sábado, 15 de setembro de 2012

'MY WAY: O MITO ALÉM DA MÚSICA': RESGATE DA TRAJETÓRIA DE CLAUDE FRANÇOIS, AUTOR DE UMA DAS MÚSICAS MAIS CONHECIDAS DE FRANK SINATRA


Um dos temas que eu mais gosto de ver nas telonas - cinebiografias de artistas - ganhou agora um longa que mescla um começo na África, passa a Paris e finalmente chega ao auge na obra de um dos maiores cantores americanos de todos os tempos, com todos altos e baixos que uma trajetória dessas pode apresentar.

No longa do diretor Florent-Emilio Siria, "My Way: O Mito Além da Música" - que estreou ontem em São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza - o diretor reconta para as novas gerações a trajetória do cantor e compositor pop francês Claude François (Jérémie Renier), destacando na vida do protagonista apenas o que ele tem de pior: sua personalidade narcisista e irritante, incapaz de atrair a simpatia do público pelo filho de um francês (Marc Barbe) casado com uma italiana (Monica Scattini), casal de posição social e econômica no Egito dos anos 50.

Claude é criado pelo pai para tornar-se um violinista, se sai bem com sua aplicação mas, no início da vida adulta, resolve abraçar a música popular,encontrando total oposição paterna.

Com a chegada de Gamal Abdel Nasser ao poder egípcio e com as ações nacionalistas implantadas pelo governo - com maciço apoio popular - a vida dos estrangeiros fica impraticável e a família François é obrigada a abandonar o país e recomeçar a vida na Europa, onde Claude tem que trabalhar para sobreviver e ajudar a sustentar a família, agora pobre.

Sem saída, Claude passa a encarar seriamente a música como meio de vida, mas pagará o preço de sair de casa debaixo do desprezo do pai, que rompe relações com ele - apenas a mãe e a irmã lhe são solidárias.

Imagens: Divulgação - Pandora Filmes
Jérémie Renier como Cloco, em cena do longa

E começa a sua batalha de vida: todas as tentativas para gravar um disco dão em nada e suas músicas não interessam às gravadoras, que naquele momento surfava no início da febre do rock.

Antenadíssimo, Claude resolve mudar seu estilo e acaba conseguindo gravar um disco, que marca o início do seu sucesso e torna-o tão popular quanto Johnny Hallyday - o maior roqueiro francês de todos os tempos.

Logo depois, sua canção "Comme d'habitude", torna-se sucesso mundial na versão em inglês, "My Way", gravada nada menos que pela lenda Frank Sinatra, e se torna uma das músicas mais associadas ao cantor e ator americano, em toda sua carreira.

As cenas de Claude no auge, a perfeita direção de arte da época, os belos figurinos e a presença cênica desse estupendo ator que é Jérémie Renier resultam num belo filme, ainda mais com a direção segura de Florent-Emilio Siri.

O longa continua acompanhando a carreira de Cloclo - como Claude passa a ser conhecido - e os problemas que a fama lhe traz, como sua obsessão pelo sucesso, o rigor extremo com os músicos que o acompanham, com as groupies que o perseguem e que acabam com seu casamento, levando-o a um final trágico.

Jérémie Renier, em cena do filme

Claude François não conseguiu realizar seu maior sonho - aproximar-se de seu ídolo, Sinatra - mas eternizou sua existência como o autor de uma canção belíssima e simplesmente inesquecível.

Confira o trailer do filme:

*****
"MY WAY, O MITO ALÉM DA MÚSICA"
Título Original:
Cloclo/ My Way
Diretor:
Florent-Emilio Siri
Elenco:
Jérémie Renier, Benoît Magimel, Monica Scattini, Sabrina Seyvecou, Ana Girardot, Joséphine Japy, Maud Jurez, Marc Barbé, Eric Savin, Sophie Meister, Janicke Askevold, Édouard Giard, Jérémy Charbonnel
Produção:
Cyril Colbeau-Justin, Jean-Baptiste Dupont
Roteiro:
Florent-Emilio Siri, Julien Rappeneau,
Fotografia:
Giovanni Fiore Coltellacci
Trilha Sonora:
Alexandre Desplat
Duração:
148 min.
Ano:
2012
País:
França, Bélgica
Gênero:
Drama
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Pandora Filmes
Estúdio:
LGM Productions / StudioCanal / TF1 Films Production / uFilm / Belgacom / Canal+ / Ciné+ / TF1 / Coficup / Backup Films / Région Wallone / Le Fonds d'Action de la Sacem / Flèche Productions / 24C Prod / Rockworld / JRW Entertainment / Emilio Films / A Plus Image 3
Classificação:
12 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário