quinta-feira, 16 de abril de 2015

'CHAPPIE': ROBÔ 'GANGSTA' É DIVERTIDO, ENGRAÇADO E FAZ PENSAR SOBRE OS LIMITES ENTRE MÁQUINA E SER HUMANO


SINOPSE:

Em um futuro próximo, a África do Sul decidiu substituir os seus policiais humanos por uma frota de robôs ultra resistentes e dotados de inteligência artificial.

O criador destes modelos, o brilhante cientista Deon (Dev Patel), sonha em embutir emoções nos robôs, mas a diretora da empresa de segurança (Sigourney Weaver) desaprova a ideia.

Um dia, ele rouba um modelo defeituoso e faz experiências nele, até conseguir criar Chappie (Sharlto Copley), um robô capaz de pensar e aprender por conta própria.

Só que Chappie é roubado por um grupo de ladrões, que precisam da ajuda para um assalto a banco.

Quando Vincent (Hugh Jackman), um engenheiro rival de Deon, decide sabotar as experiências do colega de trabalho, a segurança do país e o futuro de Chappie correm riscos.

CRÍTICA:

Os robôs estão novamente em alta no cinema.

Um anos depois da versão de José Padilha para 'Robocop', temos novamente um longa sobre o tema, agora sob a ótica de Neill Blomkamp, que dirige e roteiriza 'Chappie', em exibição em 197 salas em todo o Brasil.

Aqui, o diretor sul africano - conhecido por 'Elysium' e' Distrito 9' - nos traz uma fábula moderna, que além da falar sobre robótica, explora a ambientação do submundo de Joanesburgo, demonsrtrando domínio do assunto, pois, além de se aprofundar nos conflitos sociais que vive atualmente a capital do país, ele consegue abordar em uma história futurística temas atuais e pertinentes, principalmente por fazer questão de relatar como são as leis de um universo periférico e cheio de desigualdade.

Chappie : Foto Dev Patel
 Chappie (Sharlto Copley) e Deon (Dev Patel) , protagonistas do longa - Fotos dessa postagem: Divulgação/Sony Pictures
Mesmo parecendo no começo que veremos uma trama repetitiva - uma série de robôs policiais que tentam combater o mal em uma cidade corrupta - aos poucos a história vai tomando rumos mais humanos e até inesperados em certos momentos e dessa forma, o filme fica mais realista e interessante.

A melhor manobra de Blomkamp é inverter os papeis: para fugir do óbvio, o diretor procura focar mais a periferia sul-africana, trazendo imagens mais urbanas, com tomadas das áreas mais pobre da metrópole, justamente para transmitir a dificuldade do povo local.

Para se ter ideia, os momentos mais importantes da trama acontecem nesse tipo de cenário, com o espectador passando a torcer para o bandido conforme a história vai se desenvolvendo, o que a deixa ainda mais intrigante e envolvente.

Na trama, a África do Sul resolve substituir os policiais humanos por uma frota de robôs dotados por uma inteligência artificial, criada por Deon (Dev Patel), um jovem cientista que deseja embutir emoções humanas em suas máquinas.

Chappie : Foto
Chappie em ação
No entanto, a dona da empresa de segurança do país, Michelle Bradley (Sigourney Weaver, novamente num papel à altura do seu talento), veta a ideia - até que um dia, Deon rouba um modelo defeituoso e começa a fazer experiências nele, até conseguir criar Chappie (Sharlto Copley), um robô capaz de pensar e aprender por conta própria.

No entanto, a máquina avançada é sequestrada pelos criminosos Ninja (Ninja Visser), Yo-Landi (Yo-Landi Visser) e Yankie (José Pablo Cantillo), que querem usá-la para assaltar um banco e salvar a suas peles.

Chappie : Foto Sigourney Weaver
Michelle Bradley (Sigourney Weaver) e Chappie
A partir daí, Chappie - já com visual 'gansta', com correntes de ouro e todo grafitado - vai precisar aprender a usar sua consciência para descobrir o que é certo e errado e, ao mesmo tempo, lutar para que sua espécie não se torne uma verdadeira ameaça.

Conforme as coisas vão acontecendo na trama, é perceptível um cuidado do diretor em tratar dos assuntos propostos, tanto que os diálogos sobre assuntos técnicos, principalmente os que acontecem entre os colegas Deon e Vincent (Hugh Jackman), são apresentados com uma linguagem simples.

Chappie : Foto Dev Patel, Hugh Jackman
Patel e Hugh jackman, em cena do filme
E isso é bom, pois deixa o espectador bem mais por dentro do tema e a vontade na hora de tirar conclusões próprias.

Filme de ação superior à média, temos aqui uma boa opção de entretenimento não só porque é divertido e engraçado, mas também por reascender de maneira inteligente temas sociais e econômicos, além da discussão sobre o limite da relação entre máquina e ser humano e até onde um robô pode virar um ser humano e vice versa.

Chappie : Foto
Chappie, já em versão 'gangsta'
E esqueça a atuação de Dev Patel como o mais novinho do elenco de 'O Exótico Hotel Marigold': aqui, o ator de ascendência hindu faz um papel completamente diferente do gerente do hotel-título - e novamente dá show.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'CHAPPIE'
Título Original:
CHAPPIE
Gênero:
Ação
Direção:
Neill Blomkamp
Roteiro:
Neill Blomkamp, Terri Tatchell
Elenco:
Anderson Cooper, Bill Marchant, Brandon Auret, Chris Shields, Dan Hirst, Dev Patel, Edwin Gagiano, Eugene Khumbanyiwa, Graeme Duffy, Hugh Jackman, Janus Prinsloo, Jason Cope, Johnny Selema, Jose Pablo Cantillo, Kevin Otto, Mark K. Xulu, Maurice Carpede, Miranda Frigon, Ninja, Paul Hampshire, Robert Hobbs, Sean O. Roberts, Sharlto Copley, Sigourney Weaver, Yo-Landi Visser
Produção:
Simon Kinberg
Fotografia:
Trent Opaloch
Montador:
Julian Clarke
Trilha Sonora:
Chris Clark
Duração:
120 min.
Ano:
2015
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
16/04/2015
Distribuidora:
Sony Pictures
Estúdio:
Sony Pictures Entertainment / TriStar Pictures
Classificação:
16 anos
Informação complementar:
Versão longa metragem do curta 'Tetra Vaal', de Neill Blomkamp

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário