sexta-feira, 10 de abril de 2015

'DEMOLIDOR': PRIMEIRA SÉRIE DA PARCERIA MARVEL/NETFLIX É SENSACIONAL


SINOPSE:

Matt Murdock sofreu um acidente ainda criança - produtos radiativos caíram nos seus olhos.

Se o acidente o deixou cego, a radioatividade fez com que seus outros sentidos fossem aumentados consideravelmente.

Vivendo em 'Hell's Kitchen'/ 'Cozinha do Inferno' - bairro pobre da Cidade de Nova York - já adulto, Matt (Charlie Cox) é um advogado que defende causas da população mais humilde, ao lado do seu colega de faculdade, Foggy Nelson (Elden Henson).

À noite, atua como o Demolidor, um vigilante que combate a bandidagem da sua região - principalmente as ligadas a Wilson Fisk, o Rei do Crime (Vincent D'Onofrio).

CRÍTICA:

Após fazer muito barulho no cinema,  a Marvel - agora uma subsidiária da Disney - decidiu, a partir de 2013, começar a investir em séries de TV.

No mesmo ano, estreou a primeira delas, 'Agents of S.H.I.E.L.D.', estrelada pelo agente Coulson interpretado pelo mesmo Clark Gregg dos filmes do Homem de Ferro e Vingadores,  que, porém, decepcionou os fãs, com uma trama pouco interessante, efeitos especiais ruins e -  tirante Gregg - elenco pífio.

Confesso que comecei a ver, mas a partir do quarto episódio, parei - e não fui só eu.

Quem perseverou, porém, até conferiu uma melhora significativa, com a série atrelada ao que acontecia no universo Marvel dos Cinemas.

Hoje,  a série conta com uma história própria e não sobrevive apenas de participações especiais, mas, ainda assim, a primeira impressão - a que fica - foi péssima.

Escolada pela ruindade, a Marvel resolveu inovar e nas férias  de 'Agents of S.H.I.E.L.D.' deste começo de 2015, lançou 'Agent Carter', uma série que se passa nos anos 1940, logo após o desaparecimento do Capitão América, no final do longa 'O Primeiro Vingador'.

Estrelada pela mesma Hayley Atwell, excelente atriz que havia interpretado Peggy Carter no longa do Capita, a série, bem feita, caprichada e com ótimos roteiros, foi excelente do começo ao fim e deixou o gosto de 'quero mais' após apenas oito episódios.

Com o fim da primeira temporada de 'Agent Carter',  os fãs da Marvel, agora satisfeitos, voltariam agora sua atenção para a primeira série feita em parceria pela Marvel e o serviço de streaming Netflix, anunciado ainda no ano passado.

Só que, desde que foi anunciada, os fãs ficaram muito desconfiados.

Afinal, a saga de Matt Murdock, um dos heróis mais espetaculares do Universo Marvel ao meu ver, já tinha ganho um filme para as telonas terrível - 'Demolidor, o Homem sem Medo' (2003), estrelado por um Ben Affleck abusando de lutas artificiais, Jennifer Garner linda e sem sal como Elektra, um terrível desempenho de Colin Farrell como o vilão e até o grande (mesmo!) Michael Clarke Duncan no piloto automático como o Rei do Crime.

Agora e mesmo com um pé atrás, acompanhamos a escolha do elenco, da equipe de roteiristas, as primeiras imagens do herói e do vilão, o primeiro uniforme, os primeiros e sensacionais trailers - e fomos ficando cada vez mais impressionados com o que víamos.

E finalmente chegamos a hoje (10), quando, inclusive no Brasil, a Netflix colocou no ar 'Demolidor'.

Já no primeiro episódio, os fãs ficaram simplesmente enlouquecidos pois finalmente o herói cego ganhou uma adaptação que irá agradar seus fãs e, de quebra, qualquer um que goste de uma boa ação e história policial.

'Demolidor' - a Série é tudo que 'Demolidor - o Filme' não foi.

A série começa com Matthew Murdock  criança, já sofrendo o acidente que o deixa cego e com os outros sentidos superativados, deixando evidente que a produção não perdeu tempo reprisando a origem do herói para os fãs - o que é ótimo, pois não há coisa pior numa série ou filme que duvidar da capacidade do espectador em juntar as informações.

Um rápido corte, e em minutos, já vemos Matt adulto e já interpretado por Charlie Cox, abrindo um escritório de advocacia ao lado do amigo de faculdade, Foggy Nelson (Elden Henson) - uma dupla de idealistas, que só quer defender os pobres e os menos favorecidos.

Foto Charlie Cox, Elden Henson
Charlie Cox e Elden Henson, como Matt e Foggy - Netflix
Com contatos na polícia, a dupla consegue sua primeira cliente, Karen Page (Deborah Ann Woll ), que está sendo acusada de assassinato.

Matthew passa a procurar provas da inocência da jovem e, assim, eles acabam em meio a uma grande conspiração, que envolve importantes criminosos de Nova York.

Se de dia, Matt tenta usar seus dons de advogados para ajudar a jovem, de noite, ele veste uma máscara e moleton pretos e usa seus sentidos apurados para enfrentar criminosos e descobrir quem está por trás de toda a história.

O uniforme do Demolidor nessa primeira temporada (direita) é baseado no desenho de John Romita Jr. para a minissérie em quadrinhos 'O Homem Sem Medo' (1993) - Marvel Comics
Ao pouco, a trama vai nos mostrando que a situação é muito mais complexa do que parecia e o que nos dois primeiros episódios parece algo envolvendo apenas uma empreiteira suja, com o tempo se revela apenas a base da pirâmide, que tem no topo Wilson Fisk, o Rei do Crime (Vincent D'Onofrio).

O episódio-piloto é eletrizante, contando com muita ação, lutas de ultra violência absurda, muita intriga e também bons drama e mistério.

Se Vincent D'Onofrio dá show como o Rei do Crime - leia mais abaixo - quem se revela a melhor escalação do elenco é Charlie Cox.

Demolidor : Poster
Charlie Cox como Matt Murdock - Netflix
Ator britânico de atuais 32 anos, Cox já era um ator consagrado nos palcos londrinos, já tinha participado de alguns longas e de algumas séries - inclusive 'Downton Abbey' - quando foi catapultado ao estrelato pela sua magistral interpretação de Owen Sleater, um imigrante irlandês com laços com o IRA na segunda temporada da ótima serie que Martin Scorsese produziu para a HBO, 'Boardwalk Empire'.

Como Matt Murdock/Demolidor, Cox nos entrega uma das melhores interpretações de super-herói de todos os tempos, capaz de rivalizar com as de Christian Bale como Batman e Robert Downey Jr. como Homem de Ferro.

Caprichando no peculiar sotaque novaiorquino da 'Cozinha do Inferno', Cox será, com certeza, a partir de agora, a estrela que sempre pensamos que seria - inclusive seu Demolidor está cotadíssimo para participar do próximo filme solo do Capitão América, já chamado nos bastidores de 'Vingadores Dois e Meio', pela quantidade de heróis que terá na trama.

Deborah Ann Woll (Karen) e Elden Henson (Foggy) vivem seus parceiros mais próximos e fazem um necessário contraponto à solidão do herói, que será visto em 13 episódios nessa primeira temporada - todos com pouco menos de uma hora de duração.

Foto Charlie Cox, Deborah Ann Woll
Matt e Karen (Deborah Ann Woll)  - Netflix
O elenco conta ainda com as boas presenças de Rosario Dawson - como Claire Temple; Bob Gunton - como Leland Owlsley; Vondie Curtis-Hall - como Ben Urich e Ayelet Zurer - como Vanessa Marianna.

Se a fotografia, direção de arte e efeitos especiais de 'Agents of S.H.I.E.L.D.' deixa muito a desejar e se o mesmo não acontece com as boas séries da DC, 'Arrow' e 'The Flash', os fãs se surpreenderam muito com a qualidade da fotografia de 'Demolidor'.

Enquanto as três séries citadas foram rodadas no formato padrão de 2K, a nova produção da Netflix utilizou a qualidade 6K, como já havia feito com outra produção exclusiva sua, 'House of Cards'.

Se essa qualidade toda ainda nem chegou ao espectador - que hoje em dia só tem acesso ao 4K - o mérito fotográfico não está apenas na nitidez na imagem, mas também no tipo de cores e no granulamento utilizados - em outras palavras, parece cinema.

Foto
A série tem lutas ultraviolentas e uma banda sonora excepcional  - Netflix
Além da fotografia, destaca-se toda a banda sonora da produção: a mixagem, a edição de som, os efeitos sonoros e a trilha sonora funcionam de forma perfeita e ajudam a construir não só o universo do crime, mas também o personagem principal.

Afinal, como ele não enxerga, o desenho de som na série é todo construído de forma que justifique parte de suas habilidades - e o resultado final, além de inovador, é sen-sa-cio-nal.

Lógico, tudo isso não teria sentido se não tivessem filmado um bom roteiro.

Escrito pelo criador Drew Goddard, com a contribuição de nomes como Stan Lee ( o criador do herói) e Frank Miller ( o autor que ressuscitou o personagem nos quadrinhos), o texto é uniforme, bem desenvolvido e com diálogos inteligentes e  memoráveis.

Graças aos flashbacks, vamos descobrindo, passo a passo, mais sobre Matthew e Fisk e vemos que os dois surgiram em situações parecidas e desenvolveram um sentimento de carinho pela mesma região de NY, a 'Hell's Kitchen'.

Ambos perderam os pais quando pequenos, embora em situações diferentes e ambos possuem um pouco de culpa por tal perda.

Foto Vincent D'Onofrio
Vincent D'Onofrio como Wilson Fisk  - Netflix
Vincent D'Onofrio é a personificação absoluta do Wilson Fisk das HQs, ameaçador, mas intrigante.

A série, inteligentemente, primeiro coloca seu vilão em uma situação solitária, o que torna difícil não nos solidarizarmos ao vermos um sujeito de certa forma atrapalhado e tímido, tentando conquistar uma bela mulher.

Aos poucos, vamos conhecendo seu lado mais sombrios - mas aí já é tarde e já nos identificamos pelo menos com uma face do criminoso, o principal diferencial da produção.

Não estamos diante de um bandido sem história pregressa ou sem virtudes e como vemos ao final da temporada, estamos diante de uma história de transição não apenas do herói, mas também do vilão.

Matt deixa de ser um vigilante qualquer para se tornar o Demolidor - sim, ele aparece com o icônico uniforme vermelho com a máscara de chifres no final - enquanto que Fisk deixa de ser um "empregador" para descobrir sua verdadeira vocação.

A primeira metade da temporada é perfeita, contando com uma trama envolvente e cenas de violência absurdas, em que a brutalidade vale muito mais que o estilo, como vemos ao final do segundo episódio.

Já metade final não é tão boa, mas não a ponto de fazer a série menos excelente.

Embora possa fazer sentido mais para frente, em outras temporadas, o sétimos episódio da série é o mais fraco, ao mostrar a chegada do mentor de Matt, Stick (Scott Glenn), uma espécie de samurai cego e, se o episódio avança um pouco na origem do protagonista, fica parado com relação a história original, num momento em que tudo estava ficando mais quente e ainda oferece uma cena patética em que Stick usa objetos de tabela para jogar uma tampinha de garrafa no lixo - tipo de cena chata que Colin Farrell fez à exaustão no filme estrelado por Ben Affleck.

Felizmente, a cena é rara na série, por mais que ainda tenhamos um chute estiloso para abrir uma porta, uma virada de mesa, um computador derrubado como sinal de frustração e outros clichês - que surgem eventualmente.

No último episódio, o Homem sem Medo surge com seu icônico uniforme vermelho  - Netflix
Finalizando, 'Demolidor' é uma série divertida e intrigante, que ainda oferece algumas boas reflexões políticas, jornalísticas e religiosas.

Mesmo sem ainda confirmar o começo da produção da segunda temporada, a Netflix já iniciou a produção da segunda série da parceria com a Marvel - 'A.K.A Jessica Jones' - e ainda teremos 'Punho de Ferro' e 'Luke Cage', com as quatro reunidas no crossover 'Os Defensores', uma espécie de sub-Vingadores.

Vamos aguardar com mais ansiedade.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
Demolidor : Poster
'DEMOLIDOR' - PRIMEIRA TEMPORADA
Título Original:
Daredevil - First Season
Formato:
Série em 13 episódios
Gênero:
Ação, aventura, Ficção científica, crime
Produtor:
Kati Johnston
Editor:
Jonathan Chibnal
Diretor de Fotografia:
Matt Lloyd
Elenco Principal:
Charlie Cox - Matt Murdock / Demolidor
Deborah Ann Woll - Karen Page
Elden Henson - Foggy Nelson
Rosario Dawson - Claire Temple
Vincent D'Onofrio - Wilson Fisk / Rei do Crime
Ayelet Zurer - Vanessa Marianna
Bob Gunton - Leland Owlsley
Toby Leonard Moore - Wesley
Vondie Curtis-Hall - Ben Urich
País de origem:
EUA
Produção:
Marvel Television, Marvel Television, ABC Studios, DeKnight Prods., Goddard Textiles
Exibição:
Netflix

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário