sexta-feira, 10 de abril de 2015

'OS EXPERIENTES': NO PRIMEIRO EPISÓDIO DA MINISSÉRIE SOBRE A VELHICE, TIVEMOS DIVA BEATRIZ SEGALL EM QUÍMICA ABSURDA COM JOÃO CÔRTES, FINALMENTE ESTREANDO NA TV


SINOPSE:

A microssérie 'Os Experientes' é um projeto do diretor Quico Meirelles, 25 anos, filho do aclamado diretor Fernando Meirelles, que aqui atua como seu co-diretor.

Em quatro episódios independentes, a microssérie aborda um tema não muito em voga na TV aberta atualmente - a velhice - o que dá ao telespectador a oportunidade de rever nomes experientes e que a própria Globo já não utiliza mais em seus trabalhos.

CRÍTICA:
(PRIMEIRO EPISÓDIO - 'O ASSALTO')

A estrela do episódio de estreia - 'O Assalto' - foi Beatriz Segall, que do alto dos seus 88 anos deu um show, guiando com maestria a bem vinda estreia na Globo do jovem e ótimo ator João Côrtes - o rapaz ruivo que arrebenta nos comerciais da Vivo.

A microssérie foi rodada no ano passado e só estreia agora - o que estava amarrando novos convites para que o jovem e carismático ator pudesse desfilar seu enorme talento também na telinha - nos palcos, ele já é consagrado como um dos melhores da sua geração.

Fazendo um balanço de sua carreira, em uma ótima entrevista à repórter Amanda Serra, do UOL, em 2014, Beatriz Segall reclamou da falta de papéis para uma mulher de 88 anos, como ela.

“Acho que eles [Globo] não sabem que eu quero trabalhar até os 100 anos”, desabafou.

“Os velhos no Brasil não têm lugar, não são devidamente respeitados. Os diretores, autores devem ter medo que os atores velhos morram no meio da produção, isso explica a falta de espaço para veteranos na TV. Faltam papéis, falta dar importância à experiência, à sabedoria”, disse ainda a Diva.

'Os Experientes' de certa forma atende a esta reclamação da Diva Segall - eternizada em nossos corações e mentes como a Odette Roitmann da novela 'Vale Tudo' (1988/1989).

Beatriz Segall, em cena de 'O Assalto' - Fotos dessa Postagem: Zé Paulo Cardeal/TV Globo e Reprodução/TV Globo

O episódio de estreia, escrito por Antonio Prata, trouxe Beatriz no papel de Iolanda, uma médica idosa, feita refém dentro de um banco durante um assalto mal-sucedido.

 Kleber (João Cortês) é um técnico de ar condicionado, apaixonado pela namorada e que só tinha feito um favor a um bandido amigo (João Baldasserini) - deixar as armas para realizar o assalto no duto de ar condicionado da agência bancária.

Só que ele é deixado para trás pelo amigo e seu comparsa - capturados depois, segundo informa um programa à lá 'Cidade Alerta'.

Assim, o jovem trabalhador é obrigado a fazer reféns no banco, mesmo depois de ser baleado por um dos seguranças e ter seu pulmão perfurado.

Ao longo da narrativa, Iolanda é firme com o rapaz, troca ideias com ele, cuida do seu ferimento a bala e revela aspectos inesperados sobre o seu passado, como a sua participação em um assalto a banco durante a ditadura militar com seu marido - que morreu na ação.

João Côrtes faz sua estreia na Globo como Kleber

Na maior parte do tempo, só os dois estão no foco da narrativa e, generosa, Beatriz conduziu Côrtes cena a cena, arrancando do jovem ator uma interpretação arrebatadora e tornando a dupla absolutamente irresistível e surpreendente.

A locação - um banco na Rua João Brícola, centro velho de São Paulo, prédio que eu conheço muito bem porquê lá trabalhei durante dois anos - permitiu à direção e à fotografia brincarem com muitos elementos: closes, fundos em mármore, planos abertos dos dois no saguão vistos do mezanino, a luminosidade entrando pelas janelas, a negociação do assaltante com a polícia pelos trabalhados buracos entalhados na enorme porta de bronze, tudo para prender o telespectador da primeira à última cena.

Afinal, hoje é praticamente inexistente vermos na TV aberta tão boa combinação de direção, edição, texto, trilha sonora e elenco, tudo funcionando muito bem para contar uma história emocionante, sem ser piegas.

Côrtes e Segall em cena: dupla com química mais que perfeita

A cena final, com a Diva Segall caminhando, à noite, em passos curtos apoiados pela bengala, na rua e aos prantos, foi de uma beleza inenarrável - para mim, uma das mais belas cenas da TV aberta de todos os tempos.

Cena Final, mostra Iolanda saindo do banco, sozinha e chorando, caminhando pela rua

SINOPSES DOS PRÓXIMOS EPISÓDIOS:

Os próximos episódios serão estrelados por Juca de Oliveira, 80; Lima Duarte, 85; Selma Egrei, 66 e Othon Bastos, 81, além da surpresa: o jornalista Goulart de Andrade, 82 anos.

No segundo episódio, 'Os Atravessadores do Samba', a dupla Meirelles pai & filho entrega mais música que drama, mostrando quatro amigos idosos - Lucas (Germano Mathias), Oswaldo (Goulart de Andrade), Amaro (Zé Maria) e Mateus (Wilson das Neves) - que tentam recomeçar a carreira após a morte de um deles.

Cena de 'Os Atravessadores do Samba'

No terceiro, intitulado 'O Primeiro Dia', Napoleão (Juca de Oliveira) é um advogado viúvo, que mantém um relacionamento distante com o filho, Luiz (Dan Stulbach, que já está na Band, fazendo o 'CQC', pois, repito, a minissérie foi rodada no ano passado).

Sabendo pelo velho amigo e médico (Lima Duarte) que vai morrer logo, Napoleão vai então travar o último embate pelo amor do seu filho.

Juca de Oliveira, em cena do episódio 'O Primeiro Dia'

No quarto e último, intitulado 'Folhas de Outono', Selma Egrei é Francisca, uma mulher amarga que, após ficar cinco anos cuidando do marido doente, fica viúva e passa por uma reviravolta.

Esse episódio conta também com o talento de Joana Fomm, que interpreta a artista plástica Maria Helena, vizinha de Francisca, que após perder sua mãe se envolve afetivamente com a personagem de Egrei.

Selma Egrei, em cena de 'Folhas de Outono'

Pena que serão apenas quatro episódios - que venha mais e que a Globo libere todos os seus talentos da terceira idade para o genial projeto.

TRAILER:

FICHA TÉCNICA:
'OS EXPERIENTES'
Minissérie em quatro episódios
Onde:
Globo
Quando:
Sextas
Horário:
23h15
Direção:
Quico e Fernando Meirelles
Escrita por:
Márcio Alemão e Antônio Prata
Elenco Principal:
Beatriz Segall, João Côrtes, Goulart de Andrade, Zé Maria, Wilson das Neves, Germano Mathias, Lima Duarte, Juca de Oliveira, Dan Stulbach, Selma Egrei, Joana Fomm, 
Coprodução:
Globo, O2 Filmes

COTAÇÃO DO KLAU:
(Episódio 'O Assalto')

Nenhum comentário:

Postar um comentário