sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

LEONARD NIMOY: INTÉRPRETE DE SPOCK NOS DEIXOU HOJE, VÍTIMA DO FUMO


Nem Klingons, nem Khan.

O inimigo que o oficial de ciências e depois capitão de espaçonave, comandante e finalmente embaixador Spock, filho de Sarek, um dos mais renomados seres do planeta Vulcano, enfrentou nos últimos tempos e que ele não pode combater com seus parceiros da tripulação da USS Enterprise foi aquele que o matou: o vício em tabaco.

Leonard Nimoy, ator que interpretou o Sr.Spock na série e nos filmes da franquia "Jornada nas Estrelas", morreu nesta sexta (27), em sua casa de Los Angeles, aos 83 anos.

A informação foi confirmada ao jornal "The New York Times" pela mulher do ator, Susan, que declarou que Nimoy morreu vítima de uma doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e que estava em estado terminal.

O ator havia sido foi internado às pressas em um hospital de Los Angeles no último dia 19, com fortes dores no peito.

Segundo fontes policiais ouvidas pelo TMZ, ele precisou ser atendido por paramédicos do serviço 911, após começar a se sentir mal e em seguida, foi transferido para o Medical Center da Universidade da Califórnia.

O diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) havia sido anunciado por Nimoy em fevereiro de 2014.

O termo é utilizado para descrever doenças pulmonares crônicas como enfisema, bronquite crônica e asma e está relacionado ao tabagismo.

O ator foi fumante compulsivo durante décadas, mas largou o vício há cerca de 30 anos.

Nos últimos meses, precisou visitar o hospital várias vezes devido a complicações decorrentes da doença.

Crítico severo dos males provocados pelo tabaco, ele chegou a postar mensagens no Twitter alertando sobre o consumo prolongado da substância. 

"Fumantes, entendam por favor. Se você parar de fumar depois de ser diagnosticado com lesões no pulmão, será tarde demais. Vovô diz: aprenda com minhas lições".

Nimoy esteve no Brasil para lançar um livro e deu uma entrevista ao 'Programa do Jô'.

Confira:


Leonard Simon Nimoy nasceu em Boston, no dia 26 de março de 1931.

Além de ator, ele também foi poeta, pintor e fotógrafo e também atuou na clássica série "Missão: Impossível" - entre 1969 e 1971.

Ele participou de todos os longas da saga na transposição de 'Star Trek' da TV para o cinema.

Seu último trabalho foi novamente dando vida a Spock, no longa "Além da Escuridão: Star Trek", de 2013.

Este é o segundo longa da franquia sob direção de J.J. Abrams desde a retomada com "Star Trek", em 2009, em que o ator também está no elenco.

Nimoy ainda reviveu seu mais famoso personagem em 2012, quando dublou um Spock de brinquedo que Leonard (Johnny Galecki) dá de presente a Sheldon (Jim Parsons), na série 'The Big Bang Theory'.

No episódio "The Transporter Malfunction", o boneco encoraja o nerd a abraçar sua forma "humana" e a brincar com um brinquedo de transportador ainda guardado na caixa.

Em entrevista à revista "The Hollywood Reporter", Nimoy afirmou ter aproveitado bastante a experiência:
"É uma equipe talentosa e um show inteligente; eles me fizeram sentir bem-vindo".

Relembre a participação:

O ator chegou a lançar duas espetaculares autobiografias, que valem uma lida : "I Am Not Spock", de 1977, e "I Am Spock", de 1995. 

 Na primeira, ele escreveu: 
 "Em Spock, eu finalmente encontrei o melhor dos dois mundos: ser amplamente aceito na visão do público e ainda ser capaz de continuar a interpretar o forasteiro isolado por meio do personagem de Vulcan"

 Entre seus últimos trabalhos, figuram ainda a série "The Fringe", na qual interpretou o Dr. William Bell, e o filme "Transformers: O Lado Oculto da Lua", no qual deu voz a Sentinel Prime. 

 Logo após a notícia da sua morte, evidentemente que vários RIPs foram feitos. 
 Esse só mostra Nimoy  sempre sorrindo - e ele era exatamente assim: um ser de bem com a vida e que amava o que fazia. 

 Veja:


*****

Nenhum comentário:

Postar um comentário