terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

A SEMANA NO CINEMA


O astro de 'O Corvo', Brandon Lee, faria 50 anos nessa semana, se não tivesse morrido nas filmagens - confira matéria especial.

Veja também: Kevin Spacey no novo filme de Barry Sonnenfeld ('MIB'); Angelina Jolie, quer seu marido Brad Pitt como protagonista do seu novo longa;  Regina Casé como melhor atriz do Festival de Sundance; os ganhadores do principal prêmio de animação, o Annie Awards - e mais!

Confira:
BAFTA: MIKE LEIGH SERÁ HOMENAGEADO PELO CONJUNTO DE SUA OBRA
*****
ANNIE AWARD 2015: 'COMO TREINAR O SEU DRAGÃO 2' DOMINA PRINCIPAL PRÊMIO DA ANIMAÇÃO
*****
FESTIVAL DE SUNDANCE: REGINA CASÉ LEVA PRÊMIO DE MELHOR ATRIZ
*****
ANGELINA JOLIE QUER BRAD PITT COMO PROTAGONISTA DE SEU PRÓXIMO FILME
*****
'BEN-HUR': RODRIGO SANTORO FALA SOBRE INTERPRETAR JESUS CRISTO NO REMAKE
*****
DIRETOR JOSS WHEDON DIZ QUE FALTAM SUPER-HEROÍNAS NO CINEMA
*****
'X MEN: APOCALYPSE': SOPHIE TURNER FALA SOBRE INTERPRETAS JEAN GREY
*****
'STAR WARS': DISNEY REVELA DATAS DE LANÇAMENTO DOS EPISÓDIOS 8 E 9 - MICHAEL FASSBENDER PODE SER BOBA FETT NO 'SPIN OFF'
*****
ATOR DE 'VELOZES & FURIOSOS' QUER SER O NOVO LANTERNA VERDE DO CINEMA
*****
'NINE LIVES': KEVIN SPACEY ENTRA PARA ELENCO DA COMÉDIA DO DIRETOR DE BARRY SONNENFELD
*****
ESPECIAL - BRANDON LEE: ATOR DE 'O CORVO' FARIA 50 ANOS NESSA SEMANA
*****
Veja:
BAFTA: MIKE LEIGH SERÁ HOMENAGEADO PELO CONJUNTO DE SUA OBRA

O diretor britânico Mike Leigh, do recente 'Mr. Turner', vai receber o prêmio especial do BAFTA, um reconhecimento da "contribuição notável e excepcional para o cinema, televisão e jogos", revelou a organização do evento, considerado o principal prêmio britânico.

Sir Charlie Chaplin, Steven Spielberg, Stanley Kubrick e Martin Scorsese já receberam o reconhecimento.

No ano passado a multitalentosa Dame Helen Mirren (Oscar por 'A Rainha) foi lembrada pelos votantes.

O diretor Mike Leigh - Divulgação/Bafta

O diretor é muito querido pelos críticos, pelo mainstream do cinema e é presença constante em festivais e premiações.

'Segredos E Mentiras', 'O Segredo De Vera Drake', 'Agora Ou Nunca' e o já citado 'Mr. Turner' estão entre seus sucessos recentes.

ANNIE AWARD 2015: 'COMO TREINAR O SEU DRAGÃO 2' DOMINA PRINCIPAL PRÊMIO DA ANIMAÇÃO

O Annie Award, principal prêmio das animações, revelou os vencedores da edição de 2015 e quem levou para casa o maior número de troféus foi 'Como Treinar O Seu Dragão 2', que faturou seis no total.

O longa da Fox traz novamente Soluço e seu dragão, Fúria da Noite, em uma nova aventura.

Agora, os dois precisam proteger o mundo do perigoso Drago Bludvist, que deseja controlar todas as espécies de dragões existentes.

Pôster brasileiro da animação - Fox

Ignorado pelo Oscar, 'Uma Aventura Lego' também não foi bem no Annie e levou apenas o prêmio de melhor roteiro.

Banner do Annie Award 2015 - Divulgação

Confira abaixo a lista dos ganhadores das principais categorias do 42º Annie Award:

MELHOR ANIMAÇÃO - LONGA-METRAGEM:
Como Treinar o Seu Dragão 2

MELHOR ANIMAÇÃO - CURTA-METRAGEM:
O Banquete

MELHOR PRODUÇÃO PARA A TV - INFANTIL:
Gravity Falls

MELHOR PRODUÇÃO PARA A TV - GERAL:
Os Simpsons

MELHOR PRODUÇÃO PARA VIDEOGAME:
Valiant Hearts: The Great War

FESTIVAL DE SUNDANCE: REGINA CASÉ LEVA PRÊMIO DE MELHOR ATRIZ

Único filme brasileiro na competição oficial do Festival de Sundance, o longa dirigido por Ana Muylaert 'Que Horas Ela Volta?' rendeu o prêmio de melhor atriz para Regina Casé.

No filme, ainda inédito no Brasil, ela interpreta Val, uma mulher que deixa o Nordeste para se tornar empregada doméstica no Sudeste.

Uma grande mudança acontece quando sua filha vem à cidade para prestar vestibular, acentuando as diferenças e preconceitos existentes nas famílias brasileiras.

Regina Casé como Val, em cena de 'Que Horas Ela Volta?' - Divulgação

Ana Muylaert, de longas como 'É Proibido Fumar e Durval Discos', teve seu novo filme exibido em sessão única na competição e foi aplaudido de pé.

A estreia no Brasil deve acontecer no segundo semestre.

ANGELINA JOLIE QUER BRAD PITT COMO PROTAGONISTA DE SEU PRÓXIMO FILME

Depois de 'Invencível' - ainda em exibição aqui no Brasil, Angelina Jolie já tem seu próximo projeto de direção.

Será o épico 'África', que é baseado no roteiro de Eric Roth e a relata luta do arqueólogo Richard Leakey com caçadores, para impedir a extinção dos elefantes africanos e a perda da alma do continente.

E para o papel principal, Jolie quer nada menos que Brad Pitt, seu marido na vida real.

Os dois só trabalharam juntos em 2005 - na comédia de ação 'Sr. E Sra. Smith', onde Jolie roubou de vez Pitt de Jennifer Aniston.

Jolie e Pitt, no dia do seu casamento - Divulgação

'África' deve ser produzido por David Ellison, Dana Goldberg, Jon Peters e pela própria Jolie.

Ainda não há previsão para o início das filmagens.

'BEN-HUR': RODRIGO SANTORO FALA SOBRE INTERPRETAR JESUS CRISTO NO REMAKE

Rodrigo Santoro se reuniu com a imprensa na tarde de quarta (28.1), no Rio de Janeiro, para divulgar o thriller 'Golpe Duplo', em que atua ao lado de Will Smith e Margot Robbie.

Além de falar do novo filme, o ator falou a notícia de que ele estava negociando para interpretar Jesus Cristo no remake de 'Ben-Hur'.

"Foi feito o convite. O que está acontecendo é que eu já estava contratado para fazer a série Westworld, para a HBO. Então, as duas produções estão num exercício para verificar as questões das datas, para ver se não vai haver conflito. Ainda não tenho uma confirmação sobre isso", destacou.

O ator Rodrigo Santoro - UOL

Questionado sobre como se sente com a possibilidade, o ator afirmou:

"Eu acho que é uma responsabilidade do tamanho do mundo. Literalmente. É um personagem com um arquétipo fortíssimo. É um remake do clássico, então a história não é centrada no Jesus. Mas só a possibilidade de vivenciar e tentar compreender um pouco o que ele passou já é uma experiência."

'Golpe Duplo' chega aos cinemas brasileiros no dia 26 de fevereiro.

DIRETOR JOSS WHEDON DIZ QUE FALTAM SUPER-HEROÍNAS NO CINEMA

Em uma entrevista realizada antes do anúncio dos filmes solo 'Capitã Marvel' e 'Mulher Maravilha' (mas que só foi revelada agora), o diretor do sucesso de bilheteria 'Os Vingadores' falou sobre a falta de filmes de heroínas no cinema, além de admitir que a Fox, e não a Disney,  está com as melhores personagens da Marvel.

Falando ao Digital Spy, enquanto ainda rodava 'Vingadores: Era de Ultron' no ano passado, Joss Whedon acabou compartilhando um pouco de sua opinião sobre a falta de filmes protagonizados por heroínas.

As coisas mudaram um pouco desde então (graças aos longas citados acima), mas ainda assim são poucas as opções.

“É um fenômeno na indústria que chamamos de ‘pessoas estúpidas’. Há um genuíno, intratável e teimoso sexismo, e uma misoginia antiquada e silenciosa que continua. Você escuta ‘Oh, isso não funciona por causa daqueles dois filmes ruins feitos há oito anos.’ Sempre tem uma desculpa”, desabafou o diretor, se referindo, obviamente, a 'Supergirl' 'Elektra' e 'Mulher-Gato' - todos os três muito ruins.

O diretor Joss Whedon - Digital Spy

Whedon também não teve medo de criticar a Marvel/Disney, dizendo que eles deviam seguir em frente e dar os holofotes para uma heroína feminina - que é exatamente o que estão fazendo agora, com 'Capitã Marvel'.

“A Marvel está na posição de fazer um anúncio simplesmente de fazer um filme feminino, que eu acho que seria uma coisa boa a se fazer. Mas tem que ser um bom filme, e tem que ser uma boa personagem, e a maioria das personagens boas na Marvel tem os direitos com a Fox, vamos ser sinceros!”  - disse ele, se referindo a heroínas como Kitty Pryde, Tempestade, Mulher Invisível e Jean Grey - todas na Fox.

Joss Whedon tem razão - e essa entrevista só foi revelada depois da revelação de que ele não será diretor de 'Vingadores: Guerra Infinita'.

Whedon poderia assumir o filme solo da Capitã Marvel?

Vamos aguardar.

'X MEN: APOCALYPSE': SOPHIE TURNER FALA SOBRE INTERPRETAS JEAN GREY

A Sansa da série 'Game of Thrones' agora também é a Jean Grey de 'X-Men: Apocalypse'.

Durante o SAG Awards - premiação do sindicato de atores - ela falou ao Access Hollywood sobre o papel e sua reação ao saber que seria uma super-heroína.

Sophie foi perguntada sobre o que fazia quando o diretor Bryan Singer anunciou a escalação oficial para Jean Grey, Ciclope (Tye Sheridan) e Tempestade (Alexandra Shipp) no twitter:

Eu estava descendo do carro e a caminho de uma audição. E então minha agente disse: ‘Já sabe da notícia?’ ‘Não. Que notícia?’ Então ela disse: ‘Confira seu twitter.’ Então eu conferi e lá estava… ‘Parabéns Jean Grey…’ Então eu comecei a chorar e estraguei toda a audição, porque eu estava tipo ‘Eu não consigo falar!'”

Sophie Turner e Jean Grey - Mirror.com/UK

Turner disse também que não faz ideia de quando começam as filmagens, mas que viu a interpretação de Famke Janssen nos filmes anteriores:

“Ela é incrível. Então estou realmente tentando emular ela, porque ela fez um trabalho incrível e eu espero fazer justiça a essa personagem fantástica.”

Antes de finalizar a entrevista, ela disse que interpretar Jean Grey ao lado de Tye Sheridan como Ciclope “deve ser divertido”.

Além de Sheridan, Turner e Shipp, outra novidade no elenco é Oscar Isaac, que interpreta o vilão que dá nome ao filme.

'X-Men: Apocalypse' chega aos cinemas no dia 27 de maio de 2016, dirigido por Bryan Singer.

'STAR WARS': DISNEY REVELA DATAS DE LANÇAMENTO DOS EPISÓDIOS 8 E 9 - MICHAEL FASSBENDER PODE SER BOBA FETT NO 'SPIN OFF'

O CEO da Disney, Bob Iger, divulgou em um comunicado aos acionistas as datas de lançamento de 'Star Wars: Episódios VIII e IX', na mesma semana em que o ator Michael Fassbender liderou as apostas para ser o Boba Fett no programado 'spin off'.

De acordo com o The Wrap, Iger revelou aos investidores que 'Star Wars: Episódio VII' chegará em 2017 e o 'Episódio IX', em 2019 - com Rian Johnson seguindo cotado para assumir a direção do primeiro.

Dirigido por J.J.Abrams, a sétima parte, 'Star Wars: O Despertar da Força' chegará aos cinemas em 18 de dezembro deste ano.

Michael Fassbender e Boba Fett - iKiwiz

Ainda nessa semana, Agora que está praticamente certo que Tatiana Maslany (da série 'Orphan Black') será a estrela do primeiro spin-off de 'Star Wars', a produção procura um protagonista masculino para o segundo filme.

Segundo o site iKiwiz, Michael Fassbender deve assinar com a Disney para interpretar Boba Fett.

Ainda segundo o site, o longa deve se passar tempos depois de 'Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança' e contará em detalhes o relacionamento entre Han Solo, Boba Fett e outros criminosos - como os Hutts.

A direção deve ser de Gareth Edwards, responsável pelo remake 'Godzilla'.

ATOR DE 'VELOZES & FURIOSOS' QUER SER O NOVO LANTERNA VERDE DO CINEMA

O ator da franquia 'Velozes & Furiosos' Tyrese Gibson está fazendo de tudo para ser escalado como o protagonista de 'Lanterna Verde', que será lançado em 2020.

Há dias ele está publicando dezena de imagens com montagens dele mesmo em como o personagem da DC Comics em seu perfil no Instagram e uma das mais recentes imagens mostra o ator na porta dos estúdios Warner Bros., com a legenda:

"Eu não falo... Eu ajo... #WB #MissãoLanternaVerde"

Uma das imagens que o ator vem postando - Instagram de Tyrese Gibson

A Warner não se pronunciou sobre o assunto.

Antes de Gibson, rumores apontavam que Dwayne Johnson poderia viver o herói, mas o astro - colega de elenco de Tyrese em 'Velozes & Furiosos 7' - foi escalado para outro filme da Warner Bros./DC Comics, 'Shazam', onde vai interpretar o Adão Negro.

Nos quadrinhos da DC, diversos personagens já assumiram a identidade do Lanterna Verde: o último a encarnar o herói nos cinemas foi Ryan Reynolds - como Hal Jordan em 'Lanterna Verde' (2011).

Gibson pode viver John Stewart, o Lanterna Verde negro, o que indicaria uma mudança no rumo da franquia.

'NINE LIVES': KEVIN SPACEY ENTRA PARA ELENCO DA COMÉDIA DO DIRETOR DE BARRY SONNENFELD

Bi campeão do Oscar e do Globo de Ouro, Kevin Spacey assinou contrato para participar de 'Nine Lives', nova comédia do diretor da trilogia 'MIB - Homens De Preto', Barry Sonnenfeld.

Com o roteiro de Daniel Antoniazzi e Ben Shiffrin, o longa segue um executivo viciado em trabalho que, ao sofrer um acidente, vai incorporar no corpo do gato de estimação da família.

O ator Kevin Spacey - The Hollywood Reporter

Essa não será a primeira vez que o astro da série 'House Of Cards' interpreta um personagem não humano: Spacey emprestou a sua voz para o vilão Hopper, da animação 'Vida De Inseto'.

O longa de Sonnenfeld ainda não tem data de estreia.

ESPECIAL - BRANDON LEE: ATOR DE 'O CORVO' FARIA 50 ANOS NESSA SEMANA

Nessa semana, mais precisamente em 01 de fevereiro, Brandon Lee, um dos mais promissores atores de Hollywood nos anos 1990, completaria 50 anos se não tivesse morrido de modo trágico nas filmagens de 'O Corvo'.

O excelente jornalista Roberto Sadovski lembrou da data, e escreveu um lindo texto para o UOL.

Brandon-Lee-image-brandon-lee-36713054-1024-554
Brandon Lee, em foto promocional

Confira um resumo:

Ao concluir 'Rajada de Fogo', filme de ação que protagonizou em 1992, Brandon Lee sabia que carregava a tocha de um legado imortal: a do seu pai, Bruce Lee, ainda o maior astro de artes marciais da história.

No ano anterior ele havia estreado no cinema hollywoodiano em 'Massacre no Bairro Japonês', ao lado de Dolph Lundgren e seu charme natural, além da habilidade física e do talento nato como ator, apontavam para uma carreira sólida.

Ao lado de Jean Claude Van Damme, Brandon surgia como um respiro para o cinema de gênero – com a vantagem do sobrenome poderoso que seu colega belga não tinha.

'O Corvo', rodado em 1993, seria seu grande papel, o filme que o colocaria no caminho dos grandes.

Caminho que foi interrompido por uma bala.

Na madrugada de 31 de março de 1993, com oito dias para finalizar a fotografia principal de 'O Corvo', Brandon Lee se preparava para filmar a morte de seu personagem, Eric Draven.

Na cena a ser rodada pelo diretor Alex Proyas, Draven entraria em seu apartamento e se deparava com sua noiva, espancada e violentada por uma quadrilha de sádicos.

Surpreendido, um dos criminosos, Fun Boy, interpretado por Michael Massee, dispararia sua pistola Magnum 44 em Eric.

O problema é que a arma anteriormente havia sido carregada com cartuchos falsos, balas sem pólvora, para um insert na ação.

Ao disparar estes cartulhos e “limpar” a arma, uma bala ficou presa no cano e quando Massee apontou e disparou a pistola então carregada com festim (que tem pólvora, mas não o projétil), a bala foi empurrada com uma força semelhante à de uma 44 normal, atingindo o ator no estômago.

A equipe percebeu que algo estava errado quando Lee não levantou depois de Proyas cortar a cena.

Levado imediatamente ao hospital, Brandon passou seis horas em cirurgia, mas não resistiu: aos 28 anos, o herdeiro de uma tradição poderosa, um astro com um futuro brilhante, um jovem com casamento marcado para menos de vinte dias, estava morto.

Day_11_The_Crow_1994
Brandon Lee, em cena de 'O Corvo'
A produção foi interrompida e a cena, registrada em filme, foi usada na investigação policial e, posteriormente, destruída.

Imediatamente após sua morte, as teorias mais estapafúrdias começaram a circular: que era uma vingança da máfia chinesa pela recusa de Lee em filmar na pátria de seu pai; que era a continuação da “maldição” da família, que havia levado Bruce Lee décadas antes.

O motivo, no fim, foi vergonhosamente simples: desatenção, a falta de cuidado da equipe, o que levou a noiva de Brandon, Eliza Hutton, a liderar uma campanha para uma maior rigidez nas regras sobre armas de fogo em sets de filmagem.

Michael Masse, que puxou o gatilho, afastou-se da indústria e ficou um ano sem trabalhar como ator – até hoje ele diz ter pesadelos sobre o dia fatídico.

'O Corvo' foi finalizado, com o roteiro rescrito para acomodar a ausência de Brandon - que só tinha mais três dias de filmagem - e efeitos digitais foram usados para colocar seu rosto no corpo de dublês para finalizar algumas cenas chave.

Quando o filme, uma adaptação da série em quadrinhos independente de James O’Barr, chegou aos cinemas em maio de 1994, carregou consigo uma aura maldita e trágica mas, ainda assim, tornou-se um sucesso inesperado, faturando 50 milhões de dólares só nos Estados Unidos, dobrando o orçamento inchado para 23 milhões após a morte de seu protagonista.

Confira o trailer de 'O Corvo':


Com muita personalidade, 'O Corvo' é uma aventura gótica, violenta e romântica, que deve muito de seu sucesso ao enorme carisma de Brandon – nenhuma de suas continuações conseguiu uma fração de seu sucesso e reconhecimento e um remake atualmente está no limbo do desenvolvimento, já que perdeu seu protagonista, Luke Evans.

Quando assisti a 'O Corvo', o cinema ainda não sabia exatamente o que fazer com a vontade do público em ver adaptações de histórias em quadrinhos: ao lado de 'Rocketeer', 'O Máskara' e 'O Sombra', o filme de Alex Proyas é uma cápsula do tempo de estilo e substância, carisma e narrativa.

O mundo ainda não via o “filme baseado em gibi” como um gênero, mas a aventura que lançaria o jovem astro, e que terminou sendo seu epitáfio, apontou um caminho.

Imortalizado em seus 28 anos, com o rosto pintado de branco e o sorriso de quem sabe que está saltando para o estrelato, Brandon Lee deixou a vida por acaso, uma tragédia que cravou seu nome na história.
*****
Até +!

Nenhum comentário:

Postar um comentário