nada menos que cinco prêmios - estreia hoje em 11 salas em todo o Brasil com o horroroso título 'Eu, Mamãe E Os Meninos'.

Se traduzido ao pé da letra, o título poderia ser 'Meninos e Guillaume, Está na Mesa' e se aqui não temos exatamente um longa engraçado - principalmente para os padrões brasileiros - pode ganhar o público mostrando uma história autobiográfica e surpreendente.

Concebido, dirigido e protagonizado pelo comediante francês Guillaume Gallienne, o longa começa num palco de teatro, onde a ideia ganhou espaço pela primeira vez numa peça de sucesso na França, que teve seus cinemas sempre lotados para vê-lo.

Guillaume Gallienne - à frente -em cena do longa - Fotos dessa postagem: Divulgação/Europa Filmes

O ator começa a narrar a própria vida e, daí em diante, essa voz no palco será intercalada com as cenas da trama, numa boa escolha.

Gallienne interpreta a si mesmo em diversas fases e também sua mãe, que o vê como uma figura delicada e feminina e lhe causa grande admiração.

O longa parece engrenar numa abordagem comum sobre homossexualidade, mas acaba seguindo um caminho mais complexo, entrando no campo de gênero, identidade e julgamento.

Cena do longa

Há uma grande reviravolta na trama, justamente o ponto que eleva o filme que poderia passar batido mas que deve ser visto.

Se algumas piadas funcionam e outras são desnecessárias - como as das cenas da masturbação coletiva no colégio interno e a passagem da colonterapia feita por uma alemã bem caricata - o longa se apoia em clichês para compor vários personagens, reforçando estereótipos de franceses e ingleses também.

Mas, ao contrário da maioria das comédias, não faz isso de forma agressiva e os momentos na Inglaterra são muito hilários.

Em cenas mais dramáticas, artifícios como chuva intensa causam uma certa vergonha alheia por não chegarem ao nível da sátira ou algo do tipo.

Cena do longa

Se vemos uma confusão entre comédia e drama na telona, mesmo assim, quando o personagem reflete sobre sua persona em relação aos outros, o longa consegue arrebatar o espectador e emocionar.

Nesses momentos mais reflexivos, vale destacar o belo olhar de Gallienne em relação às mulheres, à forma como cada uma respira e o inspira a admirar o feminino.

Por outro lado, seu aparente desconforto com o lado masculino se mostra tão interessante quanto sua delicadeza, fazendo pensar sobre o estereótipo frágil imposto aos homens franceses mundo afora.

Nesse sentido, o filme se ambienta em locais propícios para o conflito de imagem e força: no colégio interno, no exército, no spa, onde o personagem sempre se vê levado a questionar a própria identidade e tentar reafirmá-la.

Cena do longa

Apesar de ser longo além da conta, o filme surpreende e entrega mais do que uma visão bem humorada sobre a homossexualidade, tratando de julgamentos equivocados e a necessidade de compaixão para lidar com eles às vezes.

Confira o trailer do longa:

*****
'EU, MAMÃE E OS MENINOS'
Título Original:
LES GARÇONS ET GUILLAUME, À TABLE
Gênero:
Comédia Dramática
Direção:
Guillaume Gallienne
Roteiro:
Guillaume Gallienne
Elenco:
André Marcon, Françoise Fabian, Guillaume Gallienne
Duração:
85 min.
Ano:
2013
País:
França
Cor:
Colorido
Distribuição:
Europa Filmes
Estreia no Brasil:
08/05/2014
Classificação:
12 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário