sexta-feira, 23 de maio de 2014

FESTIVAL DE CANNES: NOVO LONGA DE XAVIER DOLAN EMOCIONA


A relação entre pais e filhos sempre rendem filmes acalorados, mas nada chega perto ao exagero poético que o jovem cineasta canadense Xavier Dolan impôs em 'Mommy', um dos destaques desta quinta, 22, no Festival de Cannes.

Aos 25 anos, Dolan chega com seu novo filme em Cannes apenas oito meses depois de exibir 'Tom na Fazenda' no Festival de Veneza.

A velocidade que o cineasta produz é tão assustadora quanto sua maturidade para tocar em assuntos delicados, como no caso de 'Mommy'.

A trama aborda a relação entre Diane, uma mãe viúva (Anne Dorval) e Steve, seu filho problemático (Antonie Olivier Pilon).

O adolescente sofre de ADHD, o que o torna extremamente agressivo.

A doçura do menino é despertada graças a Kyla (Suzanne Clement), a vizinha que sofre de gagueira - a vida dos três, até então limitada a seus problemas, ganha uma nova dimensão à partir desta amizade.

O diretor Xavier Dolan - de paletó azul - e o elenco de 'Mommy' em Cannes - People Fr.

Além da ótima atuação dos atores - com destaque para Anne Dorval, que já aparece como principal rival de Marion Cotillard e Julianne Moore ao prêmio de atriz – Dolan mostra todo seu talento fazendo várias cenas brincando com o tamanho da tela, uma alusão ao olhar dos personagens para a vida.

A cena em que Steve anda de skate ao som de Oasis e a tela – até então pequena – se expandindo a partir do movimento das mãos do personagem é de um lirismo absurdo - a cena está no trailer, abaixo.

Tocante, 'Mommy' é sim um filme exagerado, cheio de gritos e histeria, como se espera de uma história de Xavier Dolan.

Mas não é só isso. 

É também um filme belíssimo sobre o amor de mãe e filho, a amizade, a esperança e a aceitação da realidade - e deixa a mensagem que, por mais que a vida seja dolorida, vale sempre a pena se jogar nela.

Confira o trailer de 'Mommy':


*****
Texto: Janaína Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário