quinta-feira, 15 de maio de 2014

'PRAIA DO FUTURO': TRAMA SIMPLES E BONS DESEMPENHOS DO TRIO DE PROTAGONISTAS


Se o diretor Karim Aïnouz consegue dar substância e densidade a seus personagens num grau absurdo, tornando tramas simples em grandes espetáculos cinematográficos, não foi diferente em seu mais novo projeto, 'Praia do Futuro' - que estreia hoje em 82 salas em todo o Brasil depois da estreia mundial no último Festival de Berlim.

Na trama, o protagonista é Donato (Wagner Moura), um militar do corpo de bombeiros que trabalha como salva-vidas na praia cearense que dá nome ao longa.

Wagner Moura como o protagonista Donato - Imagens dessa postagem: Divulgação/Califórnia Filmes

Depois de uma frustração no trabalho, ele salva das águas o turista alemão Konrad (Clemens Schick),abandona tudo no Brasil -  inclusive o irmão mais novo, Ayrton, que o venera  -  e parte para Berlim para viver um romance com Konrad.

Anos depois, acontecerá o confronto com o irmão já adulto ((Jesuíta Barbosa), que vai à capital alemã atrás dele e de respostas.

Aïnouz transforma essa trama simples num belo e tocante filme sobre perda e busca, temas recorrentes em sua filmografia de personagens sempre em trânsito, à procura de respostas para suas inquietações existenciais.

Justamente por isso, os motivos que levam Donato a tomar suas decisões não ficam claras logo de início - afinal, isso nem mesmo ele sabe - e cabe ao espectador ir juntando as peças para entender seu comportamento ao mesmo tempo em que ele mesmo vai se compreendendo.

Jesuíta Barbosa é Ayrton, irmão de Donato

Filmes assim dependem fundamentalmente de seus atores, da capacidade deles em contar muito dizendo pouco ou nada - e nesse sentido, o trio protagonista funciona muito bem.

Wagner Moura, como de hábito, se desafia e se supera num trabalho difícil: seu Donato carrega suas aflições e vivências no olhar, como se pudéssemos enxergar seu passado mesmo estando diante apenas do presente encenado.

Mesmo nas tão faladas cenas de nu e de sexo tórrido com o ator alemão só engrandecem sua composição de Donato.

E essa tridimensionalidade está presente também nos personagens do bom ator alemão Clemens Schick (conhecido mundialmente por ter interpretado Kratt, o guarda-costas do vilão Le Chiffre em '007: Cassino Royale'/2006) e da revelação brasileira Jesuíta Barbosa (dos longas 'Tatuagem'/2013, 'Serra Pelada'/2013 e da ótima série 'Amores Roubados'/2014).

Clemens Schick é Konrad

Assim, o longa tem sua força nos personagens densos e repletos de humanidade, sem esquecer-se da produção bem-acabada e alinhada com a história, da fotografia à trilha sonora.

Ao final, o cenário habitual do diretor: a estrada, sempre presente nos seus filmes, não só porque diz muito sobre os tipos que leva à telona, mas porquê também desnuda sua disposição em ir adiante, em direção a um cinema cada vez mais perfeito.

Confira o trailer do longa:


*****
'PRAIA DO FUTURO'
Gênero:
Drama
Direção:
Karim Ainouz
Roteiro:
Felipe Bragança, Karim Ainouz
Elenco:
Christoph Zrenner, Clemens Schick, Demick Lopes, Emily Cox, Fred Lima, Ingo Naujoks, Jean Philippe Kodjo Adabra, Jesuíta Barbosa, Maj. Barreto, Marcus Davis Andrade Braga, Natascha Paulick, Sabine Timoteo, Savio Ygor Ramos, Sophie Charlotte, Thomas Aquino, Wagner Moura, Yannik Burwiek
Produção:
Geórgia Costa Araújo, Hank Levine
Fotografia:
Ali Olay Gözkaya
Montador:
Isabela Monteiro de Castro
Trilha Sonora:
Volker Bertelmann
Duração:
106 min.
Ano:
2013
País:
Alemanha / Brasil
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
15/05/2014
Distribuidora:
Califórnia Filmes
Estúdio:
Coração da Selva / Hank Levine Film
Classificação:
14 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário