quinta-feira, 30 de agosto de 2018

'OS JOVENS TITÃS EM AÇÃO! NOS CINEMAS' - ANIMAÇÃO PARA CRIANÇAS FAZ FÃS DA DC SAÍREM DO CINEMA COM A ALMA LAVADA, AO VER UMA BOA ADAPTAÇÃO


SINOPSE:

Robin, Ciborgue, Estelar, Ravena e Mutano são os Jovens Titãs.

Ao perceberem que todos os super-heróis estão estrelando filmes, eles decidem se mobilizar para também ter espaço nas telonas.

O líder do grupo, Robin, está determinado a ser visto como um astro e com ideias malucas e até uma canção eles partem em busca de um diretor de Hollywood, mas acabam enganados por um supervilão.

Longa para o cinema baseado na animação de sucesso do canal Cartoon Network.

CRÍTICA:

A animação 'Os Jovens Titãs Em Ação! Nos Cinemas', que estreia hoje aqui no Brasil é feita para crianças.

Se a explicação parece óbvia - cansamos de ver animações da Pixar que atraem pequenos e adultos com suas camadas de entendimento - esse não é o caso, já que a série de sucesso do Cartoon Network e esse longa baseado nela são feitos para crianças.

Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas : Poster
Fotos e artes dessa postagem: Divulgação/Warner Bros.
E ambos deixam o melhor recado possível: deem valor para seu lado infantil, pois ele pode até salvar o mundo.

O longa mostra Robin humilhado por ver toda a bat-família receber um filme solo enquanto ele está preso a uma série infantil - mas tudo muda quando ele ganha essa oportunidade, mesmo que o preço seja se afastar dos seus amigos.

Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas : Poster

E aí entra o recado emocional da trama, onde a união do time deve prevalecer para derrotar a grande ameaça - e a importância de ser infantil.

Se os fãs ficaram pensando em como os produtores fariam para transportar uma série com episódios de 11 minutos para um longa de 1 hora e meia, mantendo a pegada de ser tudo rápido, frenético e colorido, podem ficar sossegados.

Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas : Poster

Tudo isso é feito magistralmente nos dois primeiros atos do filme, inclusive mostra que dá para ser infantil, fazer piadas de pum e ainda não parecer um imbecil na tela - como 99,9% dos youtubers, como Lucas Neto.

Esses dois primeiros atos mesclam muito bem as piadas, narrativa e musicais - essas cenas com música inclusive são fora da curva, com a animação mudando seus traços e fazendo referências a outros sucessos do Cartoon Network, como Steven Universo, recurso também muito bem usado na série.

Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas : Poster

Agora , o que você nerd velho, vai fazer no cinema?

Se divertir - e muito - já que o filme é uma aula do que deve ser uma adaptação.

Mesmo sendo a versão criança desses heróis que já estão adultos nos quadrinhos - e que brevemente veremos em live action numa nova série - a adaptação respeita o original e as características básicas de cada personagem estão mantidas e exploradas dentro do universo proposta.

E isso vai além dos cinco protagonistas e alcança outros heróis da DC, como o Lanterna Verde Hal Jordan, Homem-Elástico e a Mulher-Maravilha.

Assim como na série, as pequenas citações aparecem a cada momento, desde ironias ao Marvel Studios, ao próprio universo da DC nos cinemas ou até Harry Potter.

Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas : Poster

Ver uma continuação para a clássica cena da "minha mãe é Martha" ficou impagável... 

Ou então quando Gene Hackman e toda motivação de seu Lex Luthor em 'Superman - O Filme' (1978) é citado.

O filme perde um pouco do fôlego no final, quando a ação precisa acontecer um pouco mais, mesmo com o erro padrão dos filmes de super-herói: ter uma batalha épica contra o vilão.

Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas : Foto

A sequência fica mais arrastada do que deveria, mas, mesmo assim, é notável o esforço para transpor a maneira que a animação resolve seus problemas na série e como amarrar isso em um filme.

Infelizmente nesse momento os roteiristas perderam a chance de usar a música clássica "40% 40% 20%" como tema para o clímax, optando pelo rap antes apresentado pelo grupo.

Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas : Foto

Mesmo essa esticada desnecessária não estraga a altíssima qualidade da animação, que entrega o que se propõe desde o início, respeita a mitologia do universo apresentado na televisão e deixa até as viúvas da série 'Os Jovens Titãs' animadas após a cena pós-créditos.

Que esse olhar para os super-heróis da DC continue assim, alegre, colorido, infantil até e com ar de esperança.

O que esperamos mesmo é que venha uma era em que a Warner e a DC não tenham vergonha de um Aquaman de roupa laranja, de menos cenas no escuro, mais Shazam! rindo.

Out, Zack Snyder! 

Fora, já deu!

Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas : Foto

Afinal, os fãs da DC há um bom tempo não conseguiam sair do cinema com a alma renovada, diversão cumprida e esperança sem bigode.

Se super-herói é coisa de criança, sabemos - e bem - que está tudo bem um adulto gostar desse universo.

Filmaço.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'OS JOVENS TITÃS EM AÇÃO! NOS CINEMAS'
Título Original:
TEEN TITANS GO! TO THE MOVIES
Gênero:
Animação
Direção:
Aaron Horvath, Peter Rida Michail
Elenco de Vozes Originais:
Dana Snyder, Greg Cipes, Halsey, Hynden Walch, James Corden, Jimmy Kimmel, Khary Payton, Kristen Bell, Lil Yachty, Nicolas Cage, Scott Menville, Tara Strong, Will Arnett
Elenco de Vozes Brasileiras:
Manolo Reis, Charles Emmanuel, Mariana Torres, Eduardo Borgerth, Luiza Palomares e outros
Roteiro:
Aaron Horvath, Arnold Drake, Bob Brown, Bob Haney, Bruno Premiani, George Perez, Harry G. Peter, Marv Wolfman, Michael Jelenic
Produção:
Peggy Regan, Peter Rida Michail, Will Arnett
Trilha Sonora:
Jared Faber
Montador:
Nick Kenway
Estúdio:
Cartoon Network, DC Entertainment, Warner Bros., Warner Bros. Animation
Distribuidora:
Warner Bros
Ano de Produção:
2018
Duração:
93 MIN.
Estréia (Brasil):
30/08/2018
Classificação Indicativa:
Livre

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário