quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A SEMANA NA TV


Confira o que você vai saber, lendo essa postagem:

AUDIÊNCIAS
*****
HEBE VOLTA AO SBT COM HOMENAGEM E NOITE DE GALA
*****
BAND PERDEU A GRANDE OPORTUNIDADE PARA CRESCER
*****
'SUPERPOP' VAI ACABAR E LUCIANA GIMENEZ TERÁ NOVO PROGRAMA
*****
SELTON MELLO DIRIGE SÉRIE SOBRE TERAPIA PARA A TV PAGA
*****
CANAL BEM SIMPLES TROCA PORTO ALEGRE POR SP PARA GRAVAÇÃO DOS SEUS PROGRAMAS
*****
PRODUTORA DE ELLEN DEGENERES PRODUZIRÁ COMÉDIA PARA A NBC
*****
'LIZ & DICK': LINDSAY LOHAN APARECE LINDA DE VIVER NO PRIMEIRO CARTAZ
*****
'HOMELAND': PRIMEIRA TEMPORADA FOI LANÇADA EM DVD ESSA SEMANA
*****
O MELHOR DA SEMANA: BORIS KASOY ESPIRRA AO VIVO DURANTE SEU JORNAL
*****
O PIOR DA SEMANA: 'AVENIDA BRASIL' TRATA SEU ESPECTADOR COMO IDIOTA
***** 
Agora, vamos lá!

AUDIÊNCIAS

A TV aberta sempre perde público com a chegada do horário eleitoral gratuito, mas o "Jornal Nacional" (Globo) está sendo muito prejudicado no período e já viu 20% de sua audiência ir embora.

Realocado para mais cedo na grade de programação da Globo para dar espaço à propaganda política, o "JN" sofre com a migração de público para a TV paga e ainda enfrenta um adversário forte em audiência: a novelinha infantil "Carrossel" (SBT).

A média do "JN" de janeiro a agosto deste ano, indo ao ar na faixa a partir das 20h30, é de 30,4 pontos - cada ponto na medição do Ibope equivale a 60 mil domicílios na Grande SP.

Divulgação - TV Globo
William Bonner e Patrícia Poeta, apresentadores do "JN"

Com início do horário eleitoral, o noticiário passou a ir ao ar às 20h e sua média de 21 de agosto (início da propaganda eleitoral) ao dia 13 de setembro é de 24,3 pontos, queda de seis pontos de audiência.

O ibope do jornalístico chega a ser menor que o do próprio horário político na Globo - propaganda eleitoral teve média na rede de 24,9 pontos até o último dia 13.

"Carrossel" parece ter sentido menos o baque da propaganda política no ibope.

A novela caiu de média de 13,5 para a casa dos 12 pontos nos últimos dias.

Procurada, a Globo diz que "Carrossel" também perdeu público com o horário eleitoral: cerca de 13%.

Ainda na Globo, depois de uma estreia com audiência de 21 pontos, a nova temporada de "Malhação" já perdeu quase metade desse público e tem registrado ibope na casa dos 12 pontos nos últimos dias.

No domingo (16), o sol tirou o pessoal de casa e, mesmo com a final da "Dança dos Famosos", Faustão marcou 16 pontos - quatro pontos a menos que o seu recorde no ano, que foi de 20 pontos.

Na Record, Gugu registrou nove pontos, e o "Pânico" (Band) alcançou sete pontos, ou seja, todas as atrações ficaram abaixo de suas médias.

Na segunda (17), o debate com candidatos à prefeitura de São Paulo na TV Cultura teve média de 1,3 ponto.

Hoje já choveu aqui em SP, mas o pessoal das emissoras confessou que tem feito até dança da chuva para que o telespectador pare defronte à TV.

Na terça (18), a média diária (das 7h à meia-noite) das redes somadas foi de 37 pontos.
A média habitual é de 40 pontos.

Com essa queda, a Globo marcou média/dia de 14,5 pontos e SBT e Record empataram - com cinco pontos.

Na TV por assinatura, o canal Fox fechou o mês de agosto em primeiro lugar de audiência no "prime time" (das 20h a 1h) na faixa de seu público alvo: adultos com idade entre 18 e 49 anos.

Já na Globo News, nem Dilma Rousseff, nem Lula: quem dá audiência ao canal é Barack Obama

No último dia 6, o canal ficou entre os cinco mais assistidos na TV paga com a transmissão ao vivo do discurso do presidente americano, candidato à reeleição nos EUA.

Divulgação
O logo da emissora

Na posse de Obama, em 2009, o canal conquistou a liderança na TV por assinatura, como também na visita dele ao Brasil, em 2011.

No dia 22 de outubro, a Globo News exibirá, ao vivo, o último debate político entre os candidatos à Presidência dos EUA, o democrata Obama e o republicano Mitt Romney.

As informações de audiência são da coluna "Outro Canal", assinada pela jornalista Keila Gimenez todos os dias, na Folha de S.Paulo.

HEBE VOLTA AO SBT COM HOMENAGEM E NOITE DE GALA

Segundo Keila Gimenez, o SBT já começou a produzir a nova atração que marcará a volta da Diva Hebe Camargo ao canal em grande estilo.

Uma das ideias é retomar o projeto que Hebe teria no SBT em 2011, se não tivesse ido para a RedeTV!.

Na época, o canal já pensava em transformar a atração da loira em um programa mensal, com formato de noite de gala: convidados de black-tie, música e ares de grande festa.

Ao ser exibida uma vez por mês, a atração se torna mais forte comercialmente, atraindo melhores patrocinadores.

Esse projeto pode ser retomado agora, com a volta de Hebe.

Minha Novela
A Diva Hebe Camargo

A apresentadora, que se desligou oficialmente da RedeTV! na segunda, será anunciada em breve como parte novamente do casting da emissora de Silvio Santos.

Outra ideia no SBT é fazer um programa mais intimista, uma espécie de "talk-show" gravado na casa da apresentadora ou em estúdio.

Essa opção seria uma forma de poupar Hebe - ela vem se tratando de um câncer - que terá liberdade para escolher o formato e o horário de seu novo programa.

O SBT quer tê-la já na cerimônia do Teleton, em novembro, ao lado de Silvio Santos.

Uma grande homenagem está sendo preparada para ela na ocasião.

BAND PERDEU A GRANDE OPORTUNIDADE PARA CRESCER

Segundo o colunista do UOL, Flávio Ricco, a Bandeirantes está se mostrando impiedosa, por vezes até irresponsável, no trato de alguns dos seus programas, para favorecer outros.

Todo mundo sabia que seria assim, no momento em que Diego Guebel, fundador, sócio e número um da Cuatro Cabezas foi chamado para assumir o Artístico e a Programação da Band.

Por mais que existam esforços de se provar o contrário, é absolutamente lógico e natural que os produtos da sua empresa viessem a receber um tratamento diferenciado em relação aos demais.

Não é justo, muito menos honesto, responsabilizar o “Quem fica em pé?” pela ligeira queda de audiência observada pelo “CQC” - a Band retirou da grade o programa noturno do Datena nas segundas, alegando que, com isso, o "CQC", começando mais tarde, teria sua audiência diminuída.

Ao contrário, essa questão da passagem, antes um caos, quando estava a cargo da igreja ou do “Vídeo News”, acabou fortalecida com a presença do Datena no horário noturno.

O que pode ter pesado, em tempos mais recentes, foi o desajuste no horário e a entrada de mais um break de seis minutos, que derruba qualquer programa - a Band vem se especializando em fazer grandes blocos comerciais, o telespectador se enche e muda de canal, evidente.

Divulgação - Band
Marcelo tas no cenário do “Conversa de Gente Grande”, que a Band já tirou do ar

Botar e tirar quase que imediatamente do ar o “Conversa de Gente Grande”, do Marcelo Tas, também veio revelar essa total falta de planejamento.

A consequência de tudo levou a Band, uma vez mais, a perder o momento de encostar no SBT e Record.

Não bastasse isso, hoje com a obrigatoriedade de horários e da propaganda política, toda a sua grade foi drasticamente loteada de comerciais, com alguns programas no meio.

Quanto ao “CQC”,  é preciso parar e repensar: o programa tem agora objetivos diferentes daqueles de quando foi lançado e até o título “Custe o que custar” deixou de ser justificado.

Há, hoje, uma certa acomodação na abordagem de determinados assuntos e o atrevimento e a ousadia iniciais, que não devem ser confundidos com falta de educação, simplesmente desapareceram.

Opinião do Flávio que eu assino embaixo.

'SUPERPOP' VAI ACABAR E LUCIANA GIMENEZ TERÁ NOVO PROGRAMA

A direção da Rede TV! começa, enfim, a tomar iniciativas para encarar de frente esse momento difícil.

Já de alguns dias um conjunto de medidas de contenção foi adotado, para aliviar custos nos mais diferentes setores da sua produção e administração.

Ao mesmo tempo, se concluiu que uma política mais agressiva em toda linha de programação também será favorável para impactar o mercado de maneira bem positiva.

Cultura Mix
A apresentadora Luciana Gimenez

Uma dessas surpresas para muito em breve - ainda neste ano - é o lançamento de um novo programa para Luciana Gimenez.

O “Superpop”, inclusive o título, vai desaparecer e dar lugar a uma ideia diferente de tudo que essa apresentadora fez até agora.

O projeto está recebendo os últimos estudos e será anunciado entre o final deste mês e o começo do próximo - fala-se muito em um talk-show, onde Luciana receberia, num sofá, dois convidados por noite, programa muito parecido com o de Ellen DeGeneres.

Sorte para ela.

SELTON MELLO DIRIGE SÉRIE SOBRE TERAPIA PARA A TV PAGA

Após dirigir filmes e episódios de programas como o "Mulher Invisível" (Globo), Selton Mello se aventura em um outro projeto por atrás das câmeras, como o diretor de "Sessão de Terapia", versão brasileira do sucesso "In Treatment".

Com 45 episódios, a série, orçada em R$ 6 milhões, estreia no dia 1º, no GNT.

Mello conta com um elenco que reúne, entre outros, Mariana Lima, Maria Luisa Mendonça e Maria Fernanda Cândido.

Mundo das Tribos
O ator e diretor Selton Mello

Em cada um dos episódios, um personagem se consulta com o psicólogo protagonista.

"Faço terapia há quatro anos, sou um amante do assunto", diz Mello, que essa semana teve seu longa, "O Palhaço",  indicado como o filme que vai representar o Brasil no Oscar 2013.

A segunda temporada, já no papel, deve ser produzida em breve.

CANAL BEM SIMPLES TROCA PORTO ALEGRE POR SP PARA GRAVAÇÃO DOS SEUS PROGRAMAS

Com a ideia é otimizar tempo e custos, o canal Bem Simples e a produtora Zeppelin não devem renovar contrato para a produção de conteúdos do canal da Fox.

Já de algum tempo, as 200 horas de programação são feitas em Porto Alegre.

O anúncio da nova produtora sai em novembro, mas nos bastidores sabe-se que a Casablanca, em São Paulo, já aparece como grande favorita.

Divulgação
Palmirinha Onofre, estrela maior do Canal Bem Simples, da Fox

Só depois do anúncio dessa nova produtora é que o Bem Simples pretende acertar novos contratos com  Palmirinha e Ticiane Pinheiro.

Marcello Braga, diretor de conteúdo dos canais Fox no Brasil, sinaliza que não deve haver problemas nas renovações, tanto de uma, como da outra.

Aí, sim!

PRODUTORA DE ELLEN DEGENERES PRODUZIRÁ COMÉDIA PARA A NBC

A produtora de Ellen DeGeneres, A Very Good Production, e a Warner Bros. TV venderam uma série de comédia para a NBC, segundo o site Deadline.

Ainda sem nome confirmado, o projeto será escrito por Lauren Pomerantz, também responsável pelo talk-show da apresentadora e atriz, o “The Ellen DeGeneres Show”.

Reuters
Ellen DeGeneres no GLAAD Media Awards, em Los Angeles (21/4/12)

A comédia retratará a vida de uma mulher de 32 anos, bem-sucedida e independente, mas que entra em crise existencial.

Ela se convence de que ficará sozinha para sempre depois de ser listada como “mulher solteira” no contrato da casa que está comprando.

Vem coisa boa aí!

'LIZ & DICK': LINDSAY LOHAN APARECE LINDA DE VIVER NO PRIMEIRO CARTAZ

O filme para a TV 'Liz & Dick', baseado no romance entre a Diva das Divas Elizabeth Taylor e o ator Richard Burton, ganhou seu primeiro cartaz, onde Lindsay Lohan, intérprete de Liz, aparece linda de viver.

Divulgação

Será seu primeiro filme de Lohan, desde 'Machete', de 2010. .

Elizabeth Taylor começou nas telonas aos 10 anos, e acumulou cinco indicações ao Oscar - ganhou dois: 'Disque Butterfield 8' e 'Quem tem Medo de Virginia Woolf?'.

No auge, foi a primeira atriz a ganhar um salário de US$ 1 milhão - por "Cleópatra", filme que foi recriado para esse projeto.

Pelas cenas, esse telefilme promete!

'HOMELAND': PRIMEIRA TEMPORADA FOI LANÇADA EM DVD ESSA SEMANA

A premiadíssima série "Homeland" finalmente teve sua primeira temporada lançada em DVD pela Fox.

Enquanto a segunda temporada não começa, divirta-se com um ótimo infográfico sobre a série.

Divulgação - Fox

A primeira temporada em DVD custa por volta de R$ 99,90 e a segunda temporada de "Homeland" estreia nos EUA e aqui em outubro, no canal FX.

O MELHOR DA SEMANA: BORIS KASOY ESPIRRA AO VIVO DURANTE SEU JORNAL

O âncora da Band, Boris Casoy, espirrou ao vivo durante a apresentação do "Jornal da Noite", na madrugada de ontem.

Lógico, a cena foi um dos grandes destaques da internet durante todo o dia seguinte.

Confira:

Em entrevista ao site da emissora, Boris reforçou que é humano e o motivo do espirro foi a "secura" do ar em São Paulo. 


Boris, sen-sa-cio-nal! 


 O PIOR DA SEMANA: 'AVENIDA BRASIL' TRATA SEU ESPECTADOR COMO IDIOTA 

 O autor e os roteiristas de "Avenida Brasil", ao que parece, pensam que os telespectadores que dão à novela uma das maiores audiências de todos os tempos são perfeitos idiotas. 

 De uns tempos pra cá e através das ações dos personagens, a trama passou a fazer com que as pessoas tenham de esticar demais a boa vontade para que tudo fique passável. 

 Nina (Débora Fallabela) é uma jovem toda antenada, esperta, conectada, o que não justifica que ela não tenha cópias digitais das fotos que incriminam Carminha (Adriana Esteves) e Max (Marcelo Novaes). 

 Afinal, qualquer pessoa, hoje em dia, teria as imagens em papel e também dentro de e-mails secretos protegidos por senhas ou em um álbum fechado no Facebook - seria praticamente impossível a vilã colocar as mãos nas imagens. 

 Essa forçada de barra do roteiro e a falta de coerência com a atual realidade tecnológica, em que um simples dispositivo eletrônico, como um pen drive, teria resolvido o dilema de Nina, teve nessa semana uma divertidíssima campanha na internet, onde o "Um pen drive para Nina" foi um dos assuntos mais comentados. 

 Facebook
Imagem da campanha "Um pen drive para Nina"

Quanto ao Tufão (Murilo Benício) o autor João Emanuel Carneiro forçou demais a mão na ingenuidade do personagem.

Não é possível que esteja acontecendo um turbilhão de fatos em torno do ex-jogador de futebol e ele não perceba isso.

Até podem dizer que Tufão é uma pessoa de bom coração e que acredita nas pessoas, especialmente em sua família, mas também é abusar da boa vontade dos espectadores, pois ninguém pode ser tão ingênuo ou tão burro assim ao mesmo tempo.

Afinal, já era para o personagem ter descoberto boa parte dos eventos ou mesmo que alguém já tivesse revelado a ele alguns elementos da trama.

Todas estas forçadas de barra acabam por contaminar o excelente trabalho do autor nos meses iniciais da novela, que vinha mostrando muito realismo, um roteiro bem feito e intrincado e uma história forte.

Apelando dessa maneira, a trama perde parte do brilho - e da audiência também.

Claro que tudo isso é feito para esticar o roteiro de "Avenida Brasil" - esse é o mal maior do autor João Emanuel Carneiro, um dos grandes escritores de novela da atualidade, mas que acaba se perdendo ali pelo meio da trama.

Carneiro tem o péssimo costume de revelar cedo demais vários dos elementos-chave da história e aí acaba tendo de encher linguiça até o clímax que encerrará sua história -  e isso não é um problema apenas de "Avenida Brasil": aconteceu o mesmo em "A Favorita", outra novela sua que fez sucesso mas que teve de forçar ao máximo a barra e apelar para a boa e velha enrolação.

Mas esse furo da falta das fotos digitais, é imperdoável.
*****
Até +!

Nenhum comentário:

Postar um comentário