<>
Última estrela viva da era de ouro da música negra dos EUA, Aretha Franklin nos deixou nesta quinta 16), aos 76 anos.
Considerada a Rainha do Soul, Aretha Franklin era a segunda cantora a possuir mais prêmios Grammy na história e foi considerada a maior cantora de todos os tempos pela revista Rolling Stone.
Mulher negra, foi ícone da soul music, mas também cantou rock, blues, jazz, pop e até ópera.
Em 1987, se tornou a primeira mulher a entrar para o Salão da Fama do Rock and Roll.
<>
Já Diva, Aretha Franklin fala a repórteres em uma coletiva de imprensa em março de 1973, um dia depois de seu aniversário de 31 anos - AP/Arquivo
Aretha Louise Franklin nasceu em Memphis, no estado americano do Tennessee, em 25 de março de 1942 e cresceu em Detroit, a outrora rica metrópole dos carros e da música.
Era de uma das muitas famílias afro-americanas que migraram do sul para o norte dos EUA com o boom industrial.
Seu pai, o reverendo Clarence LeVaughn Franklin, era um pregador famoso, muito próximo de Martin Luther King.
Aretha começou a cantar no coro da igreja de seu pai e abalou a cena musical dos anos 60, introduzindo recursos do gospel em música secular.
Ela gravou seus primeiros discos aos 14 anos, virou rapidamente uma estrela gospel adolescente e em menos de uma década, se tornou um grande nome do R&B americano, o Rhythm and Blues surgido nos anos 40 com influências como jazz e corais de igreja.
Aretha Franklin durante show no Festival de Jazz de Antibes, na França, em julho de 1970 - Daniel Lefevre/INA via AFP/Arquivo
A "rainha do soul" ficou famosa com "Respect" (1967), sua única canção a chegar ao topo da Billboard, principal parada de sucessos dos Estados Unidos.
"Respect" resume o poder de Aretha: composta e gravada originalmente por Ottis Redding, ídolo do soul, a cantora acelerou o arranjo, acrescentou vocais de apoio e a famosa parte em que soletra "R-e-s-p-e-c-t".
Confira:
Ao longo de sua carreira, Aretha Franklin recebeu 18 prêmios Grammy, incluindo um pelo conjunto da obra.
Outros de seus maiores hits foram "(You Make Me Feel Like) A Natural Woman" (1968), "Day Dreaming" (1972), "Jump to It" (1982), "Freeway of Love" (1985) e "A Rose Is Still A Rose" (1998).
Em 1987, ela se tornou a primeira mulher a entrar no Hall da Fama do Rock and Roll.
Em 2005, Aretha recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade - a maior condecoração para um civil americano - das mãos do então presidente George W. Bush.
Ela também cantou em janeiro de 2009 na posse do presidente americano Barack Obama.
Atravessou quase seis décadas cantando e compondo com enorme sucesso mundo afora, mesmo que há 30 anos não se apresentava fora dos Estados Unidos, por causa de sua lendária fobia de voar.
Aretha anunciou sua aposentadoria no início de 2017, com a ideia de limitar a sua agenda a poucas e bem selecionadas apresentações - e também, segundo ela, "para ficar mais tempo com os netos".
Porém, mesmo essas poucas aparições tiveram de ser canceladas este ano por recomendação médica.
Sua última apresentação aconteceu em novembro passado, na Catedral de São João, O Divino, em Nova York, no aniversário de 25 anos da Elton John AIDS Foundation.
Aretha Franklin se apresenta em cerimônia da fundação no combate à AIDS do cantor Elton John, em novembro de 2017 - foi sua última apresentação pública - Dimitrios Kambouris/Getty Images via AFP
Última estrela viva na era de ouro da música negra nos EUA, Aretha Franklin morreu nesta quinta (16), em sua casa em Detroit, cercada por parentes e amigos, após complicações decorrente de um câncer no pâncreas com o qual lutava havia oito anos, deixando suas músicas e sua voz estão enraizados no nosso inconsciente coletivo.
CONFIRA UM TOP 5 COM AS MELHORES APRESENTAÇÕES DE ARETHA:
1. (You Make Me Feel Like) A Natural Woman
Assinada por Carole King, a canção se tornou popular na voz de Aretha nos anos 1960.
Muitos anos depois, em 2015, durante o Prêmio Kennedy, a cantora subiu ao palco para entoar a faixa.
Ela emocionou Carole, homenageada da noite, e o então presidente dos EUA, Barack Obama, foi às lágrimas.
2. I Say A Little Prayer
Originalmente gravada por Dionne Warwick, a faixa ganhou nova vida na voz de Aretha, que a levou ao topo das paradas em 1968.
O vídeo acima registrou uma belíssima apresentação da música, em 1970.
3. Amazing Grace
Clássico da música gospel, 'Amazing Grace' ganhou tratamento de luxo na voz de Aretha durante apresentação em 2014, na Casa Branca, com direito a introdução de seu famoso fã, Barack Obama.
4. Amazing Grace (2)
A mesma música ela cantou para o papa Francisco no ano seguinte, em um evento para a família nos Estados Unidos.
5. I Dreamed a Dream
Em 1993, Aretha Franklin foi uma das convidadas de honra da posse do presidente americano Bill Clinton.
Ela subiu ao palco para cantar 'I Dreamed a Dream', emotiva canção do musical 'Les Misérables'.
REPERCUSSÃO
Músicos, outros artistas e personalidades usaram as redes sociais para lamentar a morte de Aretha Franklin.
Veja algumas manifestações:
"Aretha ajudou a definir a experiência americana. Em sua voz, pudemos sentir nossa história, tudo e em todas as tonalidades - nosso poder e nossa dor, nossa escuridão e nossa luz, nossa busca pela redenção e nosso respeito duramente conquistado. Que a Rainha do Soul descanse em paz eterna".
Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos
"A rainha do soul, Aretha Franklin, morreu. Ela era uma mulher incrível, com um maravilhoso dom de Deus, sua voz. Sentiremos sua falta".
Donald Trump, presidente dos EUA
"Eu amei a música de Aretha Franklin toda a minha vida, e sua música tocou em nosso público por 15 anos. Meu coração está com sua família. #RESPECT #QueenofSoul".
Ellen DeGeneres, apresentadora
"Estou em oração pelo maravilhoso espírito dourado Aretha Franklin".
Diana Ross, cantora
"A perda de @ArethaFranklin é um golpe para todos que amam a música real: música do coração, da alma e da igreja. Sua voz era única, seu piano tocando subestimado - ela era uma das minhas pianistas favoritas".
Elton John, cantor e compositor
"Vamos todos tirar um momento para agradecer a bela vida de Aretha Franklin, a Rainha de nossas almas, que nos inspirou por muitos e muitos anos. Sentiremos sua falta, mas a memória de sua grandeza como música e um belo ser humano viverá conosco para sempre. Amor, Paul".
Paul McCartney, cantor e compositor
"Para sempre".
Ariana Grande, cantora
"Respeito à rainha".
Axl Rose, cantor e compositor
"Não consigo me lembrar de um dia da minha vida sem a voz e a música de Aretha Franklin enchendo meu coração com tanta alegria e tristeza. Absolutamente com o coração partido, ela se foi, que mulher. Obrigado por tudo, pelas melodias e movimentos 💔".
Adele, cantora
"Aretha, você elevou nossos corações com seus dons incomparáveis, descanse em paz, sua festa nunca terminará".
Tom Jones, cantor
"Saudação à rainha. A melhor cantora que já ouvi".
John Legend, cantor
"Aretha Franklin. A Rainha do Soul. Uma ícone. A grande cantora das cantoras. A maior cantora e musicista da história. O poder e a voz na música e nos direitos civis abriu portas para tantas outras. Você é minha inspiração, mentora e amiga".
Mariah Carey, cantora
"Um dos destaques da minha carreira foi cantar com #ArethaFranklin no Tony Awards. Foi uma experiência fora do corpo para mim. Uma das maiores cantoras de todos os tempos. Todos sentirão sua falta".
Hugh Jackman, ator
"Nós lamentamos a morte de Aretha Franklin, a Rainha do Soul. Sua voz continuará nos elevando, através da música que ela deu ao mundo. Nossos pensamentos estão com sua família, seus entes queridos e fãs em todos os lugares. Pegue a mão dela, precioso Senhor, e leve-a para casa".
Tim Cook, CEO da Apple
"Esta foto foi tirada em 2012, quando Aretha e eu nos apresentamos em uma festa em homenagem ao nosso amigo Marvin Hamlisch. É difícil conceber um mundo sem ela. Ela não só era uma cantora excepcionalmente brilhante, mas seu compromisso com os direitos civis causou um impacto indelével no mundo".
Barbara Streisand, cantora e atriz
"A Rainha do Soul deixou esta terra para se sentar em seu trono no céu. Quão abençoados fomos ao ouvir o melhor que Deus tinha para oferecer em sua voz. RESPEITO".
Lenny Kravitz, cantor
"Hoje nós perdemos uma das maiores. Ela sempre será lembrada e admirada. Aretha Franklin, descanse em paz, eu te amo".
Ricky Martin, cantor
"Lamentando a perda hoje de @ArethaFranklin que compartilhou seu espírito e talento com o mundo. Ela merece não apenas nosso respeito, mas também nossa gratidão permanente por abrir nossos olhos, ouvidos e corações. Descanse em paz eterna, minha amiga".
Hillary Clinton, política
"Ela era música. Alma, graça e respeito".
John Stamos, ator
Nenhum comentário:
Postar um comentário