quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

'ANNIE': DIREÇÃO FRACA DERRUBA MUSICAL E TORNA O LONGA ESQUECÍVEL


SINOPSE:

Annie (Quvenzhané Wallis) é uma jovem órfã que vive em um orfanato comandado com mão de ferro pela senhorita Hannigan (Cameron Diaz).

Sua vida muda ao ser escolhida para passar alguns dias na mansão de um milionário e político (Jamie Foxx), onde acaba fazendo amizade com seus funcionários e sendo usada para fins eleitoreiros.

Só que o amor paterno fala mais alto...

CRÍTICA:

Primeiro, ela surgiu num livro, escrito por Thomas Meehan.

Depois, foi protagonista de um programa de rádio de grande audiência nos anos 1940 - 'The Litlle Orphan Annie' - o primeiro passo para virar musical de grande sucesso na Broadway.

Não tardou e a garota Annie chegou às telonas pela primeira vez em 1982, com direção de John Huston e com a presença de Albert Finney no elenco.

O filme era bom mas não foi uma unanimidade, conseguindo a proeza de receber indicações ao Oscar e ao Framboesa de Ouro no mesmo ano.

Agora, a história da garotinha órfã volta as telonas mas o resultado, infelizmente, ficou muito aquém do que a história poderia render.

'Annie' (2014) - em exibição em 64 salas em todo o Brasil - não só ficou sem indicações ao Oscar como ainda concorre em duas categorias no Framboesa - incluindo Pior Atriz Coadjuvante para Cameron Diaz, merecidíssimo, aliás.

A trama é das mais conhecidas: ao lado de um grupo de garotas, Annie (Quvenzhané Wallis) vive em Nova York, em um lar temporário administrado por uma rancorosa mulher, Miss Hannigan (Cameron Diaz).

Determinado dia, Annie cai na rua e quase é atropelada, sendo salva no último instante pelo bilionário Will Stacks (Jamie Foxx), que está concorrendo ao cargo de prefeito da cidade.

Fotos dele salvando a garota chegam na mídia e ele acaba incentivado a utilizar a menina para subir nas pesquisas, o que faz com que ele acabe levando-a para morar em seu grande apartamento de luxo.

Com o passar do tempo, é claro, os dois vão se aproximando, numa relação de pai e filha.

Produzido por Will Smith, sua mulher Jada Pinkett Smith e Jay-Z, a nova versão ganhou destaque na mídia por ser protagonizada por atores negros.

Só que não importa que são 'atores negros', importa que são excelentes atores: Quvenzhané Wallis (como Annie) e Jamie Foxx (como o milionário Benjamin Stacks).

Importa, sim,  é que nem esta dupla de peso foi capaz de salvar a produção.


Annie : Foto Jamie Foxx, Quvenzhané Wallis
Quvenzhané Wallis (como Annie) e Jamie Foxx (como o milionário Benjamin Stacks) - Fotos dessa postagem: Divulgação.Sony Pictures
A jovem atriz de 12 anos - indicada ao Oscar de Melhor Atriz por sua impecável atuação em 'Indomável Sonhadora' - faz boa presença na telona e até canta bem, enquanto que Foxx, vencedor do Oscar por 'Ray', também mostra uma boa desenvoltura.

O problema é o filme em si.

A direção de Will Gluck (do bom 'A Mentira' e do irregular, mas divertido 'Amizade Colorida') transformou a história genial num longa absolutamente sem personalidade, que não emociona e nem diverte.

Até os números musicais são muito ruins: temas clássicos como "Tomorrow", para mim uma das mais sensacionais músicas de todos os tempos, surgem pasteurizados,sem emoção, nem consistência.


Annie : Foto Cameron Diaz
Cameron Diaz em seu pior papel nas telonas
A direção irregular é a maior responsável pelo filme ser o que é, uma obra sem conflito significativo, onde o roteiro investe tudo em seu ato final só para justificar um momento de redenção - que todo mundo já sabia que iria acontecer.

Até o mote principal da história - o sonho de Annie em conhecer os pais verdadeiros - é mostrado de forma pouco emotiva.

O que vale são as locações novaiorquinas - inclusive a cena final, no bairro negro do Harlem, mostrado aqui em todo o seu apogeu e com a fotografia, direção de arte e figurinos ajudando.


Annie : Foto Cameron Diaz, Jamie Foxx, Quvenzhané Wallis, Rose Byrne
A cena final no Harlem salva o longa 
O elenco conta ainda com as presenças de Rose Byrne, Bobby Cannavale e David Zayas, mas legal mesmo são as participações especiais de Mila Kunis, seu marido Ashton Kutcher e Rihanna - que fazem uma divertida paródia de 'Crepúsculo'.

Enfim: para quem adora a história como eu, essa versão é uma grande decepção, um filme bobo, fadado ao esquecimento.

A versão de John Huston costuma sempre estar em oferta nos melhores sites que vendem DVDs - compre, divirta-se e se recuse a ir ao cinema ver essa nova versão, uma bobagem.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'ANNIE'
Título Original:
ANNIE
Gênero:
Musical
Direção:
Will Gluck
Roteiro:
Aline Brosh McKenna, Will Gluck, baseados no livro de Thomas Meehan
Elenco:
Adewale Akinnuoye-Agbaje, Amanda Troya, Beth Rowe, Bobby Cannavale, Brad Bong, Cameron Diaz, David Zayas, Eden Duncan-Smith, Jamie Foxx, Nicolette Pierini, Paulina Simkin, Peter Van Wagner, Quvenzhané Wallis, Raushanah Simmons, Rose Byrne, Stephanie Kurtzuba, Zoe Margaret Colletti
Produção:
Caleeb Pinkett, Jada Pinkett Smith, James Lassiter, Jay Brown, Jay-Z, Tyran Smith, Will Gluck, Will Smith
Fotografia:
Michael Grady
Montador:
Tia Nolan
Trilha Sonora:
Greg Kurstin
Duração:
117 min.
Ano:
2014
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
12/02/2015
Distribuidora:
Sony Pictures Entertainment
Estúdio:
Overbrook Entertainment / Sony Pictures Entertainment

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário