sexta-feira, 16 de maio de 2014

AUDIÊNCIAS DA SEMANA


Record volta a se estranhar com o Ibope; Silvio bate o 'SuperStar' novamente e nem rodeado de rapazes, Zeca Camargo consegue audiência para o 'Vídeo Show'.

Acompanhe:

RECORD VOLTA A BRIGAR COM O IBOPE POR AUDIÊNCIA PRÉVIA
*****
IBOPE AUMENTA A AMOSTRA E SÓ A GLOBO PERDE AUDIÊNCIA
*****
IBOPE EXPANDE MEDIÇÃO DE AUDIÊNCIA NA TV PAGA
*****
NA QUINTA, 'GERAÇÃO BRASIL' TEVE A PIOR AUDIÊNCIA E 'SEGUNDA DAMA' SUPERA MALHAÇÃO
*****
NA BRIGA DOS EX-GORDOS NA QUARTA, JÔ SOARES PERDE PARA O SENHOR BARRIGA NO 'THE NOITE'
*****
NA TERÇA, VÍDEO SHOW' TEVE MENOS AUDIÊNCIA DO QUE 'CHAVES'
*****
NA SEGUNDA, 'RODA VIVA' ENTREVISTA GOVERNADOR DO ACRE E DEIXA REDE TV! EM 6° LUGAR
*****
NO DOMINGO, SILVIO SANTOS DERROTA O 'SUPERSTAR' PELA 2ª VEZ
*****
Veja:

RECORD VOLTA A BRIGAR COM O IBOPE POR AUDIÊNCIA PRÉVIA

Acabou a trégua entre a Record e o Ibope: em menos de três dias, a emissora já formalizou duas reclamações ao instituto, com relação a diferença entre a medição prévia de audiência e os números consolidados.

Na segunda (12), a emissora reclamou sobre a diferença de 22% entre a audiência prévia (amostragem em tempo real) e os números consolidados (que saem no dia seguinte ao programa ser exibido) do SBT na noite de sexta (9).

Na terça (13), a Record fez uma nova reclamação: diz não entender o crescimento de até 23% de audiência de alguns programas da concorrência na noite de segunda.

O logo da Record - Divulgação

Um dos exemplos citados é o “SBT Brasil”, que marcou audiência prévia de 6,7 pontos e passou para 8,2 pontos nos dados consolidados do Ibope - cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo.

Na Globo, o “Jornal Nacional” registrou 22 pontos na prévia, e 24 pontos de média no consolidado.

É uma prática comum em televisão a utilização da medição de audiência em tempo real para guiar programas ao vivo.

E a Record, que tem 15 horas diárias ao vivo, se diz a maior prejudicada por esses problemas na aferição prévia do Ibope.

O Ibope não se pronunciou sobre o assunto.

IBOPE AUMENTA A AMOSTRA E SÓ A GLOBO PERDE AUDIÊNCIA

A Globo não deve estar feliz com as recentes mudanças na amostra de audiência do Ibope.

O instituto intensificou neste ano o aumento no número de domicílios participantes da medição de audiência em TV.

As mudanças na pesquisa, mais acentuadas em São Paulo, coincidem com a queda de audiência da Globo no ano, o único canal a perder público na região.

Em São Paulo, o número de domicílios com peoplemeter (aparelhos que aferem audiência) passou de 800 (dezembro/2013) para 930 (até abril) e deve chegar a mil neste mês.

O novo logo da Globo, agora branco - Divulgação

É justamente nesta região que a Globo perdeu 8% de seu público, passando de 14,3 pontos (média diária de janeiro) para 13,1 (média diária de abril) - cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo.

No período, a Record viu a sua audiência subir 27%, o SBT cresceu 20%, a Band, 30%, e a RedeTV!, 23%.

Até junho, o Ibope deve passar de 4.500 para 4.880 o número de peoplemeters instalados no país.

O investimento do instituto coincide com a chegada de um concorrente na medição de audiência: o alemão GfK.

Segundo o Ibope, a ampliação da amostra segue rigorosos padrões de qualidade para assegurar que a implantação não crie nenhum viés nos índices de medição de audiência.

IBOPE EXPANDE MEDIÇÃO DE AUDIÊNCIA NA TV PAGA

Com a TV paga crescendo rapidamente em faturamento e penetração, o Ibope correu para aumentar a sua amostragem de medição de audiência no setor.

A partir do dia 22 deste mês, o instituto expandirá a sua aferição de audiência em TV paga de nove para 15 regiões brasileiras.

Com a novidade, os dados de audiência de TV por assinatura passam a representar um universo de 30 milhões de indivíduos, um crescimento de 36% em relação à medição atual. 

A ampliação da amostra não terá custo adicional aos clientes do serviço.

As novas regiões que vão integrar a medição de audiência de TV paga são: Recife, Fortaleza, Vitória, Goiânia, Belém e Manaus.

Vista aérea de Manaus, cidade que passará a ter medição da TV paga aferida pelo Ibope - Diário de Manaus

A atual aferição conta com dados de São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis e Salvador.

O aumento no número de praças na medição de TV paga pode impactar nos índices dos canais pagos e abertos, uma vez que passam a fazer parte da pesquisa regiões como Amazonas, que está entre os cinco Estados com maior penetração de TV por assinatura no país.

Para o Ibope, a engorda da amostragem é significativa, já que a última mudança foi em 2012, quando a pesquisa em TV paga passou de oito para nove mercados.

É o Ibope se mexendo para enfrentar melhor o seu primeiro concorrente na medição da audiência da TV brasileira - o gigante alemão GfK começa suas operações em breve por aqui - inclusive, está iniciando o processo de entrevistas domiciliares para compor o seu painel estatístico.

Entrevistadores estão visitando residências que poderão integrar a amostragem do GfK, em 15 regiões do país e seus peoplemeters (aparelhos que aferem audiência) serão instalados no segundo semestre.

NA QUINTA, 'GERAÇÃO BRASIL' TEVE A PIOR AUDIÊNCIA E 'SEGUNDA DAMA' SUPERA MALHAÇÃO

Quinta (15) de altos e baixos na Globo, com a nova novela das 19h, 'Geração Brasil' tendo a pior audiência desde a estreia.

A trama das sete registrou 19,7 na Grande São Paulo.

Murilo Benício e Isabelle Drummond em cena de 'Geração Brasil' - Reprodução/TV Globo

Já a estreia da nova série estrelada por Heloísa Pelissé, 'Segunda Dama', cravou 15,0 pontos e superou a audiência de 'Malhação'(14,4).

Na madrugada, o 'Jornal da Globo' perdeu para o SBT (6,7 a 6,6).

Na Band, o 'Agora É Tarde' derrotou a Record (2,8 a 2,6).

NA BRIGA DOS EX-GORDOS NA QUARTA, JÔ SOARES PERDE PARA O SENHOR BARRIGA NO 'THE NOITE'

Na briga dos ex-gordos, o intérprete do Sr. Barriga - do cult seriado 'Chaves' - levou a melhor contra o 'Programa do Jô'.

Jô Soares - que cortou carboidratos e eliminou 45 quilos - ficou atrás do 'The Noite' mais uma vez na madrugada desta quarta (15).

Edgar Vivar, o Senhor Barriga da série 'Chaves', joga videogame com Danilo Gentili no 'The Noite' - Roberto Nemanis/SBT

No confronto, o talk show da Globo registrou 4,9 pontos na Grande São Paulo, contra 5,1 de Danilo Gentili, que entrevistou o ator mexicano Edgar Vivar - ele perdeu mais de 80 quilos após reduzir o estômago.

NA TERÇA, VÍDEO SHOW' TEVE MENOS AUDIÊNCIA DO QUE 'CHAVES'

O 'Vídeo Show' de terça (13) teve menos audiência do que a série 'Chaves', constantemente reprisada pelo SBT.

O programa da Globo registrou 7,7 pontos na Grande São Paulo - um de seus piores desempenhos - e o curinga do SBT, exibido à noite, cravou 8,0 pontos.

Foi assim que Zeca Camargo apareceu, felicíssimo com tanto homem bunito e sarado à sua volta, no 'Vídeo Show' de terça - Reprodução/TV Globo

A atração de Zeca Camargo dividiu o primeiro lugar com a Record.

Em seu horário, 'Chaves' ficou em terceiro.

NA SEGUNDA, 'RODA VIVA' ENTREVISTA GOVERNADOR DO ACRE E DEIXA REDE TV! EM 6° LUGAR

O 'Roda Viva' derrotou a Rede TV! na Grande SP nesta segunda (12).

Com a presença do governador do Acre, Tião Viana, no centro da roda, o programa da TV Cultura marcou 1,6 ponto, contra 1,1 da Rede TV!.

O Governador do Acre, Tião Viana, no 'Roda Viva' de segunda - Reprodução/TV Cultura

Na Record, Domingos Meirelles perdeu 28% de audiência desde a estreia e ficou atrás do SBT, com 6,3 pontos.

Ainda na Record, Roberto Justus marcou sua pior audiência em novo horário (2,8) e empatou com o 'CQC' (Band).

NO DOMINGO, SILVIO SANTOS DERROTA O 'SUPERSTAR' PELA 2ª VEZ

O reality 'SuperStar' perdeu pela segunda semana consecutiva para Silvio Santos.

Neste domingo (11),  o dono do SBT registrou 11,5 pontos na Grande São Paulo, contra 10,5 do programa da Globo, que liderou na média (10,0 a 9,1).

Silvio Santos no programa de domingo - Reprodução/SBT

À tarde, o clássico entre São Paulo e Corinthians deixou a Band na vice-liderança, com 6,9 pontos, contra 6,7 de 'Hora do Faro' e 5,8 de 'Eliana'.

A Globo, lógico, liderou exibindo a mesma partida, com 17,2 pontos.
*****
Cada ponto na medição do Ibope na Grande SP equivale a 65 mil domicílios.
*****
As informações dessa postagem são do site 'Notícias da TV' - assinado por Daniel Castro - e da coluna e blog 'Outro Canal' - assinador por Keila Gimenez para a 'Folha de S.Paulo'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário