quinta-feira, 9 de outubro de 2014

'UM AMOR DE VIZINHA': BOA QUÍMICA ENTRE DIANE KEATON E MICHAEL DOUGLAS, EM MEIO A ROTEIRO CONFUSO E DIREÇÃO BUROCRÁTICA


SINOPSE:

Um corretor de imóveis egocêntrico (Michael Douglas) vive tranquilamente até que seu filho, com quem ele não fala há anos, pede que ele cuide da sua neta por um tempo.

Sem a menor ideia de como proceder com uma criança que ele mal conhece, ele pede ajuda à sua nova vizinha (Diane Keaton) para cuidar da menina e os dois se envolvem romanticamente. 

CRÍTICA:

Michael Douglas e Diane Keaton já foram duas das maiores estrelas da constelação de Hollywood - Michael, ao ganhar o Oscar de melhor ator por 'Wall Street - Poder e Cobiça' e Diane, ao faturar a cobiçada estatueta dourada de melhor atriz por 'Noivo Neurótico, Noiva Nervosa'.

Mais ainda: ambos possuem no currículo sucessos de público e de crítica - como 'Instinto Selvagem' (ele) e os dois primeiros filmes da série 'O Poderoso Chefão' (ela).

Mas em Hollywood a idade é implacável, não apenas para o corpo mas também pela oferta de bons roteiros, que foram minguando, relegando-os a papéis coadjuvantes e sem o mesmo brilho.

Pior: uma das mais sensacionais atrizes que eu já tive o prazer de ver nas telonas, Keaton foi se transformando numa espécie de personagem de si mesma, reprisada na maioria de seus filmes, onde surge sempre sorridente e com um figurino andrógino que fazia com que a finada Joan Rivers sempre tivesse para ela as melhores piadas do 'Fashion Police'.

Um Amor de Vizinha : Foto Diane Keaton
Diane Keaton como Leah, em cena do longa - Fotos dessa postagem: Divulgação/PlayArte
Michael - melhor ator que o pai, a lenda Kirk Douglas - depois de ver a carreira decair e se casar com uma das mais belas e estonteantes atrizes de todos os tempos, Catherine Zeta-Jones - voltou aos holofotes ano passado, no telefilme de Stephen Soderbergh 'Behind The Candelabra', onde interpretou a lenda da música Liberace e ganhou todos os prêmios possíveis relativos a televisão - Globo de Ouro e Emmy inclusos.

Evidente que a primeira reunião de ambos nas telonas daria o que falar e ela acontece em 'Um Amor de Vizinha', que estreia hoje em 56 salas em todo o Brasil e cujo título original tem a ver com o momento na carreira de ambos: “And So It Goes” (A vida segue em frente).

A comédia romântica com péssimo título brasileiro é voltada para a terceira idade - não propriamente pela idade dos atores, mas pelos temas abordados.

Aqui, Douglas interpreta Oren, um rabugento por natureza e que não vê mais prazer na vida desde que sua mulher morreu, anos atrás.

Um Amor de Vizinha : Foto Michael Douglas
Michael Douglas como Oren 
Ácido ao extremo, ele destila seu mal humor com todos que cruza pelo caminho, muitas vezes de forma preconceituosa, o que lhe rende infinitas de inimizades.

Keaton interpreta Leah, uma viúva que decidiu, já na terceira idade, se arriscar na carreira de cantora de restaurantes.

O título brasileiro denuncia: Oren vai morar ao lado de Leah e é evidente que eles se envolvem - estamos numa comédia romântica! - e é claro que o novo relacionamento irá açucarar o personagem dele, que aos poucos começa a ver graça ao redor.

Michael Douglas entrega um personagem com bons momentos, graças ao rancor que carrega sempre consigo e seus diálogos com a já idosa colega de trabalho são divertidos, pelo alto grau de sarcasmo nas provocações que trocam a todo instante.

Pena que as mudanças de temperamento que  o personagem sofre sejam tão radicais em tão pouco tempo, soando incoerentes - por mais que a necessidade de dar apoio à neta recém-descoberta esteja em alerta vermelho a todo instante.

Um Amor de Vizinha : Foto Diane Keaton, Michael Douglas
Lendas com boa química
Ou seja: o problema maior está no roteiro, que sabe aonde quer chegar sem conhecer bem o rumo para se chegar lá.

Com isso, a forçação de barra, de forma a incentivar o romance com Keaton e a aceitação da neta a todo custo, fica falsa e muitas vezes, cansativa.

Já pelo lado dela, chama a atenção a consciência do momento de vida: viúva, sozinha, com idade avançada e temerosa de mais uma vez machucar o coração.

No fim das contas, e principalmente pelo imenso carisma e boa química do casal protagonista, temos aqui um longa bem feitinho, correto, que até distrai mas pouco acrescenta ao término da sessão.

Se a direção do também veterano Rob Reiner fosse menos preguiçosa e burocrática, isto também ajudaria bastante a dupla.

Vale pela boa atuação de Michael Douglas e pela oportunidade de ouro de vermos Diane Keaton cantando.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:

'UM AMOR DE VIZINHA'
Título Original:
AND SO IT GOES
Gênero:
Comédia Romântica
Direção:
Rob Reiner
Roteiro:
Mark Andrus
Elenco:
Albert Jones, Andy Karl, Austin Lysy, Barbara Vincent, David Aaron Baker, Diane Keaton, Frances Sternhagen, Frankie Valli, Johnny Tran, Luis Augusto Figueroa, Markley Rizzi, Maurice Jones, Maxwell Simkins, Meryl Williams, Michael Douglas, Michael Terra, Mina Mirkhah, Paloma Guzmán, Remington Chase, Sawyer Tanner Simpkins, Scott Shepherd, Sterling Jerins, Theo Stockman, Tony Bailey, Yaya Alafia
Produção:
Alan Greisman, Mark Damon, Rob Reiner
Fotografia:
Reed Morano
Montador:
Dorian Harris
Trilha Sonora:
Marc Shaiman
Duração:
94 min.
Ano:
2014
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
09/10/2014
Distribuidora:
PlayArte
Estúdio:
Castle Rock Entertainment / Envision Entertainment / Foresight Unlimited

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário