SINOPSE:
Danny Collins (Al Pacino) é um músico idoso.
Famoso pelas canções populares e grudentas, ele vive dos mesmos hits há décadas e tem como fãs principalmente o público da terceira idade - ou seja, é uma espécie de Roberto Carlos americano.
Só que aqui, o antigo rock star ainda leva uma vida hedonista, gastando mais dinheiro do que tem, trocando de esposa com frequência e experimentando diversas drogas.
Mas quando descobre uma antiga carta escrita para ele por John Lennon e Yoko Ono, quando ele ainda era um jovem e promissor músico, encorajando-o a não se deixar influenciar pela indústria, ele decide ser um homem melhor, reatando os laços com a família e abandonando a cocaína.
CRÍTICA:
O roqueiro inglês Steve Tilston teve que esperar quarenta anos para descobrir, infelizmente depois da morte dele, que o beatle John Lennon e sua mulher, Yoko Ono, haviam lhe escrito uma carta, ainda quando ele era um jovem e promissor músico.
Revelada em 2010, essa história real inspira o roteiro da comédia dramática 'Não Olhe Para Trás', escrita e dirigida por Dan Fogelman, um experiente roteirista ('Última Viagem a Las Vegas', 'Amor à Toda Prova') e estreante na direção - e que estreia nesta quinta em 90 salas em todo o Brasil.
Na ficção, toma-se grande liberdade em relação ao ponto de partida, mudando tudo, a partir do nome do roqueiro, aqui Danny Collins (Al Pacino).
Al Pacino como Danny Collins, em cena do longa - Fotos dessa postagem: Divulgação/Imagem Filmes |
Como na vida real, o que suscitou a carta de Lennon foi uma entrevista em que o jovem músico, então iniciando a carreira, manifestava o medo de que o sucesso e o dinheiro comprometessem sua inspiração.
Lennon escreveu uma carta tranquilizadora, assinada por ele e Yoko Ono e deixando seu telefone.
A carta, que fora encaminhada à revista que o entrevistou, no entanto, nunca chegou às suas mãos, a não ser décadas depois.
No filme, quem finalmente descobre a carta é o empresário de Danny, Frank Grubman (Christopher Plummer), dando-a como presente de aniversário.
Duas lendas em cena: Pacino como Danny e Christopher Plummer como seu empresário, Frank Grubman |
No fim de uma festa regada a muita bebida e drogas, Danny vê a carta como uma lembrança de um passado perdido, em que ele sonhava ser um roqueiro original.
Ao contrário disso, tornou-se um sucesso, amparado em baladinhas fáceis e melosas e mantém sua riqueza com turnês em que seus velhos fãs praticamente o obrigam a cantar sempre as mesmas coisas.
O centro da trama é a tentativa de Danny de se reencontrar consigo: ele se instala num hotel, põe um piano no quarto e tenta compor algo diferente dos últimos anos.
Annette Bening interpreta a gerente do hotel Mary Sinclair, inserindo um divertido contraponto na anarquia de Danny.
Algumas das melhores cenas do filme pertencem aos dois.
Annette Bening como Mary Sinclair |
Ao mesmo tempo, Danny também procura resgatar uma culpa do passado, quando abandonou um filho.
Hoje, Tom (Bobby Canavale) é adulto, casado com Samantha (Jennifer Garner) e com uma filha pequena, Hope (Giselle Eisenberg) e não quer ver o pai nem pintado.
Tom (Bobby Canavale), Samantha (Jennifer Garner) e a filha pequena, Hope (Giselle Eisenberg) |
Neste núcleo familiar, localizam-se os maiores conflitos, que se desenrolam sem excesso de sentimentalismo.
Nessas cenas, o destaque fica com Melissa Benoist, que interpreta Jamie - deu pra ver porquê ela bateu milhares de candidatas para ser a Supergirl na nova série da DC/Warner.
Nessas cenas, o destaque fica com Melissa Benoist, que interpreta Jamie - deu pra ver porquê ela bateu milhares de candidatas para ser a Supergirl na nova série da DC/Warner.
Melissa Benoist como Jamie, em cena do longa |
Não é pouca coisa contar com Al Pacino e sua inesgotável energia, esbanjando carisma do alto dos seus 74 anos, com uma atuação sem exageros de um astro que se vendeu para a indústria, seguindo em busca de redenção para reencontrar seus valores.
No final, temos aqui uma história emotiva, mas bem menos clichê do que se poderia esperar, que se nos ensina que dinheiro não compra redenção, ensina que atitudes e demonstrações de afeto podem salvar até o mais frio dos seres humanos.
TRAILER:
FICHA TÉCNICA:
'NÃO OLHE PARA TRÁS'
Título Original:
DANNY COLLINS
Gênero:
Drama
Direção:
Dan Fogelman
Roteiro:
Dan Fogelman, baseado em uma história real
Elenco:
Aarti Mann, Al Pacino, Anne McDaniels, Annette Bening, Arthur Bedran, Bobby Cannavale, Brian Smith, Cassandra Starr, Christopher Plummer, Cody Griffis, Elaine Partnow, Elsi Eng, Eric Lange, Eric Michael Roy, Eric Newnham, Giselle Eisenberg, Jane Shayne, Jennifer Garner, Josh Peck, Julia Eisenberg, Justin Sandler, Katarina Cas, Kiff VandenHeuvel, Kodi Baker, Kristin Brock, Kyle Leatherberry, Laura Krystine, Linda Wang, Meghan Aruffo, Melissa Benoist, Michael Patrick McGill, Mikaela Tallett, Olivia Gonzales, Patrick Pedraza, Richard Allan Jones, Richard Markman, Romina Laino, Ron Bottitta, Roz McHenry, Scott Lawrence, Tim Jo, Travis Johnson
Produção:
Jessie Nelson, Nimitt Mankad
Fotografia:
Steve Yedlin
Montador:
Julie Monroe
Trilha Sonora:
Bryan Adams, Theodore Shapiro
Duração:
106 min.
Ano:
2015
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
16/04/2015
Distribuidora:
Imagem Filmes
Estúdio:
Big Indie Pictures / ShivHans Pictures
Classificação:
14 anos
COTAÇÃO DO KLAU:
Nenhum comentário:
Postar um comentário