Dos mesmos criadores de "Coraline e o Mundo Secreto" e "O Corajoso Ratinho Desperaux" - que a Record exibe amanhã à tarde - e realizada em stop motion digital, "ParaNorman" usa a referência à palavra "paranormal" do seu título para contar a história de Norman, menino de 11 anos que vê fantasmas e, por isso, é tratado como um problema dentro da família – menos pela mãe.
Visto como um maluco pelos amigos de escola, encontra compreensão no colega Neil Downe, que por ser gordo e vítima de bullying, se solidariza com ele.
Imagens: Divulgação - Universal Pictures
Norman e Neil, em cena da animação
Norman é fã de filmes de zumbi e assiste TV ao lado do espírito da avó.
Seu pai, Perry, desapontado por não ter um filho normal e sua irmã, Courtney, é uma adolescente futil que tem vergonha dele.
Se tudo isso não bastasse, o valentão da escola é seu maior inimigo e não perde a oportunidade de pegar no seu pé quando o encontra.
Cena da animação
Quando um tio de Norman diz que uma antiga praga de bruxa é verdadeira e que só o garoto é capaz de salvar toda a cidade e ao ver que um grupo de zumbis está pra invadir a cidade, o garoto percebe que precisa correr contra o tempo.
Os diretores Sam Fell e Chris Butler - que trabalhou com Tim Burton em "A Noiva Cadáver" - se inspiraram em grandes clássicos do cinema de horror e os pais vão se divertir ao descobrir referências a longas como "O Exorcista" e "Poltergeist" - entre muitos outros.
Cena da animação
Mesmo sendo uma animação de terror para o público infantil, "ParaNorman" não alivia a carga de horror, mostrando ambientação e personagens aterrorizantes, se aproximando mais dos longas originais em que busca referências do que nos típicos filmes para toda a família, que costumam maneirar para agradar a tudo e a todos.
Seu enredo faz também uma crítica à sociedade de consumo e lições éticas bem mais profundas do que costumamos ver em filmes voltados ao público infanto-juvenil, tudo levando para uma bela e tocante sequência final, numa história de redenção que fecha a trama com chave de ouro.
Cena da animação
A animação conta bem uma história dos velhos filmes da Pixar e o humor sarcástico e ambientação soturna de projetos de animação de Tim Burton, ou seja, mesmo que as coisas possam parecer realmente ruins e sem esperança, até mesmo os maiores problemas podem ser resolvidos com coragem e determinação - mensagem que, se não for nova, surpreende nessa animação pela qualidade do projeto, sem lugares-comuns.
Confira o trailer do filme:
*****
"PARANORMAN"
Título Original:
ParaNorman
Diretor:
Chris Butler, Sam Fell
Produção:
Travis Knight, Arianne Sutner
Roteiro:
Chris Butler
Fotografia:
Tristan Oliver
Trilha Sonora:
Jon Brion
Ano:
2012
País:
EUA
Gênero:
Animação
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Paramount Pictures Brasil
Estúdio:
Laika Entertainment
Classificação:
10 anos
Cotação do Klau:
Nenhum comentário:
Postar um comentário