quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

'CORAÇÕES DE FERRO': DESEMPENHO ACIMA DA MÉDIA DOS ATORES SUPERA POUCA AÇÃO E ROTEIRO FRACO



SINOPSE:

Durante o final da Segunda Guerra Mundial, um grupo de cinco soldados americanos é encarregado de atacar os nazistas dentro da própria Alemanha.

Apesar de estarem em quantidade inferior e terem poucas armas, eles são liderados pelo enfurecido Wardaddy (Brad Pitt), sargento que pretende levá-los à vitória, enquanto ensina o novato Norman (Logan Lerman) a lutar.

CRÍTICA:

'Corações de Ferro' - em exibição em 145 salas em todo o Brasil - não mostra nenhuma batalha vital para a vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundial, muito menos a evolução gradativa do conflito.

Apenas segue uma tripulação de tanque ( o 'Fury' do título original) totalmente abalada pela violência, enquanto cada um deles tenta sobreviver aos últimos dias do evento mais sangrento da Humanidade.

Embora a paz esteja próxima, a resistência nazista é pesada e os veículos americanos não são páreo para os blindados alemães.

Como consequência, o perigo para a tripulação do blindado americano continua tão grande quanto no auge dos combates, e essa tensão, combinada com a ansiedade pela volta para casa, conduz o filme.

Corações de Ferro : Foto Brad Pitt
Brad Pitt como o comandante Collier, em cena do longa - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Sony Pictures
Don "Wardaddy" Collier (Pitt) lidera uma tripulação veterana que atravessou a África e a Europa no tanque Fury e é a escolha de mostrar a história desses homens sem tom épico foi das mais acertadas.

Conhecemos a equipe logo após um de seus membros ser morto, todos discutem, um joga a culpa no outro enquanto tentam voltar à segurança de sua base - o que nos mostra personagens complexos e destruídos pelo terror do combate.

O restante da equipe é composta por Trini Garcia (Michael Peña), o motorista beberrão, Boyd Swan (Shia Labeouf), um soldado temente a Deus, e Grady Travis (Jon Bernthal), o mecânico valentão e bastante agressivo.

Corações de Ferro : Foto Brad Pitt, Logan Lerman, Michael Peña, Shia LaBeouf
O esquadrão reunido
Os traumas de seus dias de batalha estão marcados em seus rostos e, por isso mesmo, não levam nada bem o fato do exército obrigá-los a suportar Norman Ellison (Logan Lerman), novato sem experiência em combate que substitui seu companheiro morto - é pelos seus olhos que conhecemos melhor a tripulação.

O filme funciona, em grande parte, devido às boas atuações - destaque para Pitt, ótimo como a muito não se via como o comandante obrigado a tomar decisões difíceis para manter seus homens vivos, convencendo ao dar ordens a soldados e se tornando interessante mesmo quando o vemos como um combatente exausto e sem propósito além da vida no tanque.

Jon Bernthal também está bem, sabe como intimidar seus companheiros e, aos poucos, entendemos melhor os motivos do personagem agir dessa forma.

Até mesmo o jovem Logan Lerman consegue segurar o protagonismo do seu Ellison.

Corações de Ferro : Foto Logan Lerman
Logan Lerman como  Ellison
O maior problema do filme é o roteiro, com batalhas não muito empolgantes e algumas cenas que simplesmente não funcionam, longas demais e fora de propósito.

O longa também não mostra nada novo sobre a guerra, uma sensação de que "já vimos tudo isso antes".

O acerto está no desenvolvimento dos personagens e no realismo do conflito, mesmo que este seja completamente ignorado na batalha final - quando a vontade de produtores se faz valer e o filme ganha ares de longa de super-heróis, o que apenas deixa clara a necessidade de Hollywood de criar situações épicas e exageradas mesmo quando a narrativa tenta fazer o oposto durante 90% de sua duração.

Tirante esse final, o longa é uma boa diversão

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'CORAÇÕES DE FERRO'
Título Original:
FURY
Gênero:
Ação
Direção:
David Ayer
Roteiro:
David Ayer
Elenco:
Alicia von Rittberg, Anamaria Marinca, Brad Pitt, Brad William Henke, Christopher Maleki, Daniel Betts, Edin Gali, Jason Isaacs, Jim Parrack, Jon Bernthal, Kevin Strom, Kevin Vance, Laurence Spellman, Logan Lerman, Michael Peña, Scott Eastwood, Shia LaBeouf, Xavier Samuel
Produção:
Bill Block, David Ayer, Ethan Smith, John Lesher
Fotografia:
Roman Vasyanov
Montador:
Dody Dorn
Trilha Sonora:
Steven Price
Duração:
134 min.
Ano:
2014
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
05/02/2015
Distribuidora:
Sony Pictures
Estúdio:
Columbia Pictures / Crave Films / Grisbi Productions, Le / Huayi Brothers Media / LStar Capital / QED International
Classificação:
16 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário