Desaparecido dos cinemas desde "Leões e Cordeiros" (2007), a lenda Robert Redford lançou em Veneza, nesta quinta (6), seu novo filme como ator e diretor - "The Company You Keep".
Brincalhão e falante, Redford contou aos jornalistas - inclusive ao Rodrigo Salem, da Folha e ao Mike Collet-White, da Reuters - que ficou cinco anos sem filmar porque "ninguém me quis" neste período.
Difícil de acreditar: na verdade, Redford está mais preocupado com seu Festival de Cinema independente - Sundance - e no engajamento político e ecológico.
Suas convicções, inclusive, refletem-se no novo longa, sobre membros da organização radical Weather Underground, que praticava atos violentos contra prédios federais em protesto contra a guerra do Vietnã e outros atos do governo americano nos anos 1970.
"Não pude falar sobre o assunto na época, porque era um evento ao vivo. Agora é um pedaço da história americana", explica o ator, que interpreta Nick Sloan, um fugitivo do FBI há 30 anos, acusado de participar de uma ação que resultou na morte do segurança de um banco.
O disfarce de Sloan, pai e viúvo, cai quando uma de suas comparsas (a Diva Susan Saradon) decide se entregar.
Ele não quer perder a filha pequena e parte em uma jornada para tentar resolver o quebra-cabeça, ao mesmo tempo que precisa manter sua ideologia política.
Reuters
Robert Redford e Shia Labeouf no Festival de Veneza
Em seu encalço, há o repórter vivido por, quem diria, Shia LaBeouf, que volta e meia arruma encrenca com jornalistas - mas é um Ator com "A" maiúsculo e está lindo de viver no filme.
"Notei que os jornalistas da minha geração têm menos idealismo. O que importa é conseguir a história primeiro", filosofa o ator, que ficou conhecido do grande público ao estrelar "Transformers".
Redford, que atuou em um dos filmes essenciais sobre jornalismo e política, "Todos os Homens do Presidente" (1976), de Alan Pakula, acha que a situação é diferente.
"Não havia internet ou computadores naquela época. Hoje é difícil saber o que é verdade com tanta informação ao mesmo tempo e sem ver a cara da fonte", crê o astro, que acredita no poder revolucionário de movimentos como Occupy Wall Street.
"Toda geração tem seu momento de rebelião".
Shia tem outra opinião.
"Não corremos os mesmos riscos daquela geração, que tinha uma arma apontada na cabeça e alguém dizendo para ir à selva matar pessoas. Somos apenas perdidos", diz o ator.
Se em "Todos os Homens do Presidente" Redford interpretou um repórter em busca de pistas que levaram à queda do presidente Richard Nixon, em "The Company You Keep", o vencedor do Oscar é o homem perseguido por um jornalista - Shia LaBeouf.
Ao contrário da história de 1976 sobre o escândalo Watergate, "The Company You Keep" é um suspense ficcional baseado em um livro de 2003, de Neil Gordon.
Nele, um ex-militante de esquerda norte-americano é assombrado por seu próprio passado - Redford interpreta Jim Grant, um advogado respeitável e viúvo com uma filha jovem, cuja vida fica tumultuada quando sua identidade secreta, como membro do The Weather Underground décadas antes, é revelada por um repórter obstinado.
LaBeouf aparece como Ben Shepard, um escritor ambicioso que trabalha para um jornal local em dificuldades.
Quando uma ex-integrante do The Weather Underground (Susan Sarandon) se entrega, ele descobre uma rede de ex-militantes que passaram a se esconder na década de 1970 e ainda são procurados pelo FBI por um roubo e assassinato.
Um deles é Grant, que é forçado a deixar sua filha para trás para procurar a única pessoa que pode ser capaz de salvá-lo.
"Fundamentalmente, o filme é mais ou menos sobre o que um homem vai fazer por um filho, o que um homem vai fazer para ter o amor de sua filha preservado", disse Redford a jornalistas depois que o filme foi exibido para a imprensa antes de sua estreia no tapete vermelho.
O filme de duas horas explora os ideais da juventude e se eles devem ser sacrificados para o bem do amor e da família.
O estilo gato e rato da perseguição de Shepard por Grant e a filmagem original de notícia dá uma sensação semelhante à de "Todos os Homens do Presidente" - tanto que LaBeouf estudou o desempenho de Redford no filme para compor o seu personagem.
Além de Redford, LaBeouf e Susan Sarandon, o elenco tem nomes como Nick Nolte, Julie Christie,Stanley Tucci, e Chris Cooper, entre outras estrelas.
O longa também compete no Festival de Cinema de Toronto - TIFF, que começou hoje.
Confira o trailer de "The Company You Keep":
Nenhum comentário:
Postar um comentário