sexta-feira, 7 de setembro de 2012

TORONTO 2012 COMEÇOU ONTEM: FESTIVAL É CONSIDERADO PRÉVIA DO OSCAR


O filme de ação "Looper - Assassinos do Futuro", com Joseph Gordon-Levitt, abriu nesta quinta (6) o Festival de Toronto - TIFF 2012, mas a grande estrela do festival deve ser Kristen Stewart - em sua primeira aparição pública desde que chifrou seu namorado, Robert Pattinson.

Toronto é uma espécie de prévia do Oscar, e os cineastas tendem a ver esse festival como uma importrante plataforma de lançamento para os seus filmes.

Entre os grandes astros esperados neste ano na cidade canadense estão Ben Affleck, Selena Gomez, Halle Berry, Tom Hanks e Snoop Dogg (agora sob o nome de Snoop Lion, em incursão pelo reggae).

Embora sem o glamour europeu de Cannes ou Veneza, a cosmopolita Toronto abriga o maior festival de cinema das Américas.

Como bem lembra a repórter Fernanda Ezabella, da Folha, foi em Toronto que ganharam fôlego "Quem Quer Ser um Milionário?" (2008), "O Discurso do Rei" (2010) e "O Artista"(2011), vencedores do Oscar de Melhor Filme, entregues pela Academia de Hollywood.

O mesmo aconteceu com "Guerra ao Terror" (2009), que só conseguiu achar distribuidor no evento canadense - apesar de ter estreado em Veneza.

"Isto acontece principalmente porque somos um festival não competitivo. E também por causa das datas. Setembro é perfeito porque coincide com o cronograma de lançamento de filmes com potencial para prêmios", disse o diretor e presidente-executivo do Toronto International Film Festival (Tiff), Piers Handling - no cargo há quase 20 anos.

"Devagar, ao longo dos anos, construímos uma relação forte com os estúdios e com o setor de distribuição independente. Eles são cuidadosos com a estreia de seus trabalhos e com festivais competitivos", completa.

O Tiff, que dura dez dias em dezenas de cinemas da cidade, abre com a ficção científica "Looper" - marcado para estrear no Brasil no dia 28.

O ator Joseph Gordon-Levitt, usando próteses no rosto, interpreta Bruce Willis mais jovem, numa trama que envolve mercenários e viagem no tempo.

Sem estar entre os favoritos ao Oscar, o longa foi escolhido entre mais de 280 títulos para abrir o festival por causa do seu elenco estrelado e da sua capacidade de entreter o público.

Confira o trailer de "Looper":


Entre os longas cercados de alta expectativa pela mídia americana estão o drama político "Argo", dirigido e estrelado por Ben Affleck, e "Hyde Park on Hudson", com Bill Murray como Franklin D. Roosevelt - presidente dos EUA de 1933 a 1945.

"É sempre difícil generalizar uma seleção de mais de 300 filmes, mas estamos vendo muitos que são politicamente engajados ou que olham para períodos políticos da história", diz Handling.

"Também notamos longas importantes que confrontam questões de envelhecimento", continuou, citando como exemplo "Quartet" - estreia na direção de Dustin Hoffman, sobre quatro cantoras de ópera aposentadas.

Forte em documentários, Toronto apresentará o novo trabalho de Alex Gibney sobre abuso de poder na Igreja Católica e a sequência de "Wanted and Desired" (2008), sobre a batalha jurídica de Roman Polanski, um dos convidados ilustres do festival canadense.

Outro destaque é "The Act of Killing" - produzido por Errol Morris e Werner Herzog.

O Brasil estará representado pelo cineasta Marcelo Gomes e seu inédito "Era uma Vez Eu, Verônica", e também "O Grande Kilapy" - um dos selecionados para ser exibido durante o evento - além de Walter Salles e seu "Na Estrada" - ainda inédito nos EUA.

Divulgação
Cena do longa brasileiro "O Grande Kilapy"

Toronto verá também o documentário "Bad 25", de Spike Lee, sobre o aniversário de 25 anos do lançamento do álbum "Bad", de Michael Jackson.

Outras atrações aguardadas serão "Emperor" - drama com Tommy Lee Jones sobre a ocupação norte-americana no Japão durante a Segunda Guerra Mundial - e, entre os concorrentes, o novo longa "The Company You Keep", dirigido pelo astro Robert Redford - que conta a história de um advogado defensor dos direitos humanos que vê sua verdadeira identidade prestes a ser revelada por um jovem repórter, interpretado por Shia LaBeouf - já exibido em Veneza.

Outra atração - segundo o site Deadline - será o longa "Before Midnight", cujo lançamento estava previsto para 2013 - produção estrelada por Ethan Hawke, dirigida por Richard Linkater e que encerra a trilogia iniciada por “Antes do Amanhecer” e “Antes do Pôr do Sol”.

A mostra também contará com eventos para divulgar o trabalho de cineastas de Mumbai, na Índia.

Saiba tudo o que de melhor acontecer em Toronto 2012 aqui, no Blog de Klau!

Nenhum comentário:

Postar um comentário