quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

'SNIPER AMERICANO': TIRO, PORRADA, BOMBA E PATRIOTISMO


SINOPSE:

Adaptado pelo aclamado roteirista Jason Dean Hall do livro 'American Sniper: The Autobiography of the Most Lethal Sniper in U.S. Militar History', o filme dirigido por Clint Eastwood conta a história real de Chris Kyle (Bradley Cooper), atirador de elite das forças especiais da marinha americana.

Durante cerca de dez anos ele matou mais de 150 pessoas, tendo recebido diversas condecorações por sua atuação na Guerra do Iraque.

Ao mesmo tempo que precisa se proteger dos inimigos que o fizeram de alvo, Kyle ainda tem que lidar com as dificuldades de ser um bom pai e marido mesmo estando do outro lado do mundo.

CRÍTICA:

Chris Kyle é considerado um dos atiradores de elite mais mortais da história, com 160 mortes confirmadas.

Seu livro de memórias detalhou os quatro tours como SEAL na Guerra do Iraque, além das dificuldades em se adaptar à paz ao retornar à sua casa.

Com momentos de heroísmo, muitas deles, possivelmente, exagerados, a adaptação cinematográfica, também chamada 'Sniper Americano' - que estreia hoje em 113 salas em todo o Brasil- mostra como Kyle se tornou um mito, sobreviveu a guerra e tentou ajudar outros veteranos.

Sniper Americano : Foto Bradley Cooper
Bradley Cooper como o Sniper Chris Kyle, em cena do longa - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Warner Bros.
Embora o longa tente discutir o conflito e o seu impacto sobre os soldados, nunca se aprofunda como deveria e o tom patriótico exagerado mais  atrapalha do que ajuda.

Esse americanismo exagerado e o fato de Kyle ser mostrado como grande herói fez muitas pessoas associarem o filme com uma propaganda pró-guerra, ainda mais pela posição política do diretor Clint Eastwood, conservador e republicano ferrenho.

Na verdade, o longa nunca se resolve -  se quer apenas exaltar um herói americano ou discutir questões mais sérias sobre a invasão ao Iraque.

Se os elementos para discussão e críticas estão presentes, estão escondidos sob escombros de grandes explosões e pelo destaque exacerbado dos atos de heroísmo do exército, situações que ficam bem na telona e fazem o público comum norte-americano pirar.

Sniper Americano : Foto Bradley Cooper, Sienna Miller
Sienna Miller interpreta a esposa de Kyle
Não é a toa que lá o longa é um sucesso absurdo de bilheteria, arrecadando mais de US$ 300 milhões desde sua estreia, na segunda quinzena de janeiro, já sendo considerado o filme de guerra com a maior bilheteria de todos os tempos em território americano.

De fato, as cenas de combate são interessantes e o roteiro bem amarrado, mas o filme funciona melhor quando Clint Eastwood acompanha de perto os conflitos internos do protagonista, vivido com extrema verdade por Bradley Cooper.

A sequência inicial, na qual Kyle decide ou não se deve derrubar um menino iraquiano é pesada, intensa e traz todo o horror da guerra de forma sufocante em apenas alguns minutos.

O roteiro ainda tenta criar outras situações bem legais – como quando um veterano reconhece Kyle em uma oficina de automóveis no Texas e o atirador mal consegue olhar nos olhos do homem -  mas são momentos raros e nem sempre capazes de oferecer insight necessário sobre a situação mental dos indivíduos.

Pela forma como o longa é narrado, o desenvolvimento psicológico fica sem espaço e esses momentos se tornam simples passagens de ligação, sem a importância devida.

Para apimentar as coisas, o roteirista Jason Hall cria rivalidade com um sniper inimigo chamado Mustafa, numa tentativa de criar duelo entre dois grandes homens - algo comum em faroestes - e essa rixa ajuda a explicar muitas das atitudes do protagonista, obcecado em salvar seus companheiros da mira certeira de Mustafa.

Sniper Americano : Foto Bradley Cooper, Clint Eastwood
Cooper e Eastwood, durante as filmagens
Bradley Cooper tenta fazer sua parte, mas nem sempre consegue dar conta.

Parecido com o personagem - musculoso, barbudo e com sotaque do Texas - o ator se esforça para convencer como cowboy que se tornou soldado de elite dos SEAL e, como sniper, procura manter olhar sempre atento, mesmo fora da zona de guerra.

Pena que nas cenas de família ele não consegue render tão bem, não encontrando o tom e colaborando para a falta de peso emocional do longa.

Felizmente, a bela fotografia e ótimos efeitos sonoros se sobressaem - não à toa, o longa é o mais cotado para levar todos os Oscar de categorias técnicas a que foi indicado.

Se a história de Kyle é interessante, Eastwood poderia ter tido mais cuidado ao tratar de um tema tão polêmico ou mais coragem na hora de aprofundar questões complexas e psicológicas.

Essas falhas afetam não apenas a qualidade da produção, mas também a interpretação do espectador sobre a obra, que é boa, mas poderia ser muito melhor.

OSCAR 2015:

O longa recebeu 6 indicações ao prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood:

Melhor Filme
Melhor Ator - Bradley Cooper
Melhor Roteiro Adaptado
Melhor Edição
Melhor Edição de Som
Melhor Mixagem de Som

Eastwood ficou de fora da indicação por direção.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'SNIPER AMERICANO'
Título Original:
AMERICAN SNIPER
Gênero:
Drama
Direção:
Clint Eastwood
Roteiro:
Jason Dean Hall, baseado no livro 'American Sniper' de Chris Kyle
Elenco:
Amie Farrell, Anthony Jennings, Assaf Cohen, Ben Reed, Billy Miller, Bradley Cooper, Brando Eaton, Brett Edwards, Brian Hallisay, Chance Kelly, Cory Hardrict, Darius Cottrell, Emerson Brooks, Eric Close, Eric Ladin, Erik Aude, Evan Gamble, Greg Duke, Jake McDorman, James Ryen, Jet Jurgensmeyer, Joel Lambert, Jonathan Kowalsky, Keir O'Donnell, Kyle Gallner, Leonard Roberts, Luke Grimes, Marnette Patterson, Max Charles, Mido Hamada, Navid Negahban, Owain Yeoman, Reynaldo Gallegos, Robert Clotworthy, Sam Jaeger, Sammy Sheik, Sienna Miller, Tim Griffin, Zack Duhame
Produção:
Andrew Lazar, Bradley Cooper, Clint Eastwood, Peter Morgan, Robert Lorenz
Fotografia:
Tom Stern
Montador:
Gary Roach, Joel Cox
Ano:
2014
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
19/02/2015
Distribuidora:
Warner Bros
Estúdio:
Warner Bros.

COTAÇÃO DO KLAU:

Um comentário:

Unknown disse...

Normalmente sempre destacar o papel do personagem principal, no entanto, eu acho que merece menção o personagem que conseguiu o ator Erci Ladin, que durante a sua curta carreira no cinema, participou mais em thrillers ou terror.Salir de esse gênero de filmes, foi incrível.

Postar um comentário