quinta-feira, 2 de abril de 2015

'VELOZES E FURIOSOS 7': MELHOR FILME DA FRANQUIA AGRADA E FAZ DESPEDIDA DIGNA DO ESPETACULAR PAUL WALKER DAS TELONAS



SINOPSE:

Após os acontecimentos em Londres, Dom (Vin Diesel), Brian (Paul Walker), Letty (Michelle Rodriguez) e os demais da equipe tiveram a oportunidade de voltar para os Estados Unidos e recomeçarem suas vidas.

Mas a tranquilidade do grupo é destruída quando Ian Shaw (Jason Statham), um assassino profissional, quer vingança pela morte de seu irmão.

Agora, a equipe tem que se reunir para impedir este novo vilão - mas dessa vez, não é só sobre ser veloz: aluta é pela sobrevivência.

CRÍTICA:

Se a ação fantasiosa já fazia parte da cinessérie há algum tempo, deixando de lado o universo dos rachas e gangues para algo divertido e cheio de ação em missões arriscadas, esse aspecto é levado a outro nível em 'Velozes e Furiosos 7', que estreia hoje em 624 salas em todo o Brasil e que abusa do impossível para divertir.

Velozes & Furiosos 7 : Foto
Algumas das máquinas maravilhosas que aparecem no longa - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Universal Pictures Brasil
O longa, o melhor de todos os sete, também marca a despedida do espetacular Paul Walker - morto em um acidente de carro em 2013, antes da finalização das filmagens - e apresenta momentos para emocionar, o que consegue graças à simpatia dos personagens que aprendemos a conhecer e amar.

Mesmo com os habituais clichês, o longa entrega - bem - tudo que os amantes da franquia querem: humor, diversão e muita, muita ação.

Velozes & Furiosos 7 : Foto Ludacris, Michelle Rodriguez, Paul Walker, Tyrese Gibson
Ludacris, Michelle Rodriguez, Paul Walker e Tyrese Gibson, em cena do longa
A trama é simples, mas eficiente para fazer a ação rolar solta: o vilão Deckard Shaw (Jason Statham) quer vingança contra Dom (Vin Diesel) e sua equipe e, para impedi-lo, precisam da ajuda de uma agência do governo que quer um favorzinho em troca.

O melhor do roteiro (de Chris Morgan e Gary Scott Thompson) é ver como o texto foi adaptado para, utilizando temas já presentes na franquia, justificar a aposentadoria de Brian O'Conner ( papel de Walker), sem ter que apelar para a morte do personagem, algo que os fanáticos fãs não engoliriam bem, depois da tragédia da vida real que acometeu o astro.

Velozes & Furiosos 7 : Foto Vin Diesel
Vin Diesel como Dom, em cena do longa
Depois da morte do astro, a produção foi interrompida por alguns meses e a participação de Paul no filme foi concluída por meio de dublês – incluindo seus irmãos Caleb e Cody – e também com computação gráfica - feita pela Weta Digital, empresa fundada por Peter Jackson e responsável pelos efeitos visuais das trilogias ‘O Senhor dos Anéis’ e ‘O Hobbit’. 

O resultado, muito bom,  recriou Walker digitalmente, e permitiu à equipe sobrepor digitalmente seu rosto nas cenas necessárias.

Surpreendentemente, são poucas as sequência em que se percebe a falta do ator, pois os efeitos visuais são muito bem feitos e o jogo de câmeras não só ajudam a disfarçar os dublês, como fazem belo trabalho para registrar perseguições e lutas, sempre de muito perto e com bom uso do 3D.

Velozes & Furiosos 7 : Foto Jordana Brewster, Vin Diesel
Vin Diesel e Jordana Bewster, em cena do longa
Aliás, tecnicamente o filme é muito bem feito, com a trilha sonora dando o clima, tudo coadjuvado com ronco dos motores potentes e planos abertos, capturando a beleza das localidades visitadas na produção,  enquanto closes tentam aprofundar o lado dramático.

Belos carros e belos corpos desafiam as leis da física e os exageros não garantem só adrenalina, como também boas gargalhadas com as inventivas e irreais sequências.

Velozes & Furiosos 7 : Foto Dwayne Johnson, Jason Statham
 Dwayne Johnson e Jason Statham, em cena do longa
Além disso, toda a equipe parece mais unida do que nunca, voltada para o mesmo objetivo: proteger a família.

Laços são firmados e até mesmo a relação de Dom e Letty (Michelle Rodriguez) ganha novos contornos.

Se Dwayne Johnson aparece pouco, é exatamente o tipo de personagem que esta franquia precisa, com seu jeito fanfarrão e exagerado, o que deixa ao espectador a esperança de que seu Hobbs assuma um papel mais significativo em filmes futuros da franquias - se é que haverá novas sequências sem o carisma de Walker na telona.

Velozes & Furiosos 7 : Foto Jason Statham
Jason Statham em cena como o vilão Ian Shaw
A sétima parte parece ter encontrado o tom que a franquia procurava há tempos, pois deixou de falar só sobre carros para passar a ser a saga de super agentes internacionais sobre rodas.

Mesmo tendo de lidar com o fato de a história ter sido muito alongada, o que resulta num filme um pouco cansativo em certos momentos, ou o fato de o vilão sempre estar no lugar certo na hora certa para enfrentar os mocinhos, mesmo que não faça sentido, o longa vai agradar todo mundo, com o escancarado objetivo de ser entretenimento puro e simples.

E isso, faz muito bem.

Velozes & Furiosos 7 : Foto Paul Walker
No final, Brian O'Conner (Paul Walker) se aposenta
Nos momentos finais de "Velozes 7", o personagem de Paul Walker, Brian O'Conner decide deixar para trás a vida de corredor para dedicar-se à família e o desfecho deixa claro que o personagem foi aposentado da franquia.

O filme acaba com os dizeres "Para Paul" escritos em um fundo branco e até o mais rinoceronte viciado em adrenalina não segura as lágrimas no escurinho do cinema.

Filmaço.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'VELOZES E FURIOSOS 7'
Título Original:
FAST & FURIOUS 7
Gênero: 
Ação
Direção:
James Wan
Roteiro:
Chris Morgan, Gary Scott Thompson
Elenco:
Ali Fazal, Anna Colwell, Brittney Alger, Claire Callaway, Djimon Hounsou, Dwayne Johnson, Euseph Messiah, Inder kumar, Janell Islas, Jason Statham, John Brotherton, John Cenatiempo, Johnny Strong, Jordana Brewster, Kurt Russell, Lil' Bow Wow, Lucas Black, Ludacris, Michael Jai White, Michelle Rodriguez, Micky Francis, Nathalie Emmanuel, Nathalie Kelley, Paul Walker, Roger Herrera, Roman Mitichyan, Ronda Rousey, Sara Sohn, Susan Santiago, Taylor McPherson, Tony Jaa, Tyrese Gibson, Viktor Hernandez, Vin Diesel
Produção:
Neal H. Moritz, Vin Diesel
Fotografia:
Stephen F. Windon
Montador:
Christian Wagner, Leigh Folsom Boyd
Trilha Sonora:
Brian Tyler
Duração:
137 min.
Ano:
2015
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
02/04/2015
Distribuidora:
Universal Pictures Brasil
Estúdio:
One Race Films / Original Film
Classificação:
14 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário