sábado, 1 de setembro de 2012

VENEZA 2012: 'PARADISE FAITH' ESCANDALIZA COM CENA DE SEXO COM CRUCIFIXO


O filme do austríaco Ulrich Seidl, "Paradise Faith/Paraíso: Fé" - que compete pelo Leão de Ouro  junto com outros 17 filmes - escandalizou o Festival de Veneza ontem, com uma cena de sexo com um crucifixo.

"Faith provoca escândalo", foi a capa do jornal italiano Coriere della Sera ao resenhar o filme decididamente anticlerical, protagonizado por uma fervorosa católica que se flagela, usa o cilício, caminha pela casa de joelhos, impreca os pecadores e chega a se masturbar com um crucifixo.

Ao ser acusado de blasfêmia, o diretor explicou que o filme trata, na verdade, de uma mulher em conflito com seus desejos.
"Esse filme irá chocar alguns e outros ficarão irritados com essa mulher que procura apenas satisfazer seus próprios desejos. Queria representar uma mulher que tem amor por Jesus e está em conflito entre o amor que sente por ele e por seu marido".

"Paraíso: Fé" faz parte de uma trilogia do autor que mostra a relação de três mulheres com suas mudanças físicas e como enfrentam a sociedade de consumo e os padrões de beleza.

A cena, na qual a católica Anna Maria, uma auxiliar de raio-x, lentamente tira o crucifixo da parede de seu quarto, o acaricia, o beija, torna a beijá-lo cada vez mais intensamente, até que finalmente se masturba com ele sob as cobertas, é certamente uma das mais impressionantes do cinema contemporâneo.

O filme é uma história de excessos místicos na qual inclusive a fotografia do papa Bento 16 é difamada, arrancou risos e foi aplaudido durante a primeira projeção à imprensa especializada e provavelmente gerará reações na Itália, um dos países mais católicos do planeta - e no Vaticano.

Para Anna Maria, o caminho que a levará ao paraíso reside em Jesus, e por isso decide percorrer toda a cidade de Viena com uma imagem da Virgem Maria de cerca de quarenta centímetros nas mãos batendo de porta em porta para convencer as pessoas a se unirem ao cristianismo.

O retorno inesperado após anos de ausência de seu marido, um muçulmano egípcio prostrado em uma cadeira de rodas, termina por reforçar sua fé.

"A protagonista não entende que a adoração cega pro Cristo a converte em um ser inumano, incapaz de sentir amor e de comunicar a mais importante virtude cristã: amar ao próximo", comentou o diretor.

Divulgação
Cena de "Paradise Faith"

O filme, que faz parte da trilogia Paradise (os outros dois são "Paradise: Love" e "Paradise: Hope"), do diretor Seidl, produzido por França, Áustria e Alemanha, denuncia com uma linguagem irônica o fanatismo religioso.

"Somos as tropas de assalto da Igreja" é o lema da comunidade religiosa a qual a protagonista pertence, que encarna a paixão tanto espiritual quanto carnal por Cristo.

O diretor, renomado documentarista, premiado em Veneza 2011 por seu primeiro longa-metragem - "Hundstage" - disse ter se inspirado nas peregrinações religiosas para convencer adeptos.

"Ela é uma mulher decepcionada com o amor, com os homens e frustrada sexualmente. Sente um vazio interior", explicou.

Confira o trailer do filme:


*****
Com agências de notícias

Um comentário:

Unknown disse...

Adorei! Estou louco para ver, mas provávelmente no Brasil passe longe dos cinemas, por conta d o nosso falso moralismo. Só não entendi, o porque da "horrorização", dos católicos? O filme mostra a fé disforme, herrônia da pessoa. Que está em conflicom com o seu eu, interiror. Sei lá! Vai ver que para eles estuprar crianças é mais normal que se masturbar vez enquando.

Postar um comentário