segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

OSCAR 2015: 'BIRDMAN' É O GRANDE GANHADOR


A 87ª edição do Oscar aconteceu na noite deste domingo (22) e teve de tudo: de Neil Patrick Harris - que abriu com ótimo número musical, mas que deu algumas escorregadas ao longo da festa - ao discurso de Patricia Arquette ('Boyhood - Da Infância à Juventude') pregando que atrizes e atores tenham o mesmo salário, passando por Lady Gaga, cantando lindamente um compilado de músicas de 'A Noviça Rebelde' - que completa 50 anos em 2015.

'Birdman', que concorria a nove Oscar, foi o grande vendedor da noite - levando as estatuetas de Melhor Filme, Melhor Diretor (Alejandro González Iñarritu), Melhor Roteiro Original e Melhor Direção de Fotografia.

Veja o diretor Iñarritu recebendo sua estatueta de melhor diretor :


Veja o diretor Iñarritu recebendo o Oscar de Melhor Filme:


Com o mesmo número de indicações, 'O Grande Hotel Budapeste' teve de se contentar com estatuetas menos importantes, levando os Oscar de Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem e Penteado e Melhor Direção de Arte.

Por "Para sempre Alice", Julianne Moore foi a Melhor Atriz.

Além do Oscar, a Diva ruiva, pelo mesmo papel, levantou nessa temporada o Spirit Awards, o Globo de Ouro, o Bafta e o SAG - prêmio do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos.

Veja Julianne Moore recebendo seu Oscar:


Contra todos os prognósticos, o Oscar de Melhor Ator foi para Eddie Redmayne ('A Teoria de Tudo'), desbancando o favorito Michael Keaton ("Birdman').

Keaton levou na temporada o Globo de Ouro na categoria Comédia ou musical, mas também tinha perdido no Bafta para Eddie Redmayne.

Outra atriz muito premiada na temporada foi Patricia Arquette: no sábado, a atriz de 'Boyhood' já tinha levado o Spirit Awards e nesse domingo, levou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.

Nos agradecimentos, Arquette levantou a plateia ao pleitear salários iguais para atores e atrizes - Meryl Streep aplaudiu de pé, efusivamente.

Veja o momento:


Na categoria Melhor Ator Coadjuvante, outra barbada: JK Simmons levou, como já tinha levado o SAG, Spirit Awards, o Bafta e o Globo de Ouro.

Veja JK Simmons recebendo seu Oscar:


Também ganhador do Spirit Awards, o longa polonês 'Ida', que trata dos efeitos do nazismo e do comunismo na Polônia, e venceu mais de 70 prêmios por todo o mundo, levou também o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Os momentos hilários ficaram por conta da atriz e cantora Idina Menzel - que ao anunciar a categoria de Melhor Canção, se 'vingou' do seu companheiro de apresentação da noite, John Travolta, que no Oscar de 2014 tinha errado o nome dela ao anuncia-la.

A tocante música 'Glory', do filme 'Selma' , arrancou lágrimas dos presentes e muitos aplausos ao ser apresentada ao vivo - merecidos, já que ela foi eleita a Melhor Canção.

A grande falha da noite aconteceu no 'In Memoriam', apresentado por Meryl Streep: todo mundo estava lá - o ator Robin Willians, a atriz Lauren Bacall e até personalidades menos ligadas à premiação, como Gabriel García Márques, menos a Diva Joan Rivers, que ficou de fora da tradicional homenagem que o Oscar faz aos artistas mortos no ano anterior à cerimônia.

Insatisfeitos, fãs reclamaram muito nas redes sociais.

Deu tanto o que falar, que a Academia, horas depois, foi obrigada a soltar um comunicado:
“Joan Rivers está entre os muitos artistas e cineastas merecedores, que infelizmente ficaram de fora do quadro In memoriam, na premiação do Oscar desse ano. Apesar disso, ela está inclusa em nossa galeria In memoriam no site Oscar.com.”, explicou a Academia.

O melhor momento da noite foi quando Lady Gaga subiu ao palco para cantar, com uma voz maravilhosa e muito bem colocada, um compilado de músicas de 'A Noviça Rebelde', que neste 2015 completa 50 anos desde o seu lançamento.

Confira:


Aplaudida de pé, Gaga ainda introduziu a estrela do musical, Dame Julie Andrews - igualmente ovacionada - que  em seguida apresentou a categoria Melhor Trilha Sonora.

Quanto ao apresentador da noite: Neil Patrick Harris começou muito bem, fazendo um dos melhores musicais de abertura da festa de todos os tempos, mas foi se perdendo no decorrer da noite, com piadas absolutamente sem graça e uma troca interminável de smokings.

Neil Patrick Harris: não precisava, né? - Getty Images
Numa dessas trocas, fingiu que não deu tempo e retornou ao palco de cuecas, só para mostrar o corpão - ô gay exibido!!

Confira a lista completa de ganhadores do Oscar 2015:

Melhor Filme
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)

Melhor Diretor
Alejandro González Iñarritu (Birdman)

Melhor Ator
Eddie Redmayne (A Teoria de Tudo)

Melhor Atriz
Julianne Moore (Para Sempre Alice)

Melhor Ator Coadjuvante
J.K. Simmons (Whiplash - Em Busca da Perfeição)

Melhor Atriz Coadjuvante
Patricia Arquette (Boyhood - Da Infância à Juventude)

Melhor Roteiro Original
Alejandro G. Iñarritu, Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris, Jr. e Armando Bo (Birdman)

Melhor Roteiro Adaptado
Graham Moore (O Jogo da Imitação)

Melhor Filme Estrangeiro
Ida, de Paweł Pawlikowski (Polônia)

Melhor Animação
Operação Big Hero

Melhor Documentário
Citizenfour

Melhor Canção Original
"Glory" (Selma)

Melhor Trilha Sonora Original
Alexandre Desplat (O Grande Hotel Budapeste)

Melhor Direção de Fotografia
Emmanuel Lubezki (Birdman)

Melhor Montagem
Whiplash - Em Busca da Perfeição

Melhor Figurino
O Grande Hotel Budapeste

Melhor Maquiagem e Penteado
O Grande Hotel Budapeste

Melhor Direção de Arte
O Grande Hotel Budapeste

Melhor Mixagem de Som
Whiplash - Em Busca da Perfeição

Melhor Edição de Som
Sniper Americano

Melhores Efeitos Visuais
Interestelar

Melhor Curta-Metragem
The Phone Call

Melhor Curta-Metragem de Documentário
Crisis Hotline: Veterans Press 1

Melhor Curta-Metragem de Animação
O Banquete

Nenhum comentário:

Postar um comentário