quinta-feira, 5 de julho de 2018

'HOMEM-FORMIGA E A VESPA': BUROCRÁTICO E SEM OUSADIA, LONGA É O PRIMEIRO TROPEÇO DA MARVEL EM ANOS



SINOPSE:

Após ter ajudado o Capitão América na batalha contra o Homem de Ferro na Alemanha, Scott Lang (Paul Rudd) é condenado a dois anos de prisão domiciliar, por ter quebrado o Tratado de Sokovia.

Diante desta situação, ele foi obrigado a se aposentar temporariamente do posto de super-herói.

Restando apenas três dias para o término deste prazo, ele tem um estranho sonho com Janet Van Dyne (Michelle Pfeiffer), que desapareceu 30 anos atrás ao entrar no mundo quântico em um ato de heroísmo.

Ao procurar o Dr. Hank Pym (Michael Douglas) e sua filha Hope (Evangeline Lilly) em busca de explicações, Scott é rapidamente cooptado pela dupla para que possa ajudá-los em sua nova missão: construir um túnel quântico, com o objetivo de resgatar Janet de seu limbo.

CRÍTICA:

Com uma década de filmes lançados, o Marvel Studios já deixou bem evidente a proposta de trazer características peculiares a cada uma das aventuras estreladas por seus super-heróis, para, assim, individualizá-los dentro de um contexto maior.

Nesta linha, fica reservado ao Homem-Formiga os temas familiares e um humor quase infantil, pelas várias possibilidades envolvendo o tamanho dos objetos e das próprias pessoas.

Grande estreia dessa semana aqui no Brasil, 'Homem-Formiga e a Vespa' segue esse caminho desde a primeira fala, quando ressalta o elo materno entre as duas Vespas, sem deixar de lado a já estabelecida conexão entre Scott Lang e sua filhota e ainda apresentando um terceiro laço, adotivo.

Só que, agora, o foco está todo para aquele que promete ser um elemento chave para o futuro do Universo Cinematográfico Marvel: o reino quântico.

Homem-Formiga e a Vespa : Foto Evangeline Lilly, Paul Rudd
Evangeline Lilly e Paul Rudd, em cena do longa - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Disney
Aqui, temos bem pouco de 'Vingadores: Guerra Infinita' e muito mais de 'Capitão América: Guerra Civil'.

É que, condenado por ter quebrado o Tratado de Sokovia na emblemática batalha do aeroporto, Scott Lang (Paul Rudd) está em prisão domiciliar por dois anos, com mais três de condicional.

Desta forma, teve que dar um tempo na vida de super-herói até que, restando apenas três dias para que possa sair de casa, tem um estranho sonho com Janet Van Dyne (Michelle Pfeiffer), a Vespa original, que se perdeu no mundo quântico há 30 anos.

Basta uma ligação e o trio, formado por Lang, Hope (Evangeline Lilly) e o Dr. Hank Pym (Michael Douglas) está reunido novamente.

Resultado de imagem para homem formiga e vespa MICHAEL DOUGLAS, EVANGELINE LILLY E PAUL RUDD
Michael Douglas e Evangeline Lilly, em cena do longa
Seguindo a fórmula estabelecida no filme original, o diretor Peyton Reed e sua equipe de absurdos cinco roteiristas brincam bastante com a possibilidade de diminuir e aumentar objetos inusitados, o que propicia sequências de ação interessantes - a maioria, reveladas nos trailers.

Só que aqui, o objetivo maior é fazer rir e, assim, o núcleo de Luis (Michael Peña) e sua equipe ganham enorme espaço, com piadas estendidas ao máximo e sempre apresentadas de forma bem explicadinha, nos seus mínimos detalhes e, assim, chamando o espectador o tempo todo de mentalmente incapaz - o melhor exemplo é a situação em torno do soro da verdade, em seus vários momentos.

Resultado de imagem para Michael Peña antman and wasp
Luis (Michael Peña, de cinza), em cena do longa
Nem os cinco roteiristas (pra que tantos?) são capazes de dar alguma coerência à história em si.

Se a vilã Fantasma (Hannah John-Kamen) é mal aproveitada e o também vilão Sonny Burch (Walton Goggins) se repete em uma dinâmica bastante preguiçosa, nada supera as cenas de um prédio, que surge e desaparece em diversos pontos da cidade, sem que alguém jamais note...

Se o efeito é legal e as cenas são cruciais na narrativa, a situação é absolutamente incoerente com a própria característica de ser este um esconderijo dos heróis.

Homem-Formiga e a Vespa : Foto Hannah John-Kamen
 A vilã Fantasma (Hannah John-Kamen) em cena
Quanto ao reino quântico: aparecendo o tempo todo na narrativa - em cenas muito bonitas, que lembram o visual de 'Doutor Estranho', sem o mesmo impacto, apesar de ser mais explorado pelo tom misterioso do que propriamente por seu potencial - ele só deixa frustrados aos que buscam por indícios em relação ao futuro do Universo Cinematográfico Marvel.

Eles até surgem, especialmente na primeira cena pós-créditos - veja descrição mais abaixo - mas pouco revelam.

Anunciado como 'o primeiro filme da Marvel com uma super-heroína no título', o longa escancara a posição de 'parceira' da personagem de Evangeline Lilly, já que, com o Homem-Formiga em cena, a Vespa nada apita sobre a ação heróis - e isso num momento de emponderamento feminino, soa extremamente prejudicial.

Ao menos, na primeira cena pós-créditos, vemos que Scott concluiu sua missão no Reino Quântico com sucesso, mas entra em pânico quando avisa que está pronto para sair e não obtém resposta - já que Hank, Hope e Janet foram transformados em pó por Thanos.

Com essa cena, logo surgiram teorias na internet de que a heroína 'Capitã Marvel' também esteja presa naquele micro-universo, assim como Janet ficou e agora Scott está.

Ou, mais que isso, é provável que ele seja sugado por algum vórtex temporal (já que o próprio filme mencionou a existência de linhas temporais), sendo levado até a heroína.

Vale lembrar que 'Vingadores 4' contará com viagens no tempo, ou seja, como todos estavam imaginando, a ligação será possível através do Reino Quântico.

Homem-Formiga e a Vespa : Foto Paul Rudd
As poucas cenas de ação são muito bem realizadas
Com um humor excessivo e poucas cenas de ação, além de muito já ter sido divulgado pelo material de divulgação, sobra ao longa o talento cômico de Paul Rudd, que brilha especialmente quando seu trabalho corporal é requisitado pelas mudanças de comportamento do personagem.

No mais, temos aqui o primeiro tropeço da Marvel em muito tempo, que segue à risca a fórmula da primeira aventura do herói sem ousar nada - o que, por sinal, é típico do diretor Peyton Reed - mesmo trazendo avanços em relação ao Universo Cinematográfico Marvel.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'HOMEM-FORMIGA E A VESPA'
Título Original:
ANT-MAN AND THE WASP
Gênero:
Fantasia
Direção:
Peyton Reed
Elenco:
Abby Ryder Fortson, David Dastmalchian, Evangeline Lilly, Gail Gamble, Hannah John-Kamen, Joshua Mikel, Judy Greer, Laurence Fishburne, Madeleine McGraw, Marcella Bragio, Michael Douglas, Michael Peña, Michelle Pfeiffer, Paul Rudd, Perla Middleton, Randall Park, Rob Archer, T.I., Vanessa Ross, Walton Goggins
Roteiro:
Andrew Barrer, Chris McKenna, Erik Sommers, Gabriel Ferrari, Jack Kirby, Larry Lieber, Paul Rudd, Stan Lee
Produção:
Kevin Feige, Lars P. Winther, Mitchell Bell
Fotografia:
Dante Spinotti
Trilha Sonora:
Christophe Beck
Montador:
Craig Wood, Dan Lebental
Estúdio:
Marvel Studios
Distribuidora:
Buena Vista, Disney
Ano de Produção:
2018
Duração:
118 min.
Estréia (Brasil):
05/07/2018
Classificação Indicativa:
12 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário