quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

'O DUPLO': BOA INTERPRETAÇÃO DE JESSE EISENBERG SALVA ROTEIRO CONFUSO


SINOPSE:

Adaptação do clássico do russo Fiódor Dostoiévski, a trama mostra os dias de Simon ((Jesse Eisenberg), um rapaz tímido, solitário, rejeitado pela mãe e desprezado pela amada, Hannah (Mia Wasikowska).

Certo dia, ele tem um choque ao conhecer seu novo colega de trabalho, James, que é praticamente idêntico a ele, mas seu oposto em termos de personalidade.

CRÍTICA:

A trama do clássico do russo Fiódor Dostoiévski por si só já era uma boa história.

Sua versão cinematográfica, 'O Duplo' - que estreia hoje em 8 salas em todo o Brasil - ousa ao dar nova roupagem para a história original e se sai bem.

O responsável pela ousadia é Richard Ayoade, diretor e comediante ainda em início de carreira, que dublou a animação 'Os Boxtrolls' e aqui, investiu em um roteiro que, se mantém a premissa da obra publicada em 1846, desnuda cenários e atuações com um jeito pop, embora mantenha o aspecto sombrio de seus personagens.

Mas o filme não renderia como rende se não tivesse como protagonista Jesse Einsenberg: o próximo Lex Luthor das telonas é Simon, um tímido e desolado trabalhador de uma grande corporação.

O Duplo : Foto Jesse Eisenberg
Jesse Einsenberg como Simon, em cena do longa - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Europa Filmes
Simon mora sozinho, a mãe está internada em um abrigo para idosos e sua principal preocupação é tentar se aproximar de Hannah (Mia Wasikowska, de 'Alice No País Das Maravilhas').

É então que surge um novo funcionário em seu local de trabalho, James, que sé é fisicamente idêntico a ele, psicologicamente é o exato oposto de Simon, exalando confiança, carisma e principalmente, sedução.

Para o horror do protagonista, James começa a tomar conta de sua vida e conquistar o que ainda lhe resta.

O Duplo : Foto Mia Wasikowska
Mia Wasikowska é Hannah, interesse amoroso dos dois 
Embora o filme brinque com o existencialismo e seja uma versão exagerada da vida contemporânea dominada pelo trabalho diário repetitivo, o roteiro nos mostra, mesmo com algumas falhas, um inconsistente mundo distópico, sombrio e recheado de pequenos exageros estéticos, como suas cores ocres ou seu jeito obsoleto.

A trilha sonora, que mistura música clássica com sintetizadores típicos dos anos 80 e sons de bandas pop irritantes, criam um ambiente claustrofóbico do qual muitas vezes o próprio espectador parece disposto a escapar.

Felizmente, tudo se salva com a grande atuação de Einsenberg, carismática e por vezes tão bem-humorada como os espaços do roteiro parecem permitir, mesmo que a edição seja imprecisa, o que impede que o ponto central dessa história - a oposição entre o que podemos ser e aquilo que gostaríamos de ser - ganhe profundidade.

O Duplo : Foto Jesse Eisenberg
Einsenberg, à esquerda como Simon e à direita, como James
Ayoade está ganhando espaço com sua estética longe do comum e suas tramas com personagens jovens estranhíssimos, algo que já apresentou com 'Submarino'.

Aqui, apresenta um mundo tomado pela repetição e pela fuga das identidades particulares - tão sufocante que o início e o final de sua narrativa nos mostram que talvez, para alguns, seja impossível continuar simplesmente existindo.

Enquanto aguardamos os próximos grandes lançamentos, esse longa feito em 2013 e que agora finalmente estreia aqui no Brasil, é uma bem vinda pedida para essa semana.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'O DUPLO'
Titulo Original:
THE DOUBLE
Gênero:
Drama
Direção:
Richard Ayoade
Roteiro:
Avi Korine, Richard Ayoade
Elenco:
Andrew Gruen, Bruce Byron, Cathy Moriarty, Chris O'Dowd, Christopher Morris, Craig Roberts, Dirk Van Der Gert, Donal Cox, Gabrielle Downey, Gemma Chan, J. Mascis, James Fox, Jesse Eisenberg, Jon Korkes, Karima Riachy, Kierston Wareing, Kim Noble, Kobna Holdbrook-Smith, Liam Bewley, Lloyd Woolf, Lydia Ayoade, Mia Wasikowska, Morrison Thomas, Nathalie Cox, Noah Taylor, Paddy Considine, Phyllis Somerville, Sally Hawkins, Stuart Silver, Susan Blommaert, Tim Key, Tony Rohr, Wallace Shawn, Yasmin Paige
Produção:
Amina Dasmal, Robin C. Fox
Fotografia:
Erik Wilson
Montador:
Chris Dickens, Nick Fenton
Trilha Sonora:
Andrew Hewitt
Duração:
93 min.
Ano:
2013
País:
Reino Unido
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
26/02/2015
Distribuidora:
Europa Filmes
Estúdio:
Alcove Entertainment
Classificação:
14 anos

COTAÇÃO DO KLAU:


Nenhum comentário:

Postar um comentário