quinta-feira, 23 de abril de 2015

'VINGADORES: ERA DE ULTRON': GLORIOSO, SOMBRIO E COM UM DOS MELHORES VILÕES DE TODOS OS TEMPOS


SINOPSE:

Tentando proteger o planeta de ameaças como as vistas no primeiro longa que reuniu o super grupo da Marvel - 'Os Vingadores: The Avengers' - Tony Stark (Robert Downey Jr.), o Homem de Ferro, e Bruce Banner (Mark Ruffalo), o Hulk, buscam construir um sistema de inteligência artificial que cuidaria da paz mundial.

O projeto acaba dando errado e gera o nascimento do Ultron (James Spader).

Assim, os dois cientistas, mais o Capitão América (Chris Evans), Thor (Chris Hemsworth), Viúva Negra (Scarlett Johansson) e o Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) terão que se unir para mais uma vez salvar o mundo.

No caminho, acabam trazendo mais três poderosas forças para o grupo: a Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen), seu irmão gêmeo Mercúrio (Aaron Taylor-Johnson) e o andróide Visão (Paul Bettany).

CRÍTICA:

'Vingadores: Era De Ultron', em exibição em 705 salas em todo o Brasil. é espetacular visualmente, divertido e mantém o alto nível das produções anteriores da Casa das Ideias.

Feito como um presente especialíssimo para os fãs do Universo Marvel, a segunda reunião do principal grupo de heróis marca de forma definitiva o fim de uma era e o início de uma nova fase do estúdio, deixando muita gente de boca aberta com eventos tensos e ação empolgante.

Vingadores: Era de Ultron : Poster
O vilão Ultron (James Spader) - pôsters dessa postagem - Divulgação/Disney
Após os eventos dos últimos filmes, não é surpresa vermos novamente os Vingadores unidos para manter a Terra a salvo.

Afinal, sem a S.H.I.E.L.D. - desmantelada durante a trama de 'Capitão América: O Soldado Invernal' - e com a H.I.D.R.A. mais ativa do que nunca, o passo seguinte e mais do que esperado era encontrarmos os heróis enfrentando os terroristas em busca do Cetro de Loki - e é exatamente essa preocupação em se meter em assuntos mundiais que faz a equipe se tornar o centro das atenções e, muitas vezes, do ódio de muitos.

Vingadores: Era de Ultron : Poster
O Visão (Paul Bettany)
É assim que o grupo conhece dois de seus novos inimigos, os gêmeos Maximoff - a Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen) e Mercúrio (Aaron Taylor-Johnson) - apresentados pela primeira vez na cena pós-créditos de 'Capitão América 2' e que acrescentam uma barbaridade ao elenco.

Vingadores: Era de Ultron : Poster
O Hulk (Mark Ruffalo)
Odiados pelos poderosos irmãos, os Vingadores são manipulados pela Feiticeira Escarlate, um personagem realmente interessante, que coloca em ação eventos que podem causar a ruína da equipe.
Vingadores: Era de Ultron : Poster
Aaron Taylor Johnson como Mercúrio
Para piorar, Tony Stark (Robert Downey Jr.), com a ajuda do Dr. Bruce Banner (Mark Ruffalo) e da tecnologia alienígena do Cetro de Loki, cria o sistema Ultron para proteger o mundo.

Só que, a partir daí, o que seria uma evolução do já excelente sistema 'Jarvis' de Stark, se transforma num pesadelo sem precedentes, quando o sistema Ultron ganha inteligência própria, parte à procura de um corpo para chamar de seu - criando inclusive o andróide Visão (Paul Bettany) - e tentando tornar a Terra um planeta melhor - ou seja: sem seres humanos para atrapalhar.

Vingadores: Era de Ultron : Poster
Elizabeth Olsen como a Feiticeira Escarlate
O roteiro tem premissa interessante e funciona, pelo menos na maior parte do tempo.

O robô Ultron é um grande vilão: cruel, poderoso e complexo, ele é interpretado (em captura de movimentos) de forma arrepiante e arrebatadora por James Spader, que usa sua voz maravilhosa e suas conhecidas pausas dramáticas para nos dar um dos melhores vilões de filmes de ação de todos os tempos.

Vingadores: Era de Ultron : Poster
O Capitão América (Chris Evans)
O longa só escorrega nos exageros da trama, que forçam situações que, em outros casos, poderiam ser evitadas.

A dinâmica do grupo continua boa - só que qualquer desavença vira motivo para os heróis se enfrentarem e discussões morais que poderiam ser ótimas, como acontecem no primeiro filme, são descartadas para priorizar cenas de ação cheias de efeitos - e é aí que o filme perde em relação ao primeiro.

Vingadores: Era de Ultron : Poster
Jeremy Renner como o Gavião Arqueiro
Pra que o Homem de Ferro - com a armadura Hulkbuster - travando um embate com o Hulk e destruindo a Cidade do Cabo?

Vingadores: Era de Ultron : Poster
O Homem de Ferro (Robert Downey Jr.)
O longa repete muitas das fórmulas do filme de 2012, como discussões, lutas e ameaças e faz isso muito bem, mas, com os personagens já estabelecidos, parece faltar um tesão maior para alguns atores e a ideia dividir a atenção com o resto do grupo parece desanimar alguns deles.

Vingadores: Era de Ultron : Poster
Scarlett Johansson como a Viúva Negra
Robert Downey Jr., por exemplo, faz sua pior participação como Tony Stark no cinema até agora.

Ao menos, diferente de 'O Homem De Aço' - onde o Superman não estava nem aí para os civis que ficavam no meio do caminho de sua batalha com o General Zod - os Vingadores de fato parecem preocupados em salvar vidas que se encontram no meio do fogo cruzado - o menino salvo pelo Gavião Arqueiro, à custa da morte de Mercúrio, é o maior exemplo.

Vingadores: Era de Ultron : Poster
Samuel L. Jackson como Nick Fury
Essa preocupação, que tem tanto a ver com a índole desses heróis nos quadrinhos, é algo importante para manter o supergrupo como agentes do "bem" e não apenas deuses que brincam com as vidas humanas como bem entendem - como deu a entender o primeiro trailer de 'Batman Vs Superman', onde o Homem de Aço é chamado de 'Falso deus' pela população.

Aqui, os fãs tem o filme que a maioria esperava: grandioso, sombrio, tecnicamente impecável e, novamente, com os maiores heróis da Terra frente a frente com um vilão à altura.

Vingadores: Era de Ultron : Poster
O deus do trovão Thor (Chris Hemsworth)
Entretanto, a falta de mistério e algumas decepções menores, como a falta de um ou outro personagem - Loki, por exemplo, fez muita falta - impedem que esse segundo longa do grupo seja o melhor da Marvel, como muitos acreditavam.

Ao menos, sua história muda tudo no universo cinemático do estúdio, abre novos caminhos e, mais importante, direciona os Vingadores - agora com o Hulk desaparecido, o Capitão América como líder supremo, sem Homem de Ferro, Thor e Gavião Arqueiro, mas com a adição da Máquina de Combate, Feiticeira Escarlate, Visão e Falcão - para dois grandes eventos, que logo veremos: Guerra Civil e Guerra Infinita.

O filme é longo, mas o tempo dentro do cinema passa voando.

Filmaço.

CURIOSIDADES E BASTIDORES DA PRODUÇÃO:

1. O começo de uma nova fase
'Vingadores 2: Era de Ultron' encerra a chamada 'fase dois' dos filmes produzidos pela Marvel, cujo arco de história envolve ainda 'Homem de Ferro 3' (2013), 'Thor: O Mundo Sombrio' (2013), 'Capitão América 2 - O Soldado Invernal' (2014) e 'Guardiões da Galáxia' (2014).

2. Por que não Thanos?
Thanos estava cotado para ser o próximo vilão, mas o diretor Joss Whedon decidiu ir a favor de Ultron:
"Nós temos que manter o pé no chão. É parte do que faz o universo Marvel girar: sua relação com o mundo real. Thanos não está fora de questão, mas ele nunca foi considerado para ser o próximo vilão, ele sempre foi o senhor da vilania e das trevas ".
Thanos aparece numa rápida cena, logo no começo dos letreiros que finalizam o longa - não temos aqui, como o diretor tinha prometido, a tradicional cena pós créditos.

Thanos aparece rapidamente na cena final - Marvel
3. James Spader sempre foi Ultron
James Spader foi a primeira e única escolha de Joss Whedon para o papel de Ultron, por causa de sua "voz hipnótica que pode ser estranhamente calma e atraente, ao mesmo tempo, sendo muito humano e bem-humorado" - disse o diretor.

4.Spader é nosso herói
No primeiro dia de James Spader no set, o elenco ficou tão impressionado e encantado com sua performance, que  aplaudiram e torceram -  como num estádio - pelo ator após sua primeira tomada.

O ator James Spader - Marvel
5. O vilão perfeito
Joss Whedon descreveu Ultron como um vilão perfeito para 'Os Vingadores 2':
"Ele tem uma abelha em sua capota, ele está sempre tentando destruir os Vingadores. Ele não é um cara feliz, o que significa que ele é um cara interessante. Ele tem dor!.."

6. Ultron ou Chapolin Colorado?
Como Ultron foi descrito com 8-9 pés de altura, James Spader teve que usar antenas, de três metros de altura, feitas com um grosso pedaço de fio, em que haviam duas bolas vermelhas anexadas ao topo de sua cabeça - como um Chapolin Colorado.
Isso foi feito para que os atores que contracenassem com ele fossem capazes de ter um ponto de referência de onde os olhos estariam (as duas bolas vermelhas mostravam onde estariam os olhos de Ultron).
Elizabeth Olsen afirmou que isso foi realmente perturbador, já que Spader estaria realmente interpretando o personagem, e por instinto ela olharia para ele, em vez de olhar para as bolas que representam os olhos.
Para grande diversão de todos, sempre que isso acontecia, Aaron Taylor-Johnson gritava para Elizabeth
"Bolas vermelhas! Olhe para as bolas dele, Lizzie!", a fim de levá-la a olhar na direção certa.
As bolas da cabeça, Lizzie!!

7.Mercúrio: tanto na Fox, como na Marvel
A adição de Mercúrio ao elenco provocou um amplo debate sobre a direção do personagem, que também apareceu em 'X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido' (2014), da 20th Century Fox.
Mercúrio havia sido discutido anteriormente como um personagem em potencial em ambos 'X-Men: O Confronto final' (2006) e 'The Avengers: Os Vingadores' (2012), mas as complexidades legais sobre a licença para o personagem resultou em sua omissão de ambos os filmes.

No entanto, em maio 2013, a Marvel e a Fox anunciaram uma solução para as questões jurídicas anteriores: Mercúrio iria aparecer neste filme, bem como em uma sequência X-Men, embora sob certos parâmetros: nenhuma alusão a suas relações com o X- Men ou Magneto (pai do personagem) poderia ser feito na série "Avengers", e não poderia ser feito qualquer referência à integração de Mercúrio aos Vingadores em um filme "X-Men"; o contrato de direitos entre Fox e Marvel vai ainda mais longe ao estipular que o personagem não pode ser referido como um "mutante" em qualquer filme da Marvel.
Além disso, um dia após a Fox anunciar Evan Peters como Mercúrio, Marvel e Fox entraram em um impasse legal sobre as disposições do acordo de direitos para o personagem, incluindo a questão de saber se Peters seria autorizado a retratar Mercúrio em qualquer outro filme fora da franquia "X-Men ", necessitando de um segundo ator para desempenhar o personagem em qualquer filme da Marvel, resultando em duas versões diferentes do mesmo protagonista que aparece em duas franquias cinematográficas concorrentes.

O Mercúrio da Fox, Evan Peters
8. Convencendo o intérprete de Mercúrio
Demorou um ano para Joss Whedon convencer Aaron Taylor-Johnson a aceitar o papel de Mercúrio.
Johnson estava preocupado sobre a longa duração dos contratos da Marvel, as limitações de tempo, e o fato de que ele estava integrando um grande elenco.
Mesmo depois de aceitar o papel, o ator ainda estava nervoso, mas foi consolado depois de saber que sua amiga e co-estrela de 'Godzilla' (2014), Elizabeth Olsen, interpretaria sua irmã e seria sua parceira de filmagem durante a maior parte do filme.

Joss Whedon instrui Taylor Johnson nas filmagens - Variety
9. Mercúrio ou Hulk?
Aaron Taylor-Johnson foi "convidado" para perder peso (massa muscular, em particular) porque ele parecia muito forte.

10. Mercúrio é o segundo personagem que Taylor Johnson faz no cinema
Esta não é a primeira vez que Aaron Taylor-Johnson faz um personagem vindo dos quadrinhos.
Anteriormente, ele desempenhou o papel-título de Dave Lizewski / Kick-Ass - em 'Kick-Ass' e 'Kick-Ass 2'.

Aaron Taylor-Johnson como Dave Lizewski em 'Kick-Ass' - Divulgação
11.Viúva grávida
Como Scarlett Johansson estava grávida durante as filmagens, suas cenas tiveram que ser adiantadas, para que a barriga da atriz não comprometesse o figurino da personagem.

12. Dublês mais que perfeitas
Para ajudar a esconder a gravidez de Scarlett Johansson, três dublês foram contratadas.
Isso causou muita confusão entre os outros atores, já que, segundo eles, todas as mulheres dublês pareciam muito com Johansson.
Chris Evans afirmou que chegou a dizer "Olá" e a iniciar uma conversa com uma delas, apenas para perceber que não estava falando com Johansson.

 Scarlett Johansson grávida - Variety
13. Pinóquio e o lado negro da Força
Numa de suas últimas cenas no longa, Ultron recita "No Strings On Me", uma canção da animação da Disney 'Pinóquio' (1940), sobre um ser inanimado que ganha vida e sensibilidade.
Aqui, Ultron serve como um paralelo sombrio de Pinóquio.

Pinóquio como Ultron, em montagem do ComicsBlog.it
14. Sem Loki, sem Pepper
Este filme marca a primeira aparição no Universo Cinemático da Marvel de Thor sem Loki e de Tony Stark sem Pepper Potts.

15. Minha ponta favorita
Em seu painel durante a Salt Lake Comic Con, Stan Lee afirmou que sua participação neste filme - como um veterano da segunda guerra - é a sua favorita.

Lee na première do longa em LA - Zimbio
16. Whedon + Bay
Joss Whedon convidou o diretor especializado em filmes catástrofe Michael Bay para filmar a cena do Hulk vs Hulkbuster/Homem de Ferro.

17. Recorde de efeitos batido
Este filme tem o maior número de cenas VFX para qualquer filme da Marvel até hoje - mais de 3.000 cenas de efeitos especiais.
Anteriormente, 'Guardiões da Galáxia' detinha o recorde, com 2.750 cenas de efeitos especiais.

18. Colegas de trabalho pela terceira vez
Antes de 'Vingadores: Era de Ultron', Robert Downey Jr. e James Spader apareceram juntos em 'Abaixo de Zero' (1987) e 'Tuff Turf - O Rebelde' (1985).

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
Vingadores: Era de Ultron : Poster
'VINGADORES: ERA DE ULTRON'
Título Original:
THE AVENGERS: AGE OF ULTRON
Gênero:
Ação
Direção:
Joss Whedon
Roteiro:
Joss Whedon
Elenco:
Aaron Taylor-Johnson, Andy Serkis, Anthony Mackie, Aurora Fearnley, Bentley Kalu, Chris Evans, Chris Hemsworth, Claudia Kim, Cobie Smulders, Daniel Westwood, Dilyana Bouklieva, Dominique Provost-Chalkley, Don Cheadle, Elizabeth Olsen, Guy Potter, Hayley Atwell, Idris Elba, James Spader, Jeremy Renner, Judit Novotnik, Leila Wong, Linda Cardellini, Lou Ferrigno, Mariola Jaworska, Mark Haldor, Mark Ruffalo, Nick W. Nicholson, Nondumiso Tembe, Paul Bettany, Robert Downey Jr., Samuel L. Jackson, Scarlett Johansson, Stan Lee, Stellan Skarsgård, Thomas Kretschmann
Produção:
Kevin Feige
Fotografia:
Ben Davis
Montador:
Jeffrey Ford
Trilha Sonora:
Brian Tyler
Duração:
160 min.
Ano:
2015
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
23/04/2015
Distribuidora:
Walt Disney Pictures
Estúdio:
Marvel Studios
Classificação:
12 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário