segunda-feira, 27 de abril de 2015

'JORNAL NACIONAL': BONNER E RENATA LEVANTAM A BUNDA DA CADEIRA E DEIXAM O PRINCIPAL TELEJORNAL DO PAÍS MENOS SONOLENTO E MAIS INTERATIVO


Reinventar o principal telejornal do Brasil, o primeiro a ser transmitido para todo o país em rede desde 1969, é um trabalho e tanto.

Mas competência e timing não faltam ao jornalismo da Globo - especialmente ao apresentador e editor chefe do 'Jornal Nacional'.

William Bonner, faz tempo, vinha fazendo uso das redes sociais para fazer comentários muito bem humorados e mostrar curtos vídeos dos bastidores do jornal, que serviam como um complemento leve às pesadas notícias que ele era obrigado a pautar na edição que iria ao ar.

Com isso, Bonner é um dos brasileiros a ter mais seguidores nas redes sociais.

Na noite dessa segunda (27), e depois de quase um mês sendo transmitido de um estúdio - por causa da reforma da redação de onde é levado - o 'JN' voltou ao já tradicional mezanino e Bonner e Renata Vasconcellos deram show.

Renata Vasconcellos e William Bonner posam ao lado do telão 3D, novidade no novo cenário do 'JN'' - Divulgação/TV Globo
A estreia do novo formato do 'Jornal Nacional' agradou à maioria, gerou muitas piadas nas redes sociais - "Bonner e Renata finalmente tiraram a bunda da cadeira" - e fez com que a hashtag #JN ficasse por horas nos treding tops do Twitter.

Utilizando a bem vinda fórmula de soltar os âncoras pelo cenário - já utilizada nos outros telejornais de rede da Globo,  'Hora Um', 'Bom Dia Brasil', 'Jornal Hoje' e 'Jornal da Globo' - a dupla, que tem boa química - ao contrário de Bonner com Patrícia Poeta - deu uma agilidade e novidade à edição, como há muito não víamos.

Bonner e Renata apareceram num cenário reformado, novos recursos tecnológicos (em especial, um telão ao fundo da redação, bem maior e outro lateral, com efeitos 3D) e movimentos de câmera originais no enquadramento dos dois.

O telão lateral à bancada é um achado, pois provoca no telespectador a impressão de que os jornalistas - que falavam à distância - estavam no mesmo cenário que os apresentadores.

Além da competência da dupla e dos correspondentes, a edição de ontem marcou a estreia de Maria Julia Coutinho como apresentadora titular da previsão do tempo do 'JN'.

E esqueça essa bobagem de "ela é a primeira negra a apresentar a previsão do tempo": se existe sinônimo real para "simpatia" ou "competência", esse sinônimo se chama Maria Julia Coutinho.

Falando de São Paulo, Maju - que vinha arrebentando no final das madrugadas no 'Hora Um', ao lado de Monalisa Perrone, fez toda a sua participação ao vivo, interagindo muito bem com Bonner e Renata.

Renata Vasconcellos interage com Maria Julia Coutinho no telão e dá a impressão que as duas estão no mesmo cenário - Reprodução/TV Globo
Mais do que tudo isso, porém, o que chamou mesmo a atenção foi a informalidade de Bonner e Renata: em diferentes momentos, eles caminharam pelo cenário, entrevistaram correspondentes e até deram notícias em pé.

Bonner interage no telão 3D com o repórter José Roberto Bournier, que falava de São Paulo - Reprodução/TV Globo
Os créditos de encerramento do “Jornal Nacional” já subiam na tela, quando Bonner e Renata se levantaram da bancada e caminharam em direção à câmera lateral.

Um pouco antes de desaparecerem de vista, o apresentador fez uma saudação, com a mão, para alguém fora do enquadramento à direita (imagem abaixo), enquanto sua colega de bancada abria um grande sorriso.

A dupla de âncoras, no encerramento do jornal nesta segunda - Reprodução/TV Globo
Estas novidades reforçam um movimento que já ocorre há alguns anos, no sentido de tornar o “Jornal Nacional” menos sisudo, menos sonolento, mais informal e mais próximo do telespectador.

A troca de olhares entre os apresentadores - iniciada ainda com Fátima Bernardes na bancada - já sinalizava este esforço de dar um ar de normalidade a quem lê as notícias.

O conteúdo é o mesmo: o 'JN', faz tempo, não é um telejornal na acepção da palavra: é mais um 'show de notícias' - e essa interatividade e informalidade agora demonstradas só tornou isso mais evidente.

Nesses tempos de hoje, em que o telespectador foge mais e mais da TV aberta, a embalagem é um elemento tão ou mais fundamental e, assim, manter o espectador preso diante da tela ouvindo notícias, muitas delas já vistas durante o dia em outros veículos - principalmente na internet - é um desafio e tanto.

Pela competência da equipe, de Bonner e de Renata, torço muito para que tudo dê certo.

Relembre a abertura do 'JN' de 1969:


*****

'JORNAL NACIONAL'
Onde: 
Globo
Quando: 
De segunda a sábado, 20h30
Apresentador e editor Chefe: 
William Bonner
Apresentadora e editora:
Renata Vasconcellos
Apresentadores: 
Renata Vasconcellos e William Bonner
Previsão do Tempo:
Maria Julia Coutinho

Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário