<>
Mudança pode começar a valer já em 2019
<>
Numa tentativa quase desesperada de recuperar a relevância perdida nos últimos anos, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou que criará uma nova categoria de premiação para o Oscar, dedicada a filmes "populares".
Detalhes sobre a definição de "popular" não foram divulgados, mas é provável que filmes que forem bem nas bilheterias, mas não tiverem tanto prestígio entre a crítica e entre os próprios votantes da Academia (profissionais da indústria) terão uma chance de levar para casa uma estatueta dourada.
O anúncio foi feito nesta quarta e não incluiu mais detalhes, informando que "critérios de elegibilidade" seriam enviados depois aos membros do grupo.
Com a mudança, é possível que filmes aclamados pelo público, como 'Mulher-Maravilha', 'Pantera Negra' ou 'Hereditário' - de gêneros normalmente ignorados pela Academia - sejam lembrados na cerimônia.
Por outro lado, torna-se ainda menos provável que essas produções possam concorrer com as demais nas categorias principais, reforçando a ideia de que filmes de super-heróis, de terror ou comédia são obras "menores".
Essa é a primeira vez que uma nova categoria é incluída desde 2001, quando longas-metragens de animação passaram a concorrer separadamente dos demais.
Outra mudança anunciada é que a premiação será fechada em três horas - então, os vencedores de determinadas categorias serão anunciados nos intervalos e, depois, adicionados na edição do evento televisivo.
Por fim, a 92ª edição do Oscar foi adiantada para 9 de fevereiro de 2020, semanas antes do previsto.
EM TEMPO:
Após a reação negativa na internet, a Academia se pronunciou informando que os filmes indicados na categoria Melhor Filme Popular também poderão ser indicados na categoria Melhor Filme. (via IndieWire)
Nenhum comentário:
Postar um comentário