quinta-feira, 30 de abril de 2015

'ENTRE ABELHAS': FÁBIO PORCHAT SAI DA MESMICE E ENTREGA FINALMENTE UM FILME NACIONAL ASSISTÍVEL


SINOPSE:

Bruno (Fábio Porchat), um editor de imagens recém-separado da mulher (Giovanna Lancellotti), começa a deixar de ver as pessoas.

Ele tropeça no ar, esbarra no que não vê, até perceber que as pessoas ao seu redor estão ficando invisíveis.

Com a ajuda da mãe (Irene Ravache) e do melhor amigo (Marcos Veras), ele tentará descobrir o que se passa em sua vida.

CRÍTICA:

Se nos dias de hoje o cinema nacional atual tem se reerguido – pelo menos em termos de bilheteria – graças às péssimas comédias da Globo Filmes, lançadas em ritmo de pão de padaria e arrastando consigo um time de humoristas sem graça, não deixa de ser uma luz no fim do túnel a bem vinda estreia de Fábio Porchat - o melhor deles, disparado - como protagonista de uma comédia dramática.

A princípio, 'Entre Abelhas', que estreia hoje em em 217 salas em todo o Brasil parece que vai  nos entregar mais do mesmo.
Fábio Porchat, em cena como Bruno - Fotos dessa postagem: Divulgação/Imagem Filmes
Felizmente, o que encontramos nesse primeiro longa metragem de Ian SBF, responsável por diversos episódios do 'Porta dos Fundos' - agora campeão de audiência também no Canal Fox  -  não é uma comédia escrachada, mas sim um texto inteligente, que traz questionamentos existenciais e um Porchat simplesmente maravilhoso, em seu trabalho mais introspectivo no cinema.

Na trama, ele é Bruno, um editor de vídeos recém-separado da mulher Regina (Giovanna Lancellotti) que começa a sofrer de um mal que o impede de enxergar algumas pessoas.

A cada dia, Bruno passa a ver menos e menos pessoas.

Com a ajuda da mãe - interpretada por Irene Ravache - de seu melhor amigo, Davi (Marcos Veras), e do seu psiquiatra (Marcelo Valle), ele tenta encontrar uma maneira de solucionar esse dilema.

Irene Ravache interpreta a mãe de Bruno
O filme não é totalmente desprovido de comédia - o personagem de Marcos Veras é tão clichê que parece o mesmo de, pelo menos, uns cinco outros filmes nacionais.

As piadas ainda estão lá, só não tem a cara de um esquete do 'Porta dos Fundos'.

Mérito total do diretor Ian SBF, que optou aqui por trabalhar um outro lado desses atores à tona e inserindo na vida de seus personagens questões mais sérias e pesadas como o fim de um relacionamento, traição, solidão e morte.

Bruno, por exemplo, é constantemente atormentado pela noção de que é um fracasso ambulante e o culpado pelo fim de seu casamento.

A alegoria utilizada na trama também vai de encontro com um questionamento bastante recorrente na atualidade: as pessoas estão vivendo cada vez mais para si, alheias à multidão ao seu redor, com suas cabecinhas baixadas para teclarem em seus smartphones - o que seria um plausível de comparação ao desaparecimento dos indivíduos aos olhos de Bruno.

Marcos Veras interpreta Davi, melhor amigo de Bruno
E esqueça o Rio de Janeiro solar e os cenários já conhecidos da cidade, como a orla de Copacabana, o Cristo ou o Pão de Açúcar: aqui, os takes foram substituídos por um cenário mais cinza, cercado pelo concreto, o que indica o desejo de deixar a história mais universal - a trama poderia facilmente ser passada em São Paulo, Nova York ou qualquer outra grande metrópole mundo afora.

O longa é bem trabalhado e se o ritmo pode não prender com facilidade o espectador, com certeza não o dispersa, muito menos o cansa.

Não chega a ser uma produção extraordinária, mas é bem vindo vermos o elenco saindo de sua zona de conforto e fugindo da  abominável receita pré-pronta para garantir uns milhõezinhos em bilheteria.

Vale uma olhada.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'ENTRE ABELHAS'
Gênero:
Comédia Dramática
Direção:
Ian SBF
Roteiro:
Fábio Porchat, Ian SBF
Elenco:
Camillo Borges, Fábio Porchat, Flavia Reis, Giovanna Lancellotti, Irene Ravache, Kim Archetti, Leticia Lima, Luis Lobianco, Marcelo Valle, Marcos Veras, Micheli Machado, Sílvio Matos, Simone Mazzer
Produção:
Eliane Ferreira, Hugo Janeba, João Daniel Tikhomiroff, Michel Tikhomiroff
Fotografia:
Alexandre Ramos
Montador:
Bernardo Pimenta, Ian SBF
Ano:
2014
País:
Brasil
Cor:
Colorido
Estreia:
30/04/2015
Distribuidora:
Imagem Filmes
Estúdio:
Fondo Filmes / Globo Filmes / Mixer
Classificação:
14 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário