quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

'FRIENDS' NÃO VAI DEIXAR O CATÁLOGO DA NETFLIX EM JANEIRO

<>
Netflix brasileira continuará com a série em seu catálogo
<>

Nessa semana, os fãs brasileiros da cult série Friends ficaram apavorados com a notícia de que a Netflix retiraria a série do seu catálogo.

Mas calma, pessoal - isso só vale para o território norte-americano!

É que a Warner Bros. anunciou que criará um serviço de streaming para bater de frente com a Netflix e justamente por isso, vai tirar uma de suas séries de maior sucesso, Friends, do catálogo da concorrente e adicionar no seu próprio.

Assim, todas as temporadas deveriam deixar o catálogo da Netflix dia 1º de janeiro nos Estados Unidos.

Só que não foi bem assim.

De acordo com uma reportagem do The New York Times publicada nesta terça (3), a Netflix vai desembolsar 100 milhões de dólares para manter Friends em seu catálogo norte-americano pelo próximo ano.

O valor é mais que o triplo dos 30 milhões pagos anteriormente à WarnerMedia, que é dona dos direitos da série.

A notícia de que o seriado deixaria o catálogo da Netflix no dia 1º de janeiro de 2019 surgiu depois que alguns usuários notaram um aviso com a data limite na página de “Friends” na plataforma.

Segundo o New York Times, o acordo entre a Netflix e a AT&T, que comprou a Warner em junho deste ano, seria encerrado em dezembro, e as empresas já renegociavam os direitos da série há alguns meses.

Um dos fatores que complicou a negociação é o fato de que a AT&T pretende lançar um serviço de streaming próprio da Warner até o final do ano que vem.

Assim, produções como The Big Bang Theory e Mulher Maravilha podem encontrar uma nova casa online em breve.

“É o tipo de conteúdo que definitivamente queremos na nossa plataforma. E ele é claramente importante para a Netflix também”, disse Randall Stephenson, executivo da AT&T, sobre “Friends” numa conferência a investidores nesta terça.

Apesar de resolvido por enquanto, o impasse o futuro da série na Netflix depois de 2019 ainda está incerto.

O novo contrato não é exclusivo, o que significa que o programa vai fazer parte do catálogo tanto da gigante do streaming quanto do novo serviço da AT&T.

Por isso, as duas empresas já negociam um valor menor para que Friends continue na Netflix quando 2019 chegar ao fim.

Segundo as fontes do New York Times, aí sim a série pode mesmo sair do catálogo caso a empresa não chegue a um novo acordo com a AT&T.

Cada país tem seu acordo de licenciamento e direitos autorais, e como o serviço de streaming da Warner não chegará ao Brasil tão cedo, os direitos de Friends seguem com a Netflix em território nacional.

"Friends vai desaparecer da Netflix em Janeiro de 2019, quando a WarnerMedia lançar seu próprio serviço de streaming. Conforme os estúdios começarem a criar seus próprios serviços de streaming, a tendência é que a Netflix perca praticamente todo seu conteúdo não original", revelou Rich Greenfield, analista de negócios do Deadline.

Foto do Topo: Warner Bros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário