Pronto há dois longos anos e premiado em dois grandes festivais nacionais - Rio 2010 e Cine PE 2012 -, a cinebiografia "Boca" - sobre Hiroito de Moraes Joanides, bandido famoso na cidade de São Paulo nos anos 60 - demorou para chegar aos cinemas brasileiros e é um cuidadoso e fiel retrato de um ambiente e de uma época.
Estreando hoje somente aqui em São Paulo, o longa, ironicamente, foi distribuído em 15 países no exterior antes de retornar ao Brasil - o que só evidencia o absurdo da nossa distribuição.
Fotos dessa Postagem: Divulgação - Nossa Filmes
Daniel de Oliveira como o protagonista Hiroito, em cena de "Boca"
Com roteiro de Mariana Pamplona e do próprio diretor, Flávio Frederico, o longa foi feito a partir de uma autobiografia do personagem e traça o perfil de um homem violento e contraditório.
Com interpretação inspirada de Daniel de Oliveira como Hiroito,conhecemos aqui o filho de uma família de origem grega e de um pai que admirava o último imperador japonês, Hiroito.
Daniel de Oliveira, em cena de "Boca"
O rapaz teve boa formação cultural e, mesmo após a entrada precoce na vida do crime, o personagem continuou como fiel fã de literatura, com leituras que iam de Charles Baudelaire a Jack London.
A trajetória do Rei da Boca mostra similaridades com as tragédias gregas - como a acusação de que teria assassinado o próprio pai, o que ele sempre negou - mas foi na chamada Boca do Lixo, no centro velho da capital paulistana, que Hiroito estabeleceu sua fama, dominando a lucrativa exploração da prostituição e do tráfico de drogas da região com um estilo impiedoso para lidar com os rivais e inimigos: como resultado, assassinatos a rodo e uma "capivara" (ficha policlal) que se estendia por dezenas de páginas.
Leandra leal, em cena do longa
Com uma bela e inspiradíssima fotografia de Adrian Teijido e filmado em boa parte no centro histórico de Santos - Sampa, infelizmente, já não tem mais locações dos 60 que se prestem a um longa - o espectador mergulha nos limites do mundinho fechado de Hiroito, do luxo em sua casa ao lado da mulher e ex-prostituta Alaíde (Hermila Guedes), mas também vivendo boa parte do tempo como fugitivo.
Interpretando o delegado Honório, a lenda Paulo César Pereio faz uma sensacional aparição, um policial corrupto, que prefere ser constantemente subornado a prender Hiroito - o faz, muito de vez em quando, para manter a sua "barra limpa" (essa, que é dos 60 vai se lembrar!)
Hermila Guedes e Daniel de Oliveira, em cena do longa
Com participações muito boas - do onipresente Milhen Cortaz a Leandra Leal - o longa tem também sequências visuais maravilhosas - a que retrata Hiroito quando menino observando sua versão adulta pela janela de um automóvel é lindíssima - cumprem muito bem a intenção de humanizar o personagem, não pendendo, nem para o bem, nem para o mal.
Um longa que merece ser visto, com o diretor Flávio Frederico - assim como fizera durante seu primeiro longa, "Urbânia"(2001) - conseguindo resgatar mais uma das ótimas histórias que ainda circulam no centro velho de São Paulo.
Confira o trailer do filme:
*****
'BOCA'
Diretor:
Flávio Frederico
Elenco:
Daniel de Oliveira, Hermila Guedes, Milhen Cortaz, Paulo César Pereio, Jefferson Brasil, Juliana Galdino, Cláudio Jaborandy, Maxwell Nascimento, Camila Lecciolli, Leandra Leal
Produção:
Flavio Frederico, Pablo Torrecillas, Rodrigo Castellar
Roteiro:
Flavio Frederico, Mariana Pamplona
Fotografia:
Adrian Teijido
Trilha Sonora:
Eduardo Bid
Duração:
101 min.
Ano:
2010
País:
Brasil
Gênero:
Drama
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Nossa Filmes
Classificação:
16 anos
Cotação do Klau:
Nenhum comentário:
Postar um comentário