sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

'ELSEWORLDS' - CRÍTICA: CROSSOVER PROMETEU MUITO E NÃO ENTREGOU QUASE NADA


SINOPSES:

Episódio 1 (The Flash):

Na Terra-90, o Flash (John Wesley Shipp) consegue escapar de uma figura misteriosa que usa um livro poderoso para destruir a Terra.

Na Terra-1, a figura dá o livro para o psiquiatra do Asilo Arkham, John Deegan (David Ramsey), que o usa para reescrever a realidade de acordo com sua vontade.

No dia seguinte, Oliver Queen (Stephen Amell) e Barry Allen (Grant Gustin) despertam na vida um do outro: Oliver é o Flash e Barry está no corpo do Arqueiro Verde.

Ainda tentando entender a situação, Oliver acaba despertando o android A. M. A. Z. O. em uma operação do Time Flash.

No S. T. A. R. Labs, Flash e o Arqueiro tentam contar ao Time Flash sobre a troca, mas eles não acreditam e os prendem no laboratório.

Oliver e Barry usam suas habilidades invertidas para escapar.

Convencida da mudança, Iris West (Candice Patton) os ajuda a viajar para a Terra-38 para obter a ajuda de Kara Danvers / Supergirl (Melissa Benoist).

Na Terra-1, A.M.A.Z.O ameaça Central City. 

Cisco Ramon (Carlos Valdés) busca Oliver e Barry da Terra-38, com Kara e seu primo Clark Kent / Superman (Tyler Hoechlin) para ajudarem.

Depois de derrotar A. M. A. Z. O., Cisco tem vibrações da figura misteriosa com Deegan.

A figura percebe a vibração de Cisco e diz ao grupo que algo está chegando e eles não serão capazes de impedi-lo.

Enquanto Clark retorna para proteger a Terra-38, Oliver alerta o time que a vibração de Cisco aconteceu na Cidade de Gotham.

Episódio 2 (Arrow):

Em Gotham, Barry, Oliver e Kara acabam presos após entrar em uma briga com alguns bandidos.

Eles são socorridos por Kate Kane (Ruby Rose), que lhes diz Deegan está no Asilo Arkham.

O trio, com a ajuda de Caitlin e Diggle, se dividem em Arkham para enfrentar Deegan e encontrar o livro.

Apesar de conseguirem o "Livro do Destino", Deegan escapa e faz com que uma fuga em massa comece.

Durante um confronto com a prisioneira Nora Fries, Barry e Oliver são expostos ao gás do medo do Espantalho e acreditam que eram Eobard Thawne e Malcolm Merlyn, respectivamente e começam a lutar para se defender de seus arqui-inimigos.

Depois de parar a fuga, Kate, agora como a vigilante Batwoman, bate nos dois, tirando-os de suas alucinações diz para que eles deixem Gotham.

Eles vão para A. R. G. U. S. para restaurar a realidade, onde eles são avisados por Jay Garrick (John Wesley Shipp) sobre quem é a figura misteriosa, o Mar Novu / Monitor (LaMonica Garrett).

Barry, Oliver, Kara, o Flash da Terra-90 vão enfrentar Monitor, que explica que ele está a reescrever a realidade para testar mundos e ver se eles são capazes o suficiente para superar uma próxima crise que está por vir.

Monitor rouba o livro, escapa e retorna para Deegan.

Ele reescreve uma nova realidade, onde Barry e Oliver são criminosos conhecido como o Gêmeos do Gatilho, sem possuir poderes.

Eles são confrontados por um Superman de uniforme preto.

Episódio 3 (Supergirl):

Oliver percebe que o falso Superman é, na verdade, Deegan, o forçam a salvar inocentes para escaparem e começar a procurar o Cisco.

Kara, enquanto isso, está presa no S. T. A. R. Labs por Deegan e suas forças, incluindo uma versão da Terra-1 de Alex (Chyler Leigh).

Barry e Oliver localizam Cisco, no papel de chefe do crime de Central City e o convencem a acompanha-los para a Terra-38 como forma de destruir o Superman de preto.

Eles encontram Clark, que volta com eles para a Terra-1, enquanto Kara convence Alex a libertá-la.

Chegando na Terra-1, Clark e Oliver lutam contra Deegan e suas forças enquanto Alex, Barry, e Kara procuram o Livro do Destino.

Eles encontram o livro no Cofre do Tempo e levam para Clark, que restaura Barry e Oliver para seus corpos verdadeiros.

No entanto, Deegan recupera o livro e as tentativas de reescrever a realidade como era.

Para impedir o seu progresso, Barry e Kara tornam o tempo mais lento ao correr ao redor da Terra em direções opostas.

Clark, havia revelado que o livro o mostrou que iriam morrer nessa tentativa.

Oliver então confronta o Monitor, pedindo-lhe para poupar Barry e Kara, mas o Monitor demanda algo de Oliver em troca.

Clark, acompanhado por Lois, de Brainiac 5, e J'onn, lutam contra Deegan, que reviveu A. M. A. Z. O.

Barry e Kara são quase dilacerados por sua própria velocidade enquanto desaceleram o tempo, mas Oliver volta a tempo para a luta e atira no livro com uma flecha reforçada pelo Monitor.

Deegan volta para seu corpo, embora fortemente desfigurado, e a realidade é restaurada.

Depois de voltar para a Terra-38, Clark e Lois revelam a Kara que eles estão esperando um filho e vão voltar para Argo por um longo período de tempo, confiantes em deixar proteção da Terra-38 com ela.

Na Terra-1, Oliver é contatado por Kate, que diz que Deegan, agora encarcerado em Arkham, fez um novo amigo, o Psico-Pirata, que diz a Deegan: "mundos irão viver, mundos irão morrer, e o universo jamais será o mesmo."

CRÍTICA:

As séries do Arrowverse do canal The CW fazem todos os anos um crossover que une os heróis e conta uma história grandiosa.

Se em 2017 tivemos Crise na Terra-X como o mais bem-sucedido encontro dos heróis lutando contra suas versões nazistas, nesse 2018, tivemos uma troca de corpos entre Oliver Queen, o Arqueiro Verde, e Barry Allen, o Flash, que acordam em realidades alternativas e precisam encontrar uma forma de voltar tudo ao normal.

Aqui é possível conferir o personagem do Mar Novu (LaMonica Garrett), conhecido como Monitor, herói que surgiu nos quadrinhos em 1982, deixando a Terra 90 e falhando em testar a Terra 1, onde vivem Barry Allen (Grant Gustin) e Oliver Queen (Stephen Amell).

O Monitor

A ideia, interessante, rendeu bons momentos nos três episódios de Elseworlds - principalmente nas cenas com Grant Gustin e Stephen Amell - mas escancarou de vez a grande dificuldade que os roteiristas das séries de super-heróis do The CW tem em lidar com muitos personagens.

Pra começar, nesse ano eles simplesmente excluíram da trama todos os personagens de Legends of Tomorrow, que também faz parte do Arrowverse e já esteve em outros crossovers, exatamente pela quantidade de personagens.

Mas mesmo assim, enxugada em personagens, os episódios de Elseworlds têm equilíbrio zero entre o tempo de tela dos heróis.

Um dos exemplos é a Batwoman (Ruby Rose), uma das personagens mais aguardadas pelos fãs, que aparece no episódio de Arrow, mostra como está a cidade de Gotham, mas não faz nada além de ser reativa em relação ao que acontece na cidade.

A ação com a personagem se resume à uma cena e o único momento memorável é seu encontro com a Supergirl.

Quem esperava ver mais da icônica personagem feminina do universo Batman ficou bem chateado.

A Batwoman

Outro exemplo, esse gritante, é que roteiro escanteou nada menos que a Garota de Aço, uma coadjuvante de luxo da trama principal - as trocas de corpos entre Oliver e Barry - que fica em segundo plano durante toda a trama, inclusive no terceiro episódio, que está dentro de sua série.

Ela acompanha e tenta ajudar os verdadeiros protagonistas da história, mas a verdade é que não faria diferença nenhuma se ela também não tivesse participado do crossover - um desperdício claro do enorme talento de Melissa Benoist, que faz o que pode, mas acaba mesmo engolida pela trama.

Resultado de imagem para elseworlds melissa benoist
Benoist, Amell e Gustin em cena
A única justificativa para a presença da heroína - que até tem os poderes diminuídos para a história fluir - é a participação do Superman, só que aqui, Tyler Hoechlin aparece simplesmente patético, um namorado devotado de Lois Lane ( Elizabeth Tulloch, apagadíssima), que tem a coragem de dizer que a prima é mais poderosa do que ele e que, por isso, pretende se mudar para a cidade kryptoniana de Argus, deixando-a como a única filha de Krypton na Terra.

Clark e Lois: Banana e Bananinha

Em suas diferentes versões, o Superman, herói mais poderoso dos quadrinhos, nunca teve uma versão tão idiota quanto essa apresentada em Elseworlds - e olha que Hoechlin foi aclamado pelo público de Supergirl quando surgiu como Superman/Clark na série.

Por quê a Warner/DC/The CW revolveu empobrecer tanto assim o seu maior herói, só eles mesmos sabem.

Elseworldsacerta o tom quando foca em Barry e Oliver em diálogos impagáveis, mostrando a excelente química que Gustin e Amell sempre tiveram em cena - o que prova que o crossover poderia ter sido apenas entre eles.

Com supervelocidade, Oliver Queen acorda no mundo de Barry Allen e percebe aos poucos que a vida do velocista não é perfeita como parece ser.

Já Allen adquire as habilidades de luta e pontaria do Arqueiro e entende que o companheiro convive com ódio e raiva, que são seus combustíveis para ser um herói.

Em cada pequeno momento, Barry e Oliver sentem as dores um do outro e o resultado é que a relação dos personagens cresce muito durante todo o crossover.

Há, inclusive, uma boa discussão de Oliver sobre os heróis que “ganham” seus superpoderes em algum evento extraordinário e os que precisam treinar suas habilidades do zero, como ele fez.

Oliver e Barry, em cena como os Gêmeos do Gatilho: crossover poderia ter sido só com eles

Outro acerto é a transição natural entre os três episódios e como as histórias anteriores não afetam a compreensão do público.

Mesmo para quem não assiste The Flash, Arrow e Supergirl regularmente, duas ou três linhas de diálogo estabelecem em que ponto o herói está em sua história e não é necessário assistir às temporadas inteiras.

Isso mostra que o The CW, apesar de pecar ao lidar com muitos personagens, sabe conduzir a história de um crossover para que o público, mesmo o não fiel se divirta sem grandes complicações.

Apesar disso, Elseworlds não se destaca entre os crossovers principalmente tem toda a pinta de ser o “filme do meio” de uma grande trilogia.

Ele não é tão bom quanto o anterior e, mais do que desenvolver sua própria história, serve como uma introdução para o próximo encontro, já confirmado como a Crise nas Infinitas Terras - uma das HQs da DC mais impactantes de todos os tempos, justamente por reunir todas as 'Terras' em uma única - nas séries, Supergirl e Superman são da Terra 38, Arqueiro e Flash, da Terra 1.

Após a cena final de Elsewolds,com Oliver e Barry num bar tomando cerveja, vemos o logo do próximo crossover.

Veja:


Nos anos 1980, essa foi a maneira da DC dar um recomeço digno ao seu universo, juntando os heróis que realmente importavam em um único plano e descartando todos os outros que mais atrapalhavam do que ajudavam - casos da Supergirl Kara Danvers e do Flash Barry Allen.

Nos resta agora esperar que essa próxima reunião, que tem como base um dos eventos mais grandiosos dos quadrinhos, tenha mais equilíbrio e dê espaço para que cada um tenha seu momento heroico.

Elsewolds ficou devendo.

FOTOS:










TRAILER:


COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário