quinta-feira, 16 de agosto de 2018

'O PROTETOR 2': DENZEL WASHINGTON RETORNA COMO JUSTICEIRO IMPLACÁVEL E COM CARISMA IRRESISTÍVEL


SINOPSE:

Massachusetts, Estados Unidos.

Robert McCall (Denzel Washington) agora trabalha como motorista, ajudando pessoas que enfrentam dificuldades decorrentes de injustiças.

Quando sua amiga Susan Plummer (Melissa Leo) é morta durante a investigação de um assassinato na Bélgica, ele decide sair do anonimato e encontrar seu antigo parceiro, Dave (Pedro Pascal), no intuito de encontrar pistas sobre o autor do crime.

CRÍTICA:

Lançado em 2014 por Antoine Fuqua, 'O Protetor' é um grande filme de ação, nos apresentando ao seu protagonista Robert McCall (Denzel Washington), um vigilante implacável com carisma suficiente para querermos vê-lo mais vezes - mesmo quando ele mata seus alvos a sangue frio.

Agora, para a alegria de quem gostou do longa, ele acaba de ganhar uma sequência, 'O Protetor 2', que estreia hoje aqui no Brasil, com foco no drama pessoal desse homem, em como ele toca a vida das pessoas à sua volta e como elas afetam sua própria.

Hoje, McCall trabalha como motorista de aplicativo e tem uma vida aparentemente normal - mas ele tem um segredo: é um violento paladino da justiça que não dá chance para os vilões.

O Protetor 2 : Foto Denzel Washington
Robert McCall (Denzel Washington) em cena do longa - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Sony Pictures
Em outras palavras, ele é essencialmente um super-herói dos quadrinhos e, se esse filme se chamasse 'Justiceiro' e fosse produzido pela Marvel, ninguém estranharia - tamanha a semelhança de atitude entre os personagens.

Essa é a primeira vez que Washington reprisa um personagem e a primeira de Fuqua na direção de uma sequência.

A razão do retorno é muito simples: esse protagonista é bom demais para ser esquecido e não é todo dia que um personagem violento e cheio de carisma (além de emoção) cai no colo de um ator e de um cineasta.

O longa contém alguns momentos incríveis de ação e um discurso social relevante.

Quando ele não está quebrando a cara de criminosos de colarinho branco, ele salva alguns garotos das drogas e dá lição para outros - a cena em que McCall ajuda um garoto artista envolvido com gangues é de arrepiar.

O Protetor 2 : Foto Denzel Washington, Melissa Leo
Cena do longa
Apesar disso, o longa se perde no enredo muito abrangente e os personagens somem por grandes períodos.

Seria melhor se o foco fosse apenas a vida do protagonista ou a investigação de um assassinato - mas o filme tenta mostrar tudo um pouco e ainda fecha com final de filme de super-herói, pretensioso demais.

O resultado é que o cansaço chega mais cedo do que gostaríamos e a duração parece um pouco mais longa do que deveria.

O fato de o longa desperdiçar talentos (como Bill Pullman) com personagens que mal aparecem e de amenizar a violência brutal com uma narrativa tão convencional também não ajuda.

Para completar, o vilão, cuja identidade é revelada numa reviravolta previsível, é irritantemente genérico.

Seus diálogos são aleatórios e sua motivação é nenhuma.

O Protetor 2 : Foto Ashton Sanders, Denzel Washington
Cena do longa
Além disso, o ator que o interpreta erra no tom e não parece ser tão mau quanto seus atos dão a entender, mas apenas uma pessoa chata e sem graça com raivinha do mundo.

O que realmente faz o filme valer a pena é a presença luminosa de Denzel: ele e Antoine Fuqua criaram um personagem único, um vigilante com um coração de ouro, dominado pelas emoções e com um senso de justiça invejável.

Vame a pena uma olhada.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'O PROTETOR 2'
Título Original:
THE EQUALIZER 2
Gênero:
Ação
Diretor:
Antoine Fuqua
Elenco:
Abigail Marlowe, Alexa Giuffre, Alin Halajian, Andrei Arlovski, Annie Pisapia, Ashton Sanders, Bill Pullman, Caroline Day, Denzel Washington, Donald Cerrone, Enku Gubaie, Eric Ian, Heidi Garrow, Jay Hieron, Jonathan Scarfe, Karen Strong, Lexie Roth, Melissa Leo, Patty O'Neil, Pedro Pascal, Sakina Jaffrey, Tamara Hickey
Roteiro:
Michael Sloane, Richard Lindheim, Richard Wenk
Produção:
Alex Siskin, Denzel Washington, Jason Blumenthal, Mace Neufeld, Steve Tisch, Todd Black, Tony Eldridge
Fotografia:
Oliver Wood
Trilha Sonora:
Harry Gregson-Williams
Montador:
Conrad Buff IV
Estúdio:
Columbia Pictures, Escape Artists, Fuqua Films, Lonetree Entertainment, Mace Neufeld Productions, Sony Pictures Entertainment (SPE)
Distribuidora: 
Sony Pictures
Ano de Produção:
2018
Duração:
121 min.
Estréia (Brasil):
16/08/2018
Classificação Indicativa:
16 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário